quinta-feira, 3 de março de 2011

filho x marido x eu mesma


Não estou colocando ninguém contra ninguém. Nem discutindo graus de importância. O que tenho pensado é o quão dolorido é repartir o meu tempo entre três preciosidades: meu filho, meu marido e eu (afinal, preciso gostar de mim também, certo?).

Ontem começou a bater uma tristeza. Fiquei com muita vontade de sair com meu marido. Só eu e ele. Mas aceitaria sair eu, ele e o Pedro. Infelizmente, o trabalho dele não permitiu. Tudo bem, não vou morrer por isso, o problema é que até em casa fica difícil termos um tempo de qualidade. Brinco que a gente "se esbarra na cama", e é praticamente só nestas horas que a gente se encontra.

Hoje o marasmo acordou mais forte. Aquele aperto no peito chato veio com tudo. Saudades do meu nego. Saudades do meu tempo com ele. Nem preciso falar que o Pedro toma praticamente 80% das minhas horas. E, logicamente, os outros 20% ou estou tentando dormir ou, se tiver sorte, estarei comendo ou tomando banho. Então, fica difícil até conversar com meu marido.

Realmente ser mãe é abdicar. Sinto que meu coração ganhou um novo pedaço, mas arrancaram um bom naco também, apesar disto ser provisório. É um misto de alegria com desespero. Às vezes temo ouvir aquela tossinha que o Pedro faz antes de chorar para mamar. Isso significa que mais uma vez eu tenho que abrir mão de tudo e me entregar a ele.

Sei que o Pedro será aquele que me dará muita alegria, quer dizer, já dá, mas esta fase de dependência consome demais. Estou tão cansada que a pálpebra do meu olho direito está fibrilando desde a hora que acordei, e agora já são oito da noite. Típico sinal de cansaço, estresse.

É duro ter que se dividir. É sofrível ter que se doar desta forma, por inteiro. É pesado ser a fonte de tudo para uma pessoinha indefesa. Mas nestes dois meses, só este aperto que me incomodou. Acho que de alguma forma, a maternidade tem e protegido, me blindado contra o colapso, afinal, como deixaria o Pedro desprovido?

Desculpem se não consegui fazer os meus pensamentos fluirem de uma forma lógica. Estou muito cansada, mas precisava colocar aqui estes sentimentos.

ps: A tossinha surgiu na babá eletrônica! Lá fui eu pegar o pitico para amamentá-lo. Cansada ou não, estressada ou irritada, pegar o meu Pedrinho no colo, sentir o seu cheiro e apertá-lo bem junto ao meu corpo, aquece o coração! Não tem jeito!!!

9 comentários:

  1. Ju, sentir-se cansada depois de 2 meses sem uma noite inteira de sono faz todo sentido. Fica atenta se essa sensação de angustia, tristeza e essa aflição do Pedro acordar e voce não ter conseguido descansar persistirem, ok?
    Falando super serio agora, esse é o ultimo mes decinematerna da Rebeca e nem sei se conseguirei ir em dia de semana ,mas sabado dia 26 eu vou com certeza! Vamos nos ver?
    Antes disso, vou fazer uma sessão pipoca e um jantarzinho aqui em casa na segunda feira, voces 3 são super convidados! (so que eu moro meio longe...)
    bjs, me da um toque!

    ResponderExcluir
  2. Ju cm certeza a vida de mãe não é fácil e após a maternidade tudo ao seu redor fica em segundo plano ,porém com certeza isso irá diminuir no decorrer do tempo .
    beijoss

    ResponderExcluir
  3. Winston Churchill disse algo assim: "Não fique em pé se puder sentar, não fique sentado se puder deitar." Minha sugestão é ... a rotina de mãe já é bastante recheada, então o tempo que sobrar aproveite para estar junto...Exemplo:não vá fazer bolo...inventar sobremesa...ou durma quando ele fora...pra ficar menos irritada...mais disposta...O que mais torna uma companhia desprazerosa para um homem é uma mulher irritada tempo todo...e o cansaço faz com que a mulher ligue uma metralhadora giratória e não pare.

