quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

A experiência de amamentar...um plástico e como doar o seu leite


Dia primeiro de janeiro, um pouco menos de 48 horas após o parto, fui liberada para tiar o leite. Meu filho ainda estava em jejum, então, teria que ordenhar o leite e guardar para quando ele fosse liberado. Apesar de saber que não iria dar o peito ao meu filho, o que deve ser uma experiência única, fiquei animada para começar a estimular a produção.

Fui ao banco de leite do hospital às 9am. Recebida pela técnica em enfermagem, Valquíria, recebi todas as orientações de como fazer o processo. Primeiro, ao chegar no banco de leite deveria passaar álcool em gel nas mãos para começar a desinfectar. Depois, vestiria avental, touca e máscara e lavaria as mãos com uma bucha especial que tem na outra face uma escovinha. Essa lavagem precisa ser feita até os cotovelos (com a bucha) e nas palmas das mãos e unhas, usando a escovinha. De posse do pano verde, da ordenha e mamadeira, era hora de aprender realmente a tirar o leite.

Existem dois tipos de ordenha: a manual e a elétrica. No banco de leite existe a elétrica. Então, sentadinha à frente da máquina, um pouco ansiosa e louca para aprender mais sobre amamentação e ordenha, ouvi atentamente as orientações da Val. As primeiras instruções foram práticas: massagear o peito em círculos em direção à aréola; limpar os bicos e aréolas com algodnao molhado em água destilada e, por fim, a gotinha (espremer para sair uma gotinha que será desprezada).

Que emoção! Saiu a gotinha!!! Talvez os homens não entendam esta emoção, nem as mulheres que não tem e não pensam ainda em ter filhos. Ver brotar do seu próprio corpo o alimento exclusivo para seu filho, que vai suprir todas as necessidades dele por pelo menos 6 meses, é indescritível!

Após os três passos, era hora de colocar a ordenha no peito e iniciar a estimulação que consiste em três vezes de três minutos em cada peito. Alguém estudou e descobriu que desta forma o cérebro entende que a mãe está amamentando o bebê, então, inicia a produção de leite. Claro que no primeiro dia eu só molhei a ordenha! Não acumulei nadinha de nada de leite na mamadeira acoplada na ordenha. Mas não fiquei frustrada, este é o processo normal.

Acho que todas as mães deveriam usar uma ordenha para ver como funciona a amamentação. É importante saber que no começo não sai nada, mas isso serve, além de fazer o cérebro enviar sinais para iniciar a produção, para o bebê aprender a sugar. Imagina se o bebê aprendesse a sugar em um peito cheio de leite! Ele iria se afogar, chorar, e não ia aprender nada.

Fiquei muito feliz de poder fazer tudo certinho para preparar meu corpo para o Pedrinho. No segundo dia, eu estava de alta e poderia tirar o leite no hospital ou em casa. Como no horário da próxima retirada eu não tinha como ir para o hospital, utilizei uma ordenha manual. Foi um pouco caótico pois fomos do hospital direto para a casa de uns amigos para almoçar. O almoço demorou e o horário da ordenha chegou e eu tinha apenas a mamadeira fornecida.

Fiquei muito preocupada. Queria tirar o leite conforme fui orientada: de três em três horas, sem a necessidade de tirar de madrugada. Falei com meu pai que estava na hora e ele prontamente foi a uma farmácia e comprou uma ordenha manual e sabonete antibactericida. A dona da casa tinha touca e máscara e me emprestou duas toalhas. Fervi a ordenha (após ferver, para esterelizar, a ordenha fica quinze minutos ainda na água com o fogo ligado) e esperei ela secar sozinha (isto foi um parto, mas depois aprendi que é só sacudir assim que tirar da água que ela seca rapidinho sem usar pano). Lavei as mãos, me paramentei e comecei.

Usar uma ordenha manual exige força! Mulher que tira leite assim não tem flacidez nos braços, com certeza!!! Mas com a prática, fica mais fácil. Nesta primeira vez, com ordenha manual, acho que tirei uns 10mL de colostro. O leite retirado em casa precisa ser armazenado no freezer ou congelador e depois, levado congelado e bolsa térmica de plástico para o hospital.

Hoje, já tiro 50mL na ordenha manual e 80mL na elétrica. Fico muito satisfeita de ver que a estimulação funciona e que, querendo, qualquer mulher saudável consegue ter leite. Meu leite já foi pasteurizado pelo hospital e está à disposição do meu filho. Ele ainda está em jejum. Hoje será o último dia. Não vejo a hora de poder colocá-lo no peito, mas ainda vai demorar uns dois dias, já que o cirurgião quer ter certeza de que ele suga e precisa acompanhar a quantidade de volume que ele ingere, e isto, só usando uma mamadeira.

Toda vez que visito o Pedrinho ele faz bico procurando o peito. Não sei se é o meu cheiro, mas o bichinho está doidinho para mamar. Ele está com alimentação parenteral na veia, que garante a ele todos os nutrientes de que precisa, mas peito, nada substitui e até meu bebê de 7 dias sabe disso. Então, se você tem um bebê, amamente. Se você acha que seu leite secou, procure um médico ou outro profissional da saúde que entenda de amamentação e possa te ensinar a estimular a produção. Existem também remédios e chás próprios para isso. Não desista! E se você conhece alguma mãe que quer desistir de amamentar, tente encorajá-la. Hoje, eu amamento apenas um plástico mas já me sinto feliz pois sei que o que estou fazendo é em prol do meu filho e também em prol de outros bebês, pois autorizei a doação do leite que meu filho não precisar.

Se você tem interesse em doar o seu leite, entre em contato com um banco de leite. Eles geralmente dão todas as instruções necessárias, fornecem o frasco e retiram no local.

Clique e veja:


Endereços de hospitais com banco de leite
Hospital do Servidor Público geralmente tem estoque de leite baixo, saiba como ajudar

ps: a foto foi retirada do primeiro site linkado acima

8 comentários:

  1. Ju.. vc vai ver quando o Pedrinho "abocanhar a teta"..rsss é um momento mágico para nós mães...
    Que ótimo que vc está conseguindo tirar bastante leite.. isso é ótimo.. eu adorava ser vaca leiteira..rss

    bjs
    Jacke

    ResponderExcluir
  2. Linda história!
    Breve o Pedrinho estará tomando esse leitinho aí e muito mais do que os 80ml que você já produz.
    Beijão

    ResponderExcluir
  3. Muito legal essa partilha da sua experiência!
    Com certeza vai gerar muitos frutos p/ mamães e futuras mamães!
    Que Deus abençoe essa nova família!!!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  4. Ju, não consegui ler tudo pq estou numa merda de internet 3G pré paga! Mas estou aqui torcendo pelo Pedrinho! Ele é lindo!
