domingo, 6 de março de 2011

Tempo para estimular o desenvolvimento do bebê

Antes mesmo de pensar em engravidar, mas já pensando que algum dia eu teria um filho, eu já pensava nas diversas maneiras de estimular o desenvolvimento do bebê. Pensava nos tipos de brinquedos que ele teria, de diversas texturas, com emissão de sons, para levar ao banho; pensava também nas posições que eu poderia colocá-lo para estimular os músculos tais e tais para ajudá-lo a sustentar cabeça, rolar; além, claro, dos vários livros que eu compraria para ele e dos cds, para estimular o desenvolvimento intelectual.

Hoje, com um bebê de 2 meses em casa, penso em fraldas, roupinhas, pomada para assadura, fraldinhas de boca e amamentar, amamentar e amamentar. Já tenho pensado nisto há alguns dias: será que estou fazendo o que o que deveria para estimulá-lo a crescer de forma saudável? Ou será que só estou atendendo as necessidades básicas dele, mamar-trocar fralda-banhar-nanar?

Fiz uma rápida busca pela internet e vi que não é nada difícil estimular uma criança nesta idade. Qualquer objeto (que seja seguro para ela) serve como estímulo. O fato de simplesmente mostrar estes objetos para o bebê estimula novas conexões cerebrais, estreita a relação entre pai/mãe e filho e ajuda no desenvolvimento emocional social, físico e cognitivo (veja aqui). Especialmente quando você mostra qual a função do objeto, por exemplo, abrir e fechar uma caixa ou chama a atenção do(a) pequeno(a) com um objeto que faça algum barulho.

Eu confesso que mal consigo dar banho no Pedro todo dia, imagina ter um momento apenas para estimulá-lo? Eu que sempre falo aqui o quão importante é a rotina na vida do bipolar, já devia saber o quão importante ela também é para um bebê. Mas tem sido difícil, especialmente quando meu marido está em casa. Não por culpa dele, mas realmente eu me perco facilmente nas atividades do dia-a-dia da casa.

Agora não tenho nem mais a desculpa de que o Pedrinho mama a cada hora e meia ou a cada duas horas. A pediatra já liberou as mamadas a cada três horas e ele tem seguido na maior parte das vezes. Preciso tomar vergonha na cara. Inclusive, estou super atrasada no curso on line que estou fazendo. Parei no primeiro módulo e o curso já está acabando o terceiro...shame on me.

Não quero ser perfeita, como me alertou o Pai do Coração em um post anterior, só queria conseguir fazer as coisas direito. Será que isto é perfeição? Me sinto, sim, culpada por perder a hora do banho dele, e acabar optando por não acordá-lo. Me sinto também preocupada de não estar estimulando-o como gostaria. Mas se não fosse este desejo de mudar, de querer fazer melhor, como iríamos nos tornar pessoas melhores?

Vou me esforçar! Mesmo que eu não consiga fazer tudo o que quero, alguma coisa conseguirei melhorar. Afinal, meu filho merece!!!

4 comentários:

  1. Ju, escreve aqui como seria sua rotina ideal com o Pedro, de acordo com os horarios das mamadas, quew escrever ajuda a dar a iniciativa necessaria pra voce seguir alem de ficar mais ffacil de visualizar as coisas. tipo:
    6h mama
    9h mama
    12h mama
    e continua por ai... Ve quanto tempo ele fica acordado entre uma mamada e outra, observa quanto tempo ele demora pra ficar cansado (irritação, choro e as vezes ate a impressão de ele ficar aceso de repente são sinais de sono) e coloca o banho entre a mamada das 18h e 21h - de forma que voce crie um ritual de sono pra ele ao anoitecer. Assim quando ele ja tiver seus 5 meses, 6 meses, voce possa ensina-lo a dormir a noite toda. Quanto antes voce ja se acostumar a seguir essa rotininha com ele - pode ser o J por exemplo que da o banho quando chega por exemplo - mais facil vai ser depois quando voce for tirar as mamadas da madrugada.

    to te devendo uma visita. voce vai estar em casa na quarta feira?

    ResponderExcluir
  2. Menina, se todas as mães tivessem um décimo da preocupação e dedicação que vc tem com o pedro, esse mundo estaria salvo. Relaxa que vc é das melhores mães que já tive notícia. Fica com Deus.

    ResponderExcluir
  3. Dizem que o mundo foi alavancado graças aos bipolares...que não se contentam em ser menos que os melhores...rs

    ResponderExcluir
  4. juliana,
    sabe o q eu acho...q hj em dia a gente tem muuuuuuita informação (alimentação, sono, desenvolvimento do bebê, etc etc etc), o q por um lado é bom, mas por outro, faz com q a gente se cobre demais em fazer td (supostamente)certo...pense em como nossas mães, avós e etc criaram os filhos, elas nem pensavam em métodos para estimular o desenvolvimento do bebê...nem se as mamadeiras eram BPA free...nem nada, hehehe...e ñ eram mães piores por isso...

    gosto mto do seu blog pela maneira como vc assume sem medo seus sentimentos e a realidade em relação a maternidade, q sabemos, ñ é o mundo cor de rosa q muitos pintam...

    bjs

    ResponderExcluir

Muito obrigada por passar por aqui!
Seu comentário será moderado antes da publicação. Se você não quer que ele seja publicado, avise. Se preferir, me envie um email com seu comentário, para conversarmos no privativo.