sexta-feira, 6 de junho de 2014

Seu filho sabe desenhar?

Mãe não acerta tudo. Estou sentindo como se estivesse tentando cobrir algo com um pano curto. Sabe quando você cobre de um lado e descobre o outro? Então, exatamente esta a minha sensação após a reunião com a professora do Pedro.

O Pedro voltou para a escola faz menos de um mês. Ele foi 8 dias corridos, contando com feriados e com dias que precisamos ir para São Paulo. Mas, obviamente, foram suficientes para a professora perceber que algo não estava dentro do padrão no desenvolvimento do Pedro.

Eu sempre primei pelo brincar. Evito ao máximo televisão. Brinco com o Pedro de correr, de bola, levo ele ao parquinho. Também brincamos de pintar. Ele sempre prefere tinta. E nunca pensei que alguma coisa estava "errada".

Algumas vezes, quando ele pedia para desenhar e eu dava um giz ou, principalmente quando eu dava um lápis, ele falava que não conseguia. Eu achava que era preguiça ou que ele não estava realmente a fim de pintar. E passava.

Hoje na reunião a professora quis que eu contasse sobre a vivência que ele havia tido em escolas. Eu perguntei se ela estava a par das condições do nascimento dele e tal. Afinal, para mim, isso tudo faz parte. Contei para ela. Até então eu não sabia qual era o motivo real da reunião. Mas ela logo falou: "Ah! Ele nasceu prematuro!". Aí caiu a ficha.

Ela estava preocupada pois notou que o Pedro é imaturo em algumas questões com os colegas, como por exemplo em brigas. Mesmo depois de resolvida, ele continua "curtindo uma fossa", e reluta em voltar a brincar. Também tem um jeito mais imaturo no falar em algumas situações. Ela não soube explicar, mas sei que ele fala "bonitinha" para uma flor e para uma borboleta, por exemplo. Acho que é isso. Mas nenhumas destas coisas realmente me preocupou. O que pegou foi quando ela falou sobre "motricidade fina", por exemplo, segurar lápis e fazer movimento de pinça. Esta é a grande questão. O Pedro não domina esta arte.

Como eu deixei passar isso? Eu nem pensei que ele já deveria saber segurar um lápis igual eu faço. Achei que era normal segurar o giz "abraçando" ele com os dedos. Ele consegue segurar o lápis com as pontas dos dedos, mas daí desenha bem fraquinho e meio que desiste. Enfim, fica aí o desabafo para que vocês, com crianças prematuras ou não, de 3 anos e 4 meses, observem como seus filhos seguram o lápis...



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada por passar por aqui!
Seu comentário será moderado antes da publicação. Se você não quer que ele seja publicado, avise. Se preferir, me envie um email com seu comentário, para conversarmos no privativo.