domingo, 5 de dezembro de 2010

Refluxo na gravidez - Como evitar ou pelo menos, minimizar (depois do susto)

Agora são 4:40 da manhã de domingo (apesar do Blogger dizer que não!). Acordei num susto faz quase uma hora e precisei vir para o sofá da sala. Explico: tive um refluxo sério.

No começo da gravidez, junto com os enjôos veio a azia. Sempre andava com aquelas pastilhas de magnésio na bolsa, junto com os remedinhos básicos para grávida (dipirona, tylenol, remédio para enjôo e buscopam simples). O enjôo, de fato, me encomodou menos do que a azia. Tinha mais pela manhã, mas conseguia controlar com a bolacha água e sal ainda na cama e com o remédio. Agora, a azia, vixe! Essa ia e vinha e incomodava bastante. Dependia de tomar as pastilhas quase todas as vezes após refeições principais.

Mesmo antes de engravidar, nunca pude deitar logo após comer. Apesar de não ter diagnosticado nenhum problema referente à refluxo (já fiz exame), se deito após uma refeição é certeza que terei o retorno de uma pequena quantidade de ácido da digestão. Isso sempre foi assim, mas nunca me trouxe grandes problemas ou também grandes precauções. Vida normal! Simplesmente não deito após ter comido!

Agora na reta final da gravidez, a azia voltou e com ela, o refluxo. Mas esse refluxo não depende de deitar para acontecer. Acontece quando quer, especialmente após refeições mais exageradas e, também comecei a perceber isso hoje, depois de tomar refrigerante ou café, piora. Já há alguns dias percebo que quando coloco um refrigerante na boca, é imediato o soluço. Isso já é uma grande dica de que eu deveria ter evitado refri nessa fase.

Bom, antes tarde do que nunca! Cá estou eu, na 33a semana de gestação fazendo um post sobre como evitar/minimizar azia e refluxo. E sabe o porquê? O refluxo do ácido da digestão que tive às 4 da manhã me fez acordar no susto, sufocada. Assim que o ácido bateu na garganta, ela fechou. Foi horrível a sensação. Sentei e tentei respirar mas o ar não passava. Sorte que tinha água no criado-mudo. Virei a garrafinha de água na garganta e a sensação de sufocamento passou na hora. A sensação da queimação persiste até agora e também sinto que o ácido ainda está logo aqui, pertinho da garganta. E isso passada mais de uma hora.

Então, não façam como eu! Não esperem sentir esse desconforto para começar a se cuidar! Fiz uma pesquisa básica e achei algumas dicas que podem ajudar bastante. Dicas que eu até já conhecia, mas sabe como é, né?!


Dicas para evitar/minimizar azia e refluxo
  • Evite pratos fortes ou gordurosos, frituras, chocolate e frutas cítricas;
  • Evite bebidas alcoólicas, café, chá preto (por causa da cafeína) e refrigerante (o gás promove o aumento da pressão intragástrica);
  • Faça refeições pequenas e frequentes (de preferência 6);
  • Ponha pouca comida de cada vez na boca e mastigue bem;
  • Não beba muito líquido durante as refeições, isso evita que seu estômago fique muito distendido. (Mas não esqueça de que é importante beber cerca de oito copos de água por dia durante a gravidez -- faça isso no intervalo entre as refeições.);
  • Depois de comer, tente ficar sem se deitar por pelo menos uma hora. Alguns sites recomendam fazer a última refeição 3 horas antes de dormir;
  • Monte um encosto na cama com vários travesseiros para dormir numa posição semi-sentada. Existem no mercado também travesseiros anti-refluxo, que formam uma "rampa" na cama, mantendo sua cabeça elevada. A gravidade ajuda a manter os ácidos no estômago -- que é o lugar deles --, o que colabora para uma boa digestão. Ajuda também elevar a cabeceira da cama com um toco de madeira de uns 15cm;
  • Uma leve caminhada após as refeições pode ajudar no processo de digestão (isso se a atividade física for autorizada pelo médico);
  • Um antiácido que contenha magnésio ou cálcio pode aliviar o desconforto, mas fale com o médico antes de tomar, porque algumas marcas contêm grande quantidade de sódio. Também não deixe de falar com o médico se nenhuma dessas medidas ajudar a aliviar o desconforto, pois ele poderá receitar um medicamento mais específico, conhecido como "inibidor de bomba".
Boa sorte e bons sonhos!!!

Fontes: As dicas deste post foram pesquisadas nas seguintes matérias disponíveis on line: Brasil Baby Center; Vila Mulher e Drauzio Varella


Chazinho de erva doce no fogo. Vou deixar esfriar e ver se me ajuda!

11 comentários:

  1. Ai Ju, que chato isso. Mas olha, vou te animar e dizer que isso melhora quando o bebe desce, por volta da 36/37 semana viu! E sim, se anime com isso.
    Eu sofro com refluxo de vez em quando por causa da gastroplastia que fiz. Não foi um problema grave na gravidez pois eu cuidava muito da minha alimentação. Mas imagina eu, que tinha que literalmente acordar a cada 2h pra comer alguma coisa pra manter controle da minha glicemia (que caia, muitas vezes, pra abaixo de 70 em 3h apos as refeições) e com refluxo! Nossa, nem quero imaginar.
    Mas melhora, serio mesmo. toda essa sensção da região do torax melhora assim que eles descem. E quando encaixa então, voce ate leva um susto! de repente respira de novo! hehehe
    E a recompensa de todo esse mal estar, Pedrinho n colo dormindo tranquilo, não tem preço!

