sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Será que ele vai preferir a mamadeira?

Hoje, 07/01, meu filho mamou! Finalmente! O jejum foi liberado ao meio-dia, 5mL do meu leite em uma mamadeira para avaliar se o Pedrinho suga bem. Fiquei muito ansiosa! Às 11am tirei o leite que seria enviado para ele. Corri para a UTI para, pelo menos, acompanhar a primeira mamada do meu filho. Um pouco depois de meio-dia, o leite chegou, mas, por um erro de digitação na prescrição, veio na seringa ao invés de na chuquinha. A técnica em enfermagem Dora sabia que o leite não seria dado por sonda, então foi confirmar com a médica. Corrigida a informação no sistema, a Dora foi até o Lactário pegar a chuquinha. Eu já estava bem ansiosa, mais do que o próprio Pedrinho!!!

Eu não pude dar a chuquinha, mas fiquei ao lado dele, observando atentamente as suas reações. A princípio, quando a Dora sentou o Pedrinho, ainda na incubadora, ele abriu o berreiro. Depois que ela aproximou o bico da chuquinha à sua boca, ele entendeu o que era e sugou como quem quer sugar o mundo!!!! Pena que só eram 5mL. Logo a alegria dele acabou. De volta ao berreiro! Como percebeu que não adiantou muito berrar, dormiu.

Às 3pm, hora da ansiedade maior: ele estava liberado para o peito. Uma hora antes passei no Lactário para esvaziar o peito direito e amolecer um pouco o esquerdo, que seria dado para o Pedrinho. Se o peito está muito cheio, atrapalha a sucção. Já na UTI, super ansiosa, a Dora confirmou com o médico se poderíamos tentar o peito. O médico autorizou. Disse que seria bom para a mãe e bom para o bebê. Com muita emoção recebi o Pedrinho no meu peito. Foi difícil ele entender o que era. Precisamos estimular muito. A Dora usou uma luva e fez um estímulo com o dedo na boquinha dele. Ele sugou o dedo. De volta ao peito, parou de sugar. Colocamos a chuquinha, e ele sugou. De volta ao peito, parou. Fiquei triste. Comecei a questionar se ele nunca pegaria meu peito.

Depois de meia hora tentando, o Pedrinho dormiu. Liberaram a entrada dos pais na UTI e meu marido pode dar muitos cheiros e beijos nele e vê-lo no peito. Por alguns segundos, depois de muita conversa e estímulo, o Pedrinho sugou. Sugou rapidinho umas 4 vezes e dormiu de novo. Ai que tristeza! Mas tudo bem, vou estimular sempre e insistir, porque, serei sincera, estou com muito medo de ele preferir a mamadeira do que meu peito.

Conversando com minha amiga neonatologista e com meu marido, achamos importante, neste primeiro dia de aleitamento materno, fazermos um intensivão. Então, virei ao hospital em todos os horários da tarde, noite e madrugada. A rotina vai ser dura, os próximos horários serão: 18h, 21h, 24h, 03h e 06h, continuando de três em três horas. Pelo menos hoje porque o Pedrinho precisa saber que é muito melhor tomar o leite diretamente na fonte!

3 comentários:

  1. hum....
    vai ser duro mesmo esse intensivo, mas com certeza vai valer a pena, o Pedro vai sugar sim, eja tem previdao de quando ele vai para casa com vc juliana....

    bjus

    ResponderExcluir
  2. Ju, torço pra que de tudo certo. Acostume-se com as mamadas de 3 em 3 horas, elas serão suas companheiras por mais uns meses, rs Seja no peito ou na mamadeira, o importante é o Pedro ficar bem, lembra? Amamentar e otimo e da uma sensação unica em mãe e filho e torço que voce passe por isso. Mas torço tambem que voce seja forte e sabia para entender se for preciso que a mamadeira não é uma vilã e sim uma aliada quando necessaria. E que logo, mais logo do que voce gostaria tera que retomar seu tratamento. Voce não sera menos mãe se ele não mamar no peito - voce ja mostra todos os dias que é uma mãezona, lidando com uma situação que mãe nenhuma sonha em passar. Seja forte, sabia e carinhosa. Saiba que se o Pedro dorme ao mamar é por que ele sabe quem voce é e confia plenamente em voce e relaxa, se sentindo seguro. E ele vai sentir isso sempre, seja no peito ou com a mamadeira, ok? Por que voce é mãe dele, ele sabe, ele sente! E nada vai mudar isso. Cuide-se, insista muito, continue tirando o leite e dando a ele, insista na pega - se precisar deixe ele chorar um pouquinho, abrir bem a boca e sentir a diferença quando for voce que atende-lo. E atenda sempre! Sou a favor da livre demanda sim, do livre carinho, do colo livre, dos mimos, de demonstrar o amor sempre.
    torço, força, bjs

    ResponderExcluir
  3. Ju,
    Tenha bastante paciencia que vai dar tudo certo!!!
    É claro que ele vai pegar seu peito, é só acostumar pois é tudo novo!!
    E que boa notícia ele estar liberado para mamar na fonte!!
    Bjos!!!

    ResponderExcluir

Muito obrigada por passar por aqui!
Seu comentário será moderado antes da publicação. Se você não quer que ele seja publicado, avise. Se preferir, me envie um email com seu comentário, para conversarmos no privativo.