segunda-feira, 14 de março de 2011

De novo sem remédio?

Há um pouco mais de uma semana, percebi que começou a aparecer uma alergia no rosto do Pedro. A princípio, achei que fosse aquela reação típica ao calor. Mas o calor passou e as bolinhas ficaram. Não relacionei a nada. E como não parecia incomodá-lo, não me preocupei.

Mais uns dias se passaram e a alergia continuava ali, bolinhas bem pequenas no rostinho e cabeça do Pedro. Resolvi ligar para a pediatra. Ela questionou se eu havia comido algo diferente ou tomado muito refrigerante, enfim, pediu para analisar a minha dieta e notar se tinha saído da normalidade. Pensei, pensei mas não consegui encontrar nenhum alimento ou bebida que pudesse ser o responsável. A pediatra também perguntou sobre o remédio (lamotrigina), mas eu já estava tomando há mais de um mês...

Oops! O remédio! Havia apenas dois dias que eu tinha aumentado a dose de 25mg para 50mg. A dosagem que eu devo tomar é de 100mg, mas a lamotrigina precisa ser administrada aos poucos pois ela tem a característica de causar alergia quando não é introduzida desta forma. E uma vez que causa alergia, sempre causará.

A minha psiquiatra sempre teve o cuidado de me instruir para chegar a dose certa aos poucos. Sempre tive medo da tal alergia pois me dei muito bem com a lamotrigina e não gostaria de ser obrigada a tomar outro medicamento. Quando decidi voltar a tomar (estava muito irritada e angusiada), isto foi quando o Pedro tinha um mês, iniciei com 25mg, mas acabei tomando esta dosagem por mais de um mês até aumentar mais 25mg. O pouco que passa no leite não prejudica o Pedro, mas pode causar a tal da alergia.

Quando me toquei que poderia ser o remédio, parei imediatamente de tomá-lo. E comecei a pensar o que faria se realmente fosse o remédio. As opções são apenas duas: continuar tomando e parar de amamentar, ou ficar sem o remédio para amamentar. Precisaria escolher. Apesar de eu ter plena ciência de que o Pedro precisa de uma mãe saudável acima de tudo, não me imagino desmamando ele com apenas 2 meses e meio. Me dá um aperto gigante no coração.

Já estou há quase uma semana sem o remédio. Parece que a alergia está melhor. Continuo amamentando. Até quinta não haverá mais lamotrigina no meu corpo e é neste dia que temos retorno na pediatra. Se for o remédio o motivo da alergia, já discutirei com ela todas as opções, já que ela também é minha homeopata.

Estou muito triste só de pensar em ter que negar o peito para o meu pequeno. Apesar das vantagens de dar mamadeira (por ex., descansarei mais), me frustra não poder amamentá-lo até seis meses como sempre quis. Meu marido apóia caso eu precise voltar a tomar o lamitor. Ele sabe que para o Pedro é mais importante ter a mãe equilibrada e tomar leite industrializado do que mamar leite no peito de uma mãe sempre beirando uma crise.

Vamos ver o que vai dar. Enquanto isso, o Pedro mama (quase) quando quer e eu fico de olho nos meus sintomas.

4 comentários:

  1. Querida,

    só por desencargo se consciência, isso no rostinho dele não pode ser "miliuns". Isso é MUITO comum em bebês da idade do P.

    Minha afilhada teve e passou por si só: http://www.pharmaciedelepoulle.com/acne-nourrisson.jpg (FOTO DA WEB)

    É claro que seu caso é diferente, mas talvez um pediatra ou arlergologista pudessem tirar essa angustia e DUVIDA de vc :)

    Aqui um TOPICO: http://www.e-familynet.com/phpbb/rn-com-espinhas-vt484277.html


    Mensagens: 169
    Tópicos: 11

    Registrado em:
    28 Nov 2010
    Idade: 23


    Reputação:


    Relacionamento:
    greice ft tem 4 amigos.
    Enviada: 26 Dez 2010 23:40
    Olá Paula!
    Fique tranquila... é normal!
    Essas "espinhas" se chamam Milium,
    que nada mais do que pintinhas sebáceas (de gordura) que saem sobre o nariz e bochechas.
    Elas desaparecem espontaneamente.
    E não tem nada a ver com beijarmos os rostinhos deles, beijem a vontade, deem muito carinho aos seus bebês, pq não vai ser esse o motivo a dar as espinhas.

    Mas por favor... NADA DE ESPREMÊ-LAS, isso sim é prejudicial, podemos deixá-los com manchas em seus rostos.
    É só aguardar pq vai sair espontâneamente.

    _________

    Espero ter te ajudado :)

    ResponderExcluir
  2. Fabiola, o Pedro ate tem algumas dessas "espinhas", mas a alergia dele eh diferente. São pontinhos bem pequenos que as vezes formam "caminhos". Mas ainda há chance de não ser do remédio. To torcendo!

    ResponderExcluir
  3. ei moça! aventuras de mãe! escreve uma carta para uma amiga e postei parte no blog, gostaria que desse uma olhada!

    bjs!
    http://coisasdaira.blogspot.com/2011/03/mae-caloura-emocoes-e-desafios.html

    ResponderExcluir
  4. estou tomando quetiapina e tenho uma enorme vontade de engravidar de novo. claro que antes ou talvez não sabia que eu era bipolar peço a Deus que ele permita realizar esse desejo do meu coração

    ResponderExcluir

Muito obrigada por passar por aqui!
Seu comentário será moderado antes da publicação. Se você não quer que ele seja publicado, avise. Se preferir, me envie um email com seu comentário, para conversarmos no privativo.