sábado, 22 de janeiro de 2011

Marido atuante = mãe sã + bebê tranquilo

Ontem, conversei com meu marido sobre as mamadas da madrugada. Como já imaginava, ele topou na hora! Facilita muito para uma mãe de primeira, segunda, terceira etc. viagem ter um companheiro pró-ativo em casa! Sou abençoada por ter um assim comigo, ainda mais, em férias!
Combinamos que ele assumirá todas as mamadas da madrugada, a princípio, todos os dias. Quando ele voltar a trabalhar, vamos dividir. Provavelmente, até lá (início de fevereiro), todos nós estaremos mais "familiarizados" uns com os outros, sabendo melhor como nos ajustar às diferentes necessidades, ficando tudo um pouco mais fácil!

Para isto, alugamos hoje uma ordenha elétrica. Eu já usava uma manual, mas além de ser dura para puxar, não é muito eficiente, pois a quantidade de leite que sai, é bem menor do que com uma elétrica. Acho que isto acontece pois na manual a pressão quem determina é você, e, como cansa, uma hora ela diminui. O custo do aluguel foi 69,00, mais 65,00 do kit (as peças que entram em contato com o seio). Este kit, é comprado. No futuro, posso comprar uma ordenha manual que se encaixa nele. E esta, acho que exige menos força do que a que tenho, que é da Lillo, que já é um reservatório de leite.

Fiquei muito feliz! Não vejo a hora do meu pequeno acordar para, depois de dar de mamar, estrear a minha ordenha elétrica! Parece bobeira, mas é muito gratificante ver o seu leite saindo e, ainda mais gratificante, poder armazená-lo para qualquer emergência ou, no meu caso, para o pai também poder dar de mamar! Novidades sempre me animam! Podem ser bem bobas, mas são muito úteis para levantar a minha estima!

E por falar em estima, ser mãe é também esquecer um pouco de si, e isto mina a auto-estima. Antes de ontem, lavei a cabeça e fiz questão de secar os cabelos e fazer uma "meia escova" (não aliso, só ajeito mesmo!). Coloquei um vestido e... fiquei em casa, óbvio! Mas me sentindo muito melhor! Aliás, só a hora do banho já me faz me sentir muito melhor! E isto seria impossível sem a ajuda do pai. Tenho tirado a sobrancelha e passado creme para estria e celuilte (a pediatra disse que este último já posso voltar a usar. Não usei na gravidez, fiquei em dúvida se afetava o bebê). Pequenas coisas que elevam a auto-estima!

Ainda estou no período dos 40 dias pós cesárea, portanto, não posso ainda voltar ao Pilates ou a correr. Mas já emagreci bastante. Sei que a minha genética me favorece um monte, mas amamentar também influenciou, com certeza! Praticamente já não tenho mais barriga, embora as calças ainda não me entrem! Algumas blusas justinhas também não, por causa dos seios cheios de leite!!! Bem que este último, não me entristece nenhum pouquinho!!!

Fazendo um balanço geral, depois daquele "quase surto", estou muito bem! Mas sei que isto é apenas porque tenho um marido atuante em casa. Acho que em todos os cursos de gestante, deveria ter uma aula só para os maridos, deixando claro para eles que se eles não ajudarem, eles perdem a esposa, os filhos terão uma mãe surtada, e provavelmente, serão um bebê estressado. Se eles ajudassem com as mamadas, acho que aliviaria todas as mães. Se não podem ajudar com as mamadas da madrugada, que auxiliem nas trocas de fralda, nos banhos e cuidando do(a) pequeno(a) para que a mãe tome um bom banho, dê uma espairecida e vá ao salão ser paparicada! (Nossa! Vou fazer esta última em breve!!!!).

Mas algumas mães, e senti isto também, acham difícil passar algumas destas tarefas para os pais. Por algum motivo "sócio-econômico" achamos que tudo o que se refere ao bebê, é nossa função, única e exclusivamente nossa. Dividir as tarefas pode gerar um sentimento de "fracassei". Ainda mais hoje, que nós, mulheres, trabalhamos tanto quanto os homens e ainda cuidamos da casa, achando que é nada mais do que nosso dever. Por mais que critiquemos a sociedade machista, nos encaixamos muito bem nela. Mas, mesmo que seja difícil, aconselho às mães a abrirem um pouco mão desta centralização e talvez até desta "conquista" do fazer tudo sem ajuda, e dividir com o marido. Espero que muitos maridos se disponham a isto, afinal, 50% do filho, é culpa total dele, então, que assumam pelo menos estes 50% (simbolicamente, não estou dizendo para dividir meio a meio todas as obrigações!) para garantir que terão em casa uma mãe sã, um bebê tranquilo e uma família feliz!

7 comentários:

  1. Mas essa mamada da madrugada não deve durar muito tempo...os meus largaram no 2º e 3º mês.
    Eu guardava leite para poder sair, assim vc não fica escrava das mamadas...
    Mas vc vai ver que o mês seguinte é sempre melhor !
    bjão

    ResponderExcluir
  2. Ju linda, leio cada um dos seus posts, já estou aprendendo tudinho p/ usar daqui uns dois anos..rs

    Bjão

    ResponderExcluir
  3. Di, seguir a sua dica vai ser a melhor coisa!
    Kelly, vai fundo! Se quiser ajuda, provavelmente nessa época estarei grávida de novo!!!

    ResponderExcluir
  4. Para o pai, é muito bom esta participação, cria um vínculo ainda maior. Não sei se você está usando cinta pós cirurgia, mas evite depois de uma semana, pois aumenta flacidez da musculatura abdominal.

    ResponderExcluir
  5. Pai do Coração, não usei cinta em nenhum momento! Minha médica não indicou! Estou emagrecendo bem apenas com a amamentação!!!

    ResponderExcluir

Muito obrigada por passar por aqui!
Seu comentário será moderado antes da publicação. Se você não quer que ele seja publicado, avise. Se preferir, me envie um email com seu comentário, para conversarmos no privativo.