quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Cutucando a ferida - realização na vida profissional

Já faz um pouco mais de uma semana que não estou trabalhando oficialmente no escritório da família. Digo "oficialmente" pois pelo menos duas vezes por semana passo lá, que é ao lado de onde faço Pilates e acabo fazendo alguma coisa. Mesmo assim, o tempo em casa tem sido maior e, consequentemente, o tempo para pensar, também tem sido maior.

Minha intolerância voltou. Estou apática e meio ranzinza. Acho que pode ser pelo fato de eu estar na reta final da gravidez mesmo. Mas, junto com isso, estou pensando demais em como eu poderia já ter uma profissão onde eu me realizasse e um trabalho, registrado, com horário, bom salário e afins. E isso é como uma ferida para mim, e hoje ela está bem aberta e eu, cutucando.

Meu maior sonho hoje é ter uma profissão e um emprego que me realize. Óbvio que espero receber um bom salário. E até acho que já virá com o pacote. Tenho boas expectativas quanto à minha mudança de área. Queria ganhar o suficiente para que, junto com o meu marido, pudéssemos pagar as contas, sair para jantar, viajar, coisinhas banais que hoje são improváveis ou à base de dívidas no cartão de crédito.

Hoje digo que me arrependo pela minha escolha profissional. Não me arrependo pelo caminho por onde ela me levou pois aprendi muito, conheci muita gente legal, e, com certeza, esse processo teve muita influência em tudo o que acontece hoje na minha vida, de bom também. Mas me arrependo por não ter pensado um pouco mais antes de decidir. Talvez se eu tivesse parado para perguntar para os meus familiares o que eles achavam, eu não teria ido para fisioterapia, e sim, para área de comunicação. Sempre tive inclinações para esta área. Me frustro hoje de pensar que podia estar muito melhor, até psicologicamente. Se arrependimento matasse, eu já estava esturricada em um caixão há pelo menos 5 anos.

Pelo menos, consigo fazer planos. Mesmo com o Pedro vindo aí, tenho certeza de que é possível recomeçar a minha vida profissional. Já sei que, mais uma vez, poderei contar com a ajuda dos meus pais para bancar os estudos. Graças a Deus por eles! Peço todo dia que Deus os guarde e abençoe. Sei o tesouro que tenho, e não estou falando só por eles me ajudarem financeiramente. Mas preciso fazer tudo com muito mais cautela e segurança. Aos 28 anos, querendo realmente voltar ao mercado de trabalho, não dá pra "errar" de novo.

Tenho a impressão de estar no caminho certo. No próximo final-de-semana farei mais um curso na área de comunicação. Cada dia amadureço mais a ideia da nova profissão na minha mente. Estou ansiosa para poder cursar a faculdade e aprender mais ainda. Apesar do medo de ter um trabalho, e não dar conta, não vou desistir. Pode parecer medíocre, mas realmente meu maior sonho é ter um emprego. É ser uma pessoa como as outras, que acorda cedo, se veste e vai trabalhar feliz! Sei que o trabalho terá os momentos chatos, mas se estes momentos forem do trabalho, não me importo. Ter um compromisso assim e conseguir honrá-lo, para mim, não tem preço.

8 comentários:

  1. Talvez na comunicação, você estivesse arrependida hoje. Os desejos de hoje podem se tornar planos...sonhos...(planos são melhores que sonhos). Então o futuro é promissor, são possibilidades, são expectativas. Enquanto não pode se "dedicar" tanto, aproveite para cursos alternativos ... à distância ou coisa parecida. Pode ser até um trabalho voluntário. Lendo seu depoimento, vejo com outros olhos, vejo como oportunidades, vejo que você não acomodada, com vontade de crescer, algo inquietante que vai empurrar para frente. Você só está insatisfeita por estar "paradona". Vai ter um dia que você terá saudades de não poder ficar "paradona" ... aproveite para pensar e planejar pequenos passos, ninguém nunca satisfeito, isso é bom, mas quando o foco é o futuro, porque este você pode fazer algo por ele agora. O passado é bom, para nos encontrarmos. Se você não estivesse agora "paradona" não teria tempo de pensar no passado, se conhecer melhor. Alguém lendo pode achar que você em um momento ruim, penso o contrário, porque muitos se enganam e não se conhecem, se acomodam e você está como a lagarta no casulo...vai voar...mas tem que se apertar um pouco até romper isto.

    ResponderExcluir
  2. Pai do Coração, verdade! Acho q tive q passar por onde passei para chegar nas ideias e vontades de hj. Talvez eu tivesse a mesma frustração...a gt nunca sabe. Gostei bastante do q vc falou sobe a lagarta!!! Acho q estou assim mesmo!!! Mas estou feliz! Apesar de "cutucar a ferida" estou bem feliz por me sentir num rumo mais certo e a camiho de ser uma "borboleta"!!!! bjs!

    ResponderExcluir
  3. Acho que entendo o vc. quer dizer, me sinto assim tbém, querendo tomar novos rumos. Mas é issu aí o importante é ter sonhos e ambições e partir em busca delas. Acho que depois que engravidei me senti mais forte para fazer isso, para buscar o que me deixa feliz.
    Abração!
    Fika bem!

    ResponderExcluir
  4. Ju, sei um pouco como você se sente... a diferença é que eu já passei pela área de comunicação e deixei a chance escapar por entre meus dedos. fiz rádio e tv (não me formei) e trabalhei numa produtora de vídeo, eu adorava, mas era imatura demais e estava no auge das minhas crises e sem tratamento. eu não tinha horário de trabalho, mas eu tinha prazos... eu poderia trabalhar 2 dias, 48horas, e depois "sumir" uma semana, desde que meus trabalhos estivessem em dia, e ainda assim eu não dei conta... comecei a faltar, fui deixando acumular, pedi pra mudar de setor, até que me demiti de tanta vergonha depois de ter sumido quase 1 mês. enfim, agora vou tentar jornalismo, amo escrever, mas não descarto a possibilidade de voltar a trabalhar com produção pra tv. tenho certeza que vc vai conseguir realizar seu sonho e ter um futuro feliz também profissionalmente!!! beijooo

    ResponderExcluir
  5. Tem um "selinho" pra ti no Bipolar Brasil, depois dê uma olhadinha amiga, Bjokas Will (http://bipolarbrasil.blogspot.com/2010/12/reconhecimento-bipolar.html)

    ResponderExcluir
  6. Pai do Coração, é verdade! Tudo tem o seu tempo. De repente, eu estaria em outra crise, mas em crise mesmo se tivesse escolhido a facul "certa". A hora é essa! Bjs!

    ResponderExcluir
  7. Ei! também compartilho com vc frustrações profissionais. Fico com medo de engravidar e dificultar tudo, mas não abro mão de ser mãe por isso. Fiz Direito e apesar de gostar do curso não consigo me realizar profissionalmente, tento concurso, fico perto mas está demorando demais e a vida tá passando. Dá um desespero grande! Só Deus mesmo para aliviar a ansiedade!

    ResponderExcluir

Muito obrigada por passar por aqui!
Seu comentário será moderado antes da publicação. Se você não quer que ele seja publicado, avise. Se preferir, me envie um email com seu comentário, para conversarmos no privativo.