domingo, 27 de fevereiro de 2011

Amamentação - amor, ódio e paciência!

Já falei aqui que não tinha muita paciência durante a amamentação. Não por causa do ato em si, mas pelo tempo que toma e por causa da necessidade que tenho de sempre estar fazendo algo. Resolvi ler durante a amamentação. Funcionou por um tempo. Agora, esquece! O Pedro precisa de mais atenção nesta hora. Ele às vezes engasga, talvez por causa da cirurgia, ele também dorme e "esquece" como mamar, enfim, ele precisa que eu esteja inteiramente à disposição dele, corpo e mente.

Mesmo assim, continuo estressando. Agora arranjei um outro motivo (para que ter vida calma, não?). O problema é que não sei quando ele está realmente satisfeito. Algumas vezes, ele é bem objetivo para mamar. Suga forte, constantemente, arrota, dorme e fim. Mas, para minha tristeza, a maioria das vezes não é isso que acontece. A hora da mamada tem sido outro parto. E durante a madrugada é bem pior. O sono e o cansaço intensificam tudo. Se eu conseguisse ficar calma, com certeza facilitaria.

A saga é a seguinte: Ele acorda chorando, aquele típico choro de quem quer mamar. Ok! Ele está com fome. Coloco ele no peito. Ele suga, suga, suga e pára. Solta o peito. Volta. Sei que não é falta de leite porque aperto o bico e esguicha. Continua mamando. Às vezes, mama "de verdade", outras, só fica "chupetando" meu peito. Depois de um tempo, às vezes 5 minutos, outras vezes 20, ele dorme de abrir a boca e ficar bem molinho. Aproveito a deixa para trocar a fralda, cheia ou não. Ele acorda (não curte trocar fralda). Depois de limpo, recoloco no peito. A história recomeça, e minha paciência geralmente nesta fase já se acabou. Coloco ele no berço. Ele esperneia. Chamo o marido, que tem paciência estocada e ele tenta fazê-lo dormir. Quando não consegue, volto pro quarto porque já sei que o rapaz ainda está com fome. Volta pro peito e mais uma vez, tudo se repete, e da paciência, nem sombra há!

Precisa ser bipolar para surtar? Precisa ter algum distúrbio psiquiátrico para ficar impaciente e irritada? Sinceramente, é preciso muita meditação e auto-controle para "se entregar" à amamentação da forma como deve ser. Talvez existam algumas almas criadas para a maternidade que estão lendo este post agora e estão achando a maior bobeira enxergar dificuldade nesta situação.

Uma das opções para escapar deste infortúnio seria usar mamadeira ou copinho, mas eu acho que seria egoísmo da minha parte. Privar meu filho de mamar no peito só porque eu não tenho paciência, não é justo. Se fosse um surto considerável, realmente da bipolaridade, tudo bem. Mas acho que o motivo não entra na lista das razões para optar por mamadeira ou copinho. Bem que eu queria...

Então, o que fazer? Meditar? Respirar fundo? Tomar florais, chás e cheirar lavanda? Criar vergonha na cara e se esforçar para ter mais paciência com meu filho? Acho que tudo isso funcionará muito bem. Mas o principal, e digo isto analisando o meu perfil, mas também sei que servirá para qualquer mãe que queira amamentar e tenha esta dificuldade, é realmente entender que o momento da amamentação é do seu filho. Eu gosto de assistir o jornal pela manhã, então, amamento o Pedro na sala, em frente à tv. Neste momento, se ele quiser chupetar não terá nenhum problema, mas sinto que estou negligenciando um momento que deveria ser exclusivamente dele. A minha atenção não está totalmente voltada a ele.

Como me distraio fácil e sou um pouco hiperativa, sei que para a amamentação ficar mais tranquila, preciso fazê-la sempre no quarto dele, na penumbra, com toda a estrutura já montada (água e panos de boca) e, principalmente, ciente de que poderá demorar vinte minutos ou uma hora e meia (a pediatra me orientou que depois de uma hora no peito, com certeza ele já está só me usando!).

E, para já colocar em prática, vou logo ali acudir um bebê gostoso clamando por peito... Paciência!

ps: Ainda amamento assistindo ao Jornal, pela manhã. Mas estou prestando mais atenção ao Pedro, porque ele tem engasgado enquanto mama. Acho que o segredo é esse mesmo, encontrar o equilíbrio. Como sou muito agitada e ansiosa, às vezes dou mais atenção à tv, ou ao livro, ou ao twitter no celular, do que ao Pedro. Mas acho que até ele sente, porqu fica mais agitado. Depois que passei a "curtir" mais este momento, passei a me sentir melhor!

