quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Saldo da primeira semana sendo mãe na prática: beirando um surto ou crise de estresse?

São 21:32, já estou na cama para tentar dormir um pouco mais. Há sete dias o Pedrinho teve alta da UTI e veio para casa, há seis noites não durmo bem. Isto é o esperado para qualquer mãe com bebê que ainda mama durante a madrugada. Muitos aqui já me aconselharam dormir a noite toda e deixar que o marido dê a mamadeira nas mamadas da madrugada. Ainda não tive coragem de fazer isto. Talvez esteja esperando eu chegar no meu limite, e vejo, agora, que está bem próximo.

Tenho me sentido completamente sem energia. Além disso, tenho sentido tonturas leves todos esses dias. Hoje, estou sentindo vontade de chorar além de irritação. Ficava bem aguniada e impaciente durante as mamadas, por ser um tempo "ocioso" (não me entendam mal, mas funciono a mil por hora). Isto consegui resolver lendo um livro durante todas as mamadas do dia. Esta irritação não sinto mais. Mas a irritação pós mamada, só tem aumentado.

Não sei o que acontece. O pequeno após a mamada, tira um cochilo rápido e surta. Mesmo limpo e saciado, chora um monte. Abre um berreiro. Meu marido tem me ajudado bastante nestas horas ficando com ele. Mas sempre acha que ele quer mamar mais. O Pedrinho faz aquela boquinha de quem procura o peito. Embora a pediatra tenha explicado que os bebês tentam resolver tudo (cólica e outros desconfortos) no peito, muitas vezes recoloco ele no peito, já que também não tenho a mínima certeza do que esse pequeno realmente está sentindo.

Acho que minha linha de raciocínio aqui neste post pode estar meio bagunçada. Ignorem! Com certeza é o cansaço. Mas, antes de tentar dormir, precisava passar por aqui para registrar estes novos sentimentos. Se estou assim, e só tem uma semana que sou mãe na prática, imaginem quando fizer um mês... Estou com medo de surtar, de ter que voltar aos remédios. Quero muito continuar amamentando. Amanhã, vamos à pediatra, que também é minha médica homeopata (e foi minha pediatra!). Vou pedir algum remédio para mim além de qualquer outra ajuda que ela puder dar. Talvez, seja interessante comprar uma ordenha elétrica e combinar com o marido que ele assuma as mamadas da madrugada para eu conseguir dormir. Mas, sei que ele também precisa dormir, então ainda não me sinto confortável passando toda esta tarefa apenas para ele.

Não sei o que faço. Vou dormir agora. Amanhã, veremos. Meu amor pelo Pedrinho continua o mesmo! Sou apaixonada por ele. Pelo menos, sei que não vou rejeitá-lo (uma preocupação a menos).

Obrigada à Di e ao Pai do Coração pelos ótimos conselhos. Vou tentar seguí-los antes de colapsar.

10 comentários:

  1. Ju, melhora!
    Vou te falar o que diziam pra mim: bebes funcionam de 3 em 3 - 3 dias, 3 semanas, 3 meses, e por ai vai. As colicas dessa fase acontecem por que o intestino deles não esta totalmente pronto. Nosso sistema digestivo termina de se formar nesses primeiros 3 meses de vida, na marra. E isso, claro, deve gerar colicas! Mas, não tema pois, seu bebe ganhando peso de forma satisfatoria (cerca de 30gr por dia em media) e voce confirmando assim que ele esta com colica, voce pode pensar e ai, perguntar a pediatra, algumas soluções, como luftal (na maioria das vezes as colicas são devido a acumulo de gases sim), mudar alguma coisa na sua alimentação (e pelo seu relato ela não deve andar la pelas mil maravilhas).

    Olha, sei o que é não querer abrir mão desse momento de voces, da mamada. Mas o que é mais importante? Voce se manter bem por mais tempo, podendo amamentar o Pedro com seu leite por mais tempo, ou voce assumir todas as mamadas dele agora?
    Não precisa ser sempre, nem todas as madrugadas e nem todas as mamadas da madrugada. E simples, voce se avalia, como fazia na gravidez. Se voce ver que esta precisando descansar, papai se encarrega de dar a mamada seguinte - um momento entre ele e o Pedro, que ajuda na formação do vinculo entre eles tb! Se voce esta bem, se sentindo disposta, voce mesma da o peito.
    Dizem que as colicas são normais, que faz parte ficar exausta e sem dormir. Bom, pode ate ser, mas isso são dizeres de uma epoca em que as mães não tinham ajuda. E, olha, se precisar, avisa, eu tento dar um pulo ai, fico um pouco com vc pra vc dar uma desabafada! :D
    força, pergunte tudo que precisar pra Pediatra e mais um pouco e não se sinta culpada por querer dormir um pouco mais uma vez ou outra. Papai é palhaço, mamãe é de aço - mas dormir é sagrado!

    ResponderExcluir
  2. Nana Nenê na cabeça! Ensina a criança a ser independente na medida certa (não é pra tacar oleo quente na criança!). Estes dias minha mãe esteve em casa, a Ester ficou SUPER-MEGA-MAL-acostumada. 2 dias de Nana Nenê e ela já está entrando no ritmo diurno da casa, chorando nas horas que deve chorar mesmo, daí, nestas horas, atendemos, curtimos e babamos bem de pertinho.
    Se já ouviu falar mal e mau do Nana Nenê, é de gente que não soube aplicar com carinho.
    Eu recomendo 2 VEZES!
    ... mas, mesmo com ele, as surtadas de início são comuns... depois piora :D ...mas aí acostuma e passa rápido ;)

    ResponderExcluir
  3. Fica bem, Ju! Tudo isso é normal. Pode parecer angustiante, pode parecer que nunca vai ter fim. Mas passa. Ninguém é super. A gente precisa de ajuda e faz bem pedir e aceitar. Daqui um tempo, você nem vai lembrar das noites em claro e do trabalho que teve. Em sua memória só ficará o sorriso do Pedrinho. Beijo, Yara (mãe de dois filhos!!!)

