sexta-feira, 4 de março de 2011

Ciúmes do meu filho

Deixando o Pedro com a minha mãe, com o meu pai ou com a minha tia para fazer uma correria qualquer, descobri, ou simplesmente aceitei, algo que acho que todas as mães sabem (chegou a minha vez): mãe estraga o filho. Não é no sentido de estragar que os avós são mestres, mas no sentido de aflorar as manhas!

Faz quase uma semana que estou tentando impor a rotina de mamada a cada três horas. Tive dias de muito sucesso e dias como hoje, quando rola um bom chororô e eu acabo cedendo e tirando a "marmita" pra fora antes do tempo, mesmo sabendo que não é fome (já testei! dei chupeta e o pequeno nanou gostoso até o horário certo).

Eu aqui, ralando para ter um pouco mais de tempo livre (entendam: tempo para higiene pessoal!), e quando o Pitico fica fora de casa e longe de mim, descubro que ele dorme quatro horas seguidas tranquilamente, acorda para mamar sem chorar, faz um monte de gracinhas e, pior de tudo, não chora para trocar fralda (comigo e com meu marido, é um sofrimento).

Chego a algumas conclusões sem nenhum estudo científico: bebês tem personalidade, demonstram suas vontades e sabem manipular os pais. Este último é o pior! E o Pedro faz isso com maestria! Um dia, estávamos, eu e ele, no escritório com a minha mãe. Eu tinha dado de mamar, minha mãe fez ele arrotar e o colocou no carrinho. Quando eu cheguei perto do carrinho, sem brincadeira, o pequeno deu uma olhada de rabo de olho para mim, como quem verifica se é a mãe mesmo que está ali, e começou a chorar. Eu e minha mãe nos olhamos e rimos.

No fundo, bem no fundo, de leve, confesso que senti ciúme!!! O "meu" Pedro fica bem com todos, se comporta que é uma maravilha, distribui sorrisos e comigo, chora? Como assim? Eu não sou o amor da vida dele? A provedora? Quem o amamenta, o acalenta e blá blá blá... Ok! Exageros a parte, acho que vocês me entenderam! Mas sei também que isto tudo faz parte da "demonstração de amor, afeto, carinho" que ele tem por mim. Ele sabe que se está com fome ou outro desconforto qualquer, é para mim que ele deve chorar, que prontamente responderá dando tudo e mais um pouco do que ele precisa!

E sei que será assim para o resto das nossas vidas, ele com seus choros e eu, com meu ciúme, correndo para atendê-lo a qualquer hora, qualquer momento, qualquer lugar!

ps: imagina quando ele começar a namorar??? ai ai ai...

7 comentários:

  1. Leia um livro chamado "SOCORRO TENHO FILHOS". O autor é teólogo e psicólogo. O primeiro capítulo vc pode pular, entra em questões doutrinárias da igreja protestante reformada..mas os demais abordam dicas práticas sobre quem tem um, dois ou mais filhos. Resumidamente: existe uma luta pelo poder natural da criança...isto é saudável para o crescimento dela...ela tenta manipular o ambiente a seu favor e este poder dá segurança. Então, o pai deve entender que deve dar limite sem acolher como algo "mau" na criança, mas como algo necessário para ela se tornar emocionalmente saudável. Muito limite ela será excessivamente tímida e insegura. Falta de limite ela será um delinquente. É um livro que nos ajudou muito. É pequeno, rápido de ler. A criança desenvolve a partir desta luta pelo poder o prazer em apenas desestabilizar os pais. Algumas crianças apanham muito ou são colocados muito em castigos e nada muda no comportamemto delas. Porque o comportamento é reforçado ao ver os pais descontrolados, apanhar e castigo passam a ter gosto de vitória. Você vai encontrar em lojas de artigos gospel, livrarias evangélicas.

    ResponderExcluir
  2. Como esses pequenos são maladrinhos né?
    E não escolhem sexo. Lembro das meninas, principalmente a Bia fazendo charminho pra ganhar meu colo.
    Fica tranquila, quando o Pedrinho ganhar um irmão ou irmã vai mudar.
    Bjs. Amei seu post.

    ResponderExcluir
  3. Menina, li teu post pensando que minha mãe poderia ter escrito isso, eu tenho trinta anos de idade, filhos, casei duas vezes e mamãe ainda tem ciúme de mim...e do meu lado, eu ainda "choro" pra ela por diversas razões. Dou ainda o exemplo do meu pai, que teve com a mãe dele (minha avó) uma relação muito próxima até os 66 anos de idasde dele e 96 dela. Entenda que o teu Pedro sempre vai achar você única e nunca deixará de contar com voce, por mais que alguns atos dele sugiram o contrário.
    e sobre as agruras de ser mãe lembro uma frase: "ser mãe não padecer no paraíso, é fazer uma farra no inferno"
    fica com DEUS, c força pra aguentar o teu genioso filho.

    ResponderExcluir
  4. Mãe é tudo igual... e bebês também!
    Ainda ontem na minha mãe, eu disse pra ela que lá a Maria Clara se comporta melhor. Dá as 3 horas de intervalo nas mamadas, dorme bem, deixa trocar a fralda. Mas aqui em casa, tem dias que ela quer mamar de hora em hora e não fica no carrinho de jeito nenhum!

    Ela chora bastante comigo e isso me fez até pensar que ela não gostava de mim. Até ler num outro blog o que uma pediatra disse a respeito: os bebês choram mais no colo da mãe porque brigam com o sono por não querer se separar dela; no colo de qualquer outra pessoa, essa separação é mas fácil e eles dormem mais tranquilamente! rss

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  5. Ju, não é só você que sente ciumes do seu bebê...
    eu também morro de ciumes do meu!
    As vezes me culpo por não conseguir acalma-lo.
    Hora sei que a culpa é minha, hora choro feito uma louca...
    As vezes me sinto um lixo, uma incapaz por não conseguir acalmar meu filho... enquanto outras pessoas conseguem..
    Mas algumas vezes ele só se acalma comigo, é ai que eu sei que ele lembra que eu existo, que eu que sou a mãe dele e tenho certeza que ele me ama, assim como eu o amo!
    Beijo Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu,Tbm me sinto da mesma forma e tenho medo de que ela não me reconheça como a mãe dela.A Sofia está com 1 mes e se acalma com tds menos cmg e até mama no peito de outra pessoa,visto qe nas vezes qe não csg acalmá-la acabo tendo que deixar ela mamar em outra pessoa pq ela n pega meu peito.Será que ela não me reconhece como sua mãe? fico deprimida com isso e tbm me sinto incapaz.bjs

      Excluir

Muito obrigada por passar por aqui!
Seu comentário será moderado antes da publicação. Se você não quer que ele seja publicado, avise. Se preferir, me envie um email com seu comentário, para conversarmos no privativo.