    ResponderExcluir
  4. NOSSA, ME VI NESTE POST.
    SINTO A MESMA COISA QUE VC, UM MISTO DE ALEGRIA E AFLIÇÃO. MAL CONSIGO COMER, TOMAR BANHO E DORMIR ENTÃO??? É UM LUXO. SINTO-ME MEIO PERDIDA NA MINHA PRÓPRIA CASA. MINHA FILHA AINDA NÃO TEM UMA ROTINA, TEM DIA QUE DORME MUITO, JÁ TEM DIA QUE PASSA O DIA E NOITE PRATICAMENTE INTEIRO ACORDADA.
    SOFIA TAMBÉM TEM DOIS MESES, E EU GARANTO QUE NESSES DOIS MESES EU ENVELHECI PELO MENOS DOIS ANOS, RSRSRS.
    AMO MINHA FILHA, SEU CHEIRO, SEUS SORRISOS QUE ME CONQUISTAM A CADA DIA. MAS A MEDIDA QUE VIRO MÃE, PARECE QUE ABRO MÃO DE SER MULHER. MAS, É SÓ UMA FASE.
    FELICIDADES PRA VC E TUDO PASSA.
    BEIJOS!

    ResponderExcluir
  5. Pai do coração, eu achei q essa frase era da Encantadora de bebês!!! rs Ela fala isso no livro!!!

    ResponderExcluir
  6. Ju, fato que nao e so vc que se sente assim!

    Esses dias pensei:"Coitado do Fa. Toda vez que chega em casa, estou eu com um coque preso com uma piranha, aquele cheiro de coalhada -rsrsrsrs-, roupa mal arrumada."Ai, resolvi me arrumar pra quando ele chegasse, justamente pra dar um up. Adivinha o que aocnteceu??? 10 minutos antes dele pisar em casa, a Duda quis mamar-kkkkkk

    Ele chegou, la estava eu, sentada na cama, com ela mamando rsrsrsrs e toda a producao foi por agua abaixo!

    Infelizmente, esses primeiros meses, acho que sao mais de compreensao da outra pte do q de qqoutra coisa..

    Mas ja me disseram que passa! rsrsrsrsrsrs

    bjks nos 3

    debs
    www.runningmammy.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Churchill respondeu isso quando perguntaram o segredo dele para o sucesso. Em outras palavras...guardar energia para quando não houver opção de descanso.

    ResponderExcluir
  8. Tudo me pareceu muito lógico! Sua linha de raciocínio e seus pensamentos. Força ae menina!
    Não seja tão exigente consigo mesma, afinal vc tem agido perfeitamente com o teu lindo Pedro.

    ResponderExcluir
  9. Eu descobri que tenho transtorno Bipolar há pouco mais de 2 meses!!! sempre me vi como estado de personalidade, ser desse nosso jeito e não como uma enfermidade mental.

    Hoje tenho respostas de tudo!!!

    Alias quase, tudo!!!

    Sou casada e mãe de uma neném de 2 anos e 7 meses, .... digo como foi difícil a gravidez, a ansiedade, inquietação, pavor, desespero, vontade de chorar, medo e medo de ser mãe... a minha inquietação chegou a tanto, que acompanhava o desenvolvimento do bebê por um livro, e quando vi que o corpo estava todo perfeito, aos 7 meses.... (que faltava somente desenvolver melhor) eu implorei ao médico para fazer o parto, pq não aguentava mais ficar submissa a um barrigão por ser muitoooo agitada!!! apesar de amar minha filha, sempre me incomodou a gravidez, e não gostei nada de estar grávida, ... graças à Deus o médico não permitiu o parto, e somente com muita insistência consegui convencer o médico a fazer o parto com 37 semanas (que para os médicos é data inicial para o parto. E só consegui através de chantagem emocional com o meu médico, senão ele não faria.

    Minha ansiedade e agitação tamanha que somente tive leite até os 3 meses, e além de tudo, sempre foi muito pouco, Deus sabe que tentei, tentei, mas sempre muito inquieta, e segundo meu médico não tive leite suficiente por ser agitada, estressada, etc (hoje sei bipolar).

    E a dificuldade não para ai, como é difícil educar um bebê, a falta de compreensão, dialogo, é duro... que nos causa muita irritação, estresse, que hoje vejo como fui rude com minha filha, por esta enfermidade, apesar de tudo, e pelo amor incondicional que tenho por ela!!!

    Apesar das seqüelas do remédio que estou adaptando (sonolência, fraqueza, tontura, etc.) vejo que meu comportamento mudou muito, hoje estou feliz e mais equilibrada com meus sentimentos e atitudes...

    Vale a pena se tratar para darmos uma estabilidade familiar ao nosso casamento, e a nossos filhos.

    Beijos e boa sorte a todos.

    ResponderExcluir

Muito obrigada por passar por aqui!
Seu comentário será moderado antes da publicação. Se você não quer que ele seja publicado, avise. Se preferir, me envie um email com seu comentário, para conversarmos no privativo.