    ResponderExcluir
  4. Minha esposa tentou assumir todas as mamadas da noite e acabou surtando. Amamentou apenas o primeiro mês, depois não pôde por causa da medicação que precisou usar para não ser internada. Somente quem é bipolar sabe a influência do sono na saúde mental.

    ResponderExcluir
  5. Adorei o que Di postou em resposta ao seu desabafo. Eu também estou surtando com tanto cansaço!
    Bjos
    www.didivaisermamae.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. A tendência é melhorar e não piorar... Claro que pra mim foi (e está sendo) mais fácil,já que conto com ajuda extra - de dia irmãs e a noite mãe. Não conto com o meu marido, ele não ajuda, então estou de mala e cuia (ainda ) na casa de minha mãe. Pra mim foi trash no começo, baby blues fortíssimo, achei até que era depressão pós parto mesmo. Agora estou melhorando, devagarinho, mas melhorando. Os bebês melhoram com o tempo, o Gustavo já acorda uma vez só a noite, o problema é que muitas vezes só dorme à 1 da manhã, mas aí vai até as 8... Só te dou um conselho, pelo menos divida as mamadas da madrugada com o maridão, já que pode contar com ele. O escotamento pós parto é cruel e se vc continuar assim insistindo pode ficar doente e aí quem cuida do Pedro? Pensa nisso e divida e nos dias de maior cansaço passe a tarefa pra ele, vc se sentirá muito melhor fisica e mentalmente! Beijo!

    ResponderExcluir
  7. Ju,

    Nem tinha lido seu post, mas se tivesse, teria copiado pro meu blog. Não se sinta culpada pela irritação do tempo "ocioso" , porque, sinto o mesmo. Falei pro fabio: "meu deus, fico aqui uns 35-40 minutos, so olhando pra ela" Fico com medo de perder a capacidade de pensar durante esse tempo, sabe? parece que so sei falar de "mama", coco e fralda rs

    Quando a bomba eletrica, de verdade, ja estou tirando meu leite. Primeiro, pq este, dos primeiros meses, é o mais nutritivo e cheio de anticorpos, segundo, que, no freezer, pode ser armazenado por ate 3 meses. Então, tem um lugar que aluga essas bombas, depois se vc quiser, te dou o tel.

    Quanto a dividir o trabalho com o Ze, nao se culpe de pedir ajuda. O Fabio tb tem sido o maior parceiro, ja voltou a trabalhar e mesmo assim, sempre esta a postos pra me ajudar. Temos sorte de ter maridos assim, pense dessa forma que fica mais facil dividir as tarefas, pra vc poder descansar um pouco!

    Bjs em vcs 2!

    ResponderExcluir
  8. oi juliana, leio seu blog há um tempinho e ñ lembro se já postei alguma vez...bom, hj senti vontade de escrever pra vc...
    ñ culpe a sua bipolaridade por td isso q está acontecendo...tudo tudo tudo o q vc está passando e sentindo é absolutamente normal, acho q todas as mães passam...a maternidade é uma coisa maravilhosa, mas tem um lado B, o lado REAL, q poucos comentam, então, qdo passamos por isso, achamos q somos as únicas, nos sentimos um ET, nos culpamos...acho q falta um pouco de coragem de expor a realidade da maternidade nua e crua, já q é algo proclamado como um mar de rosas né...
    minha filha hj tem um ano e estou achando maravilhosa essa fase! mas ñ sinto saudades alguma dela bebezinho e ando correndo da idéia de ter outro...pois o começo é realmente MUITO dificil em muitos sentidos...mas posso te dizer q a cada dia td se ajeita e vai se tornando melhor!

    bjs pra vcs...
    renata

    ResponderExcluir
  9. Oi Juliana...

    Realmente o primeiro é um pouco complicado.Apesar do bb ter habitado seu ventre os nove meses, vcs estão literalmente em fase de reconhecimento!!!
    Ele tenta habituar-se a vida aqui fora e vcs tenta habitua-se e decifrar tudo o que o Pedrinho quer lhe passar!!!
    Lógico que até quem não tem TB tb corre o sério risco de surtar...sem dúvida gente fica de cabelos em pé!!!
    Acredito que se vc deixar o leite ordenhado para o marido dar na noite,te ajudará muito a descansar o corpo e a mente durante com uma noite de sono razoável!...

    BJS e boa sorte!!

    ResponderExcluir
  10. Olaaa

    Esta primeira fase é assim mesmo, mas tente curtir ao maximo, cada segundo, pois tudo é uma delicia!!

    A minha teve muita colica, eu fazia muitaaa massagem nela e cantava enquanto fazia a massagen e ela ia se acalmando ate dormir, ela esta com 10 meses, e ainda faço isso!!

    Sou estilista e meu blog é novo, quando puder me visite!!
    So para babys!!

    Beijos
    talitah Sampaio

    ResponderExcluir

Muito obrigada por passar por aqui!
Seu comentário será moderado antes da publicação. Se você não quer que ele seja publicado, avise. Se preferir, me envie um email com seu comentário, para conversarmos no privativo.