    ResponderExcluir
  2. Nesta área só posso ser solidário...rs...não lembro de esposa passar por isso.

    ResponderExcluir
  3. Olá, moça!
    calma que já passa...
    Ando correndo, pra variar...
    passei por aqui pra avisar que postei hj as imagens do seu fotolivro, ok?
    bjs e melhoras!

    ResponderExcluir
  4. Ju, minha cunhada tb sofreu pra caramba com refluxo no finalzinho.. ela nem podia beber água durante a aula de hidroginástica!
    Mas isso logo passa.. dizem que qdo o bebe encaixar de vez já melhora bastante!
    Tente evitar oq vc sabe que te faz mal.. falta pouco!
    bjos!

    ResponderExcluir
  5. Ai Ju...que ruim isso né? sinto azia as vezes tb...são horriveis..argh..mas q maravilha vc ter pesquisado e colocado aqui...ótimo post..adoro!!

    Vc acredita q até agora não consegui descobrir como é contração?rsrs...acho q devo ter varias e achar q é a Emily se espreguiçando..rsrs..

    Amiga vc não sabe...hj foi marcado oficialmente a data q a Emily vai nascer..estou tão feliiiiiiiiiz...o obstetra me deu a solicitação de internação e ja dei entrada no convenio..e tb deu uma carta para o Cruz Azul..uiuiui agora a ansiedade vai ficar enooooooorme né?rs

    Amiga, parei de trabalhar viu?valeu pela bronca, sei q estava estrapolando...

    E vc como ficou com a mudança da lua..eu fiquei cheia de dores, pensei até que ia nascer, por essas dores na barriga q o médico quis me ver hj e ja marcou o dia do parto

    E pede pro seu marido te levar pra me ver ai no vizinho hospital hein?rsrs

    Um bjo enorme pra vcs dois

    ResponderExcluir
  6. oiee tudo bem? sou treinante, lindo seu blog, acabei vendo ele em outro cantinho.. me segue??
    ja estou te seguindo!

    beijinhosss

    http://mamaeenenem-bambinoangelicchio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Estou passando exatamente a mesma coisa,e isso já se repetiu varias vezes.estou com 26 semanas de gestação,no momento da crise em q o ar falta a sensação q dar é q vou morrer naquela hora e imediatamente procuro ventilação.
    agradeço a vc por compartilhar sua experiência em q me identifiquei muito. saúde pra nós todas!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  8. Jú obrigada por dividir conosco, estou grávida descobri dia 10/01 vou no médico dia 23 para saber o período exato de gestação, mas estou sofrendo um pougo, sempre tive problemas com refluxo e minha gastro disse que se um dia eu engravidasse ia piorar, eu só não sabia que ia piorar tanto, sinto uma queimação terrivel na garganta, passo mau todas as manhãns com queimação enjoo mau estar.....enfim não esta sendo fácil mas já amo meu baby e vou enfrentar as dificuldades por ele.
    O que tem me ajudado bastante é andar com uma garrafinha de água, bebo em pequenas quantidades durante o dia todo e a noite toda, e antes de levantar como um pedacinho pequeno de torrada, deitada na cama ainda isso faz com que meu enjoo nao seja tão forte! um forte abraço a todos!

    Erika SP

    ResponderExcluir
  9. Graça e Paz Abençoadas, estou sentada no sofá após uma crise de refluxo, tomei um açai na tigela e apenas meia hora depois fui dormir de tão cansada que estava e acordei sufocada. Foi a primeira vez que aconteceu eu grávida e declaro que será a última, pois se já tinha cuidado com a alimentação depois desse vacilo, nunca mais. comerei comida leve e esperarei no mínimo duas horas para dormir, estou na 27 semana e não pretendo dá outro susto no meu Pedro Filipe. Bjs. Que Jesus abençoe todas nós.

    ResponderExcluir
  10. ju estou passando exatamente por tudo isso.as azias a queimaçao estao me incomodando muito mas agora o refluxo tem acabado comigo.nao estou conseguindo dormir me sinto sufocada me falta o ar e isso realmente e horrivel..desejo melhoras a todas nos saude e paz..

    ResponderExcluir
  11. oi ju estou sentindo a mesma coisa..as azias ea queimaçao que ja venho sentindo a um tempo agora vem acompanhada de refluxo,que pra mim e pior que tudo porque as vezes parece que vou morrer me sinto sufocada,me falta o ar e uma sensaçao muito ruim que eu nao vejo a hora de isso passar.obrigada pelo seu depoimento que me ajudou muito,ja estava pensando que era a unica.saude para todas nos bjsss..

    ResponderExcluir

Muito obrigada por passar por aqui!
Seu comentário será moderado antes da publicação. Se você não quer que ele seja publicado, avise. Se preferir, me envie um email com seu comentário, para conversarmos no privativo.