terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Uma nova profissão/ocupação além de mãe?

Há quase 7 semanas estou sem trabalhar e praticamente há um ano não apareço no laboratório. Tenho sentido uma vontade imensa de estudar, de fazer algo útil que seja mais intelectual. Afinal, amamentar, trocar fralda, dar banho e afins, é muito útil! Já comentei aqui que apesar de ter me formado em fisioterapia, há algum tempo já estava trabalhando apenas na empresa que tenho com a minha mãe, cuidando da parte financeira. O que ainda não contei é que a nossa empresa está mudando um pouco de rumo, vamos passar a importar. Meu pai já é bem experiente nesta área, mas não posso contar com ele para me ensinar (falta tempo e talvez falte paciência para ambos). Então, no final do ano, um pouco antes do Pedro nascer, entrei em outra crise "vocacional".

Meu pai tem muita confiança em mim para fazer a empresa dar certo. Apesar de ele também me apoiar na decisão de fazer outra faculdade, fica bastante evidente que ele também tem expectativas a meu respeito. Meu irmão trabalha em uma área bem diferente e não assumiria a empresa do meu pai (importadora também). Eu, até então, nunca pensei em, de fato, fazer isto. Não achei que precisasse pensar nisto. Mas agora, com a minha empresa também sendo importadora, percebo que estou indo para este caminho.

Analisando a minha situação de formada frustrada e, agora, também mãe, como eu poderia deixar uma oportunidade de trabalho certa com a autonomia de horários que eu preciso para dar atenção suficiente ao Pedro e a mim mesma, com pessoas que me compreendem? Além disso, investindo nesta empresa, eu garanto meu futuro (e presente) e posso fazer outros cursos e alimentar as minhas paixões, como escrever. Posso também acabar o meu mestrado e estudar a possibilidade de trabalhar como voluntária em bancos de leite ou outros locais orientando mães sobre amamentação (uma nova paixão que adquiri no tempo no hospital).

Pensando assim, só uma louca para deixar tudo isto de lado, certo? Então, como não entendo nada de importação e não posso depender do meu pai e do funcionário dele e estou com comixões para estudar, vou fazer um curso à distância do SENAC sobre comércio exterior. Começo dia 09 de fevereiro. Não vejo a hora!

Espero do mais profundo do meu coração e do meu ser que eu curta a área de importação e exportação e que eu realmente consiga me envolver bem nela e administre com satisfação e eficiência a empresa. Espero também que eu consiga saciar as minhas novas paixões não sentindo frustração por não tê-las como meu "ganha pão".

Meu marido sempre me cantou esta bola, mas talvez eu não tivesse cabeça para entender bem a situação no momento. Ainda sinto um pouco de medo de repetir os mesmos erros fazendo algo por que não tenho paixão, mas em paralelo, cresce em mim uma grande vontade de aprender a gostar da nova área e uma atração pela responsabilidade de assumir seriamente uma empresa.

Que 2011 continue trazendo muitas surpresas, superações e sucessos!

6 comentários:

  1. boa sorte! conta do curso com mais detalhes depois de começar!! bjs

    ResponderExcluir
  2. Conto sim, Di! bjinhos! Ah! Amei as suas dicas no post anterior. Até meu marido leu e gostou!!!

    ResponderExcluir
  3. Ju,

    Te digo q pode ser uma das melhores coisas q vc vai fazer por vc e pelo pedro!

    Tenho pensado bastante a respeito disso, e, com certeza, qdo voltsar pra clinica, voi por uma pessoa pra dividir comigo os pacientes, pra ter uma flexibilidade maior no meu horario pra poder estar mis com a pequena!

    boa sorte!

    bjbj

    ResponderExcluir
  4. EU SOU FORMADA EM EDUCAÇAO FISICA, E CURTO MUITO MINHA PROFISSAO.. AI RESOLVI O ANO PASSADO RESOLVI FAZER DIREITO, E TO NA FACU, QUERO CONCILIAR AS DUAS PROFISSOES, E GANHAR MAIS TBM NEH, AFINAL, AGORA TNEHO UMA BEBEZAO PARA SUSTENTAR, ENTAO EU APOIO SIM SUA DECISAO DE TER UMA PROFISSAO ALEM DE MAE, RS... MESMO QUE ESSA SEJA PESADA E GRATIFICANTE...

    BJUS

    ResponderExcluir
  5. Estudo a distância. Fiz em 2010 e foi extraordinário. Nada melhor do que angústia transformada em metas. Estamos felizes por você.

    ResponderExcluir

Muito obrigada por passar por aqui!
Seu comentário será moderado antes da publicação. Se você não quer que ele seja publicado, avise. Se preferir, me envie um email com seu comentário, para conversarmos no privativo.