7 comentários:

  1. Ju, no começo a amamentação para mim era uma coisa terrível! Alem da dor - uma constante à época - eu não tinha nenhuma paciência de ficar la sentada, simplesmete amamentando. Hoje, já acho prazeroso amamentar. Algumas vezes paro tudo e amamento. Noutras faço vendo TV e noutras fico no micro. Não adianta ficar preocupada pensando no que os outros vão dizer, que o "certo" seria amamentar deste ou daquele jeito. Acho que o importante é amamentar o máximo possível e eu - ansiosa - só consigo assim. E sei que o Gu está feliz. Ponto final!

    ResponderExcluir
  2. Ju, acho o maximo voce estar conseguindo amamenta ate agora! Aqui entre nos, morro de inveja - eu adorava amamentar. Me relaxava de tal forma que eu dormia! Foi mais de uma vez que o Taz ficou acordado, ajoelhado no chão a minha frente, segurando a Rebeca enquanto eu amamentava dormindo!
    Então uma coisa que eu acho que pode ajudar voces dois e mudar de posição. Experimente (pede pro J ficar acordado com vc) amamentar deitada, ou com o pedro debaixo do braço por exemplo. Vai ajuda-lo a sugar, incentivando o ato e voce descansa mais. Muita dessa sua impaciencia, te garanto, e privação do sono. E esse e o maior veneno do bipolar, sabe? Então, inove, descanse, e se um ou outro dia voce ver que a paciencia ta muito curta mesmo, volta no esquema de deixar o J dar uma das mamadas na mamadeira mesmo (viva a dr brown) e dorme um pouco mais. Mãe sã, bebe saudavel, ok? beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Ju!
    Para amamentar o maior segredo é a paciência.. isso já estou notando também! COmo sou uma pessoa tranquila, normalmente tenho bastante paciência.. mas tem dias que fico meio agitada tb.. principalmente qdo estou com sono!
    Tente colocar uma música enquanto vc amamenta.. ou ler um livro!
    Na maioria das vezes que amamento, a Julia fica meio dormindo.. então, as vezes aproveito para ler, assim o tempo passa e ela mama tudo o que precisa!
    bjos!

    ResponderExcluir
  4. oi ju!
    então, eu tô sem poder andar direito, correr então é impossível. tô fazendo dieta pra perder algum peso logo, pq meu joelho está doendo muito e sempre que eu coloco o peso nele (lado esquerdo) ele estala alto que até quem tá do meu lado escuta. consultei um ortopedista, mas não fiz exames pq tô sem convênio. ele disse que é cartilagem e que provavelmente é cirúrgico... mas meu problema principal é na coluna, e ele não podia dzer nada sem os exames... e nem tratar só o joelho. =///
    enfim...
    o pedrinho é um danadinho lindo! quero mais fotos dele! amamentar deve ser uma benção... apesar de todas as dificuldades. vc é minha heroína!!!
    bjooo

    ResponderExcluir
  5. Amiga que saudade de comentar aqui no seu cantinho...
    Eu te entendo perfeitamente, as poucas vezes que amamentei pensei, xiii será sempre mto tempo assim? vc não é uma pessoa insensivel não viu?

    Agora quero agradecer vc de coração pelas orações, pela torcida, tenho certeza que contribuiu e mto pra eu ter forças pra passar cada dia naquele hospital...

    Vou te mandar uma DM no twitter com meu endereço pra vcs me visitarem

    E vcs como estão?
    bjinhuus

    ResponderExcluir
  6. Estava com saudades de sair do meu mundo e visitar o teu ...rs...Como toda bipolar, vc é perfeccionista e na tentativa de ser perfeita...deve estar acostumando filho mal...minha esposa fez e faz isso...e filha tem 14 anos.

    ResponderExcluir
  7. Esse meu grande medo,sou bIPOLAR mas sou coerente,só que tenho medo que depois do nascimento eu me descubra uma mãe sem dom pra coisa.
    Que agonia só de pensar,pq nossas crias tem que estar sempre em 1° lugar,a gente com paz ou não!

    ResponderExcluir

Muito obrigada por passar por aqui!
Seu comentário será moderado antes da publicação. Se você não quer que ele seja publicado, avise. Se preferir, me envie um email com seu comentário, para conversarmos no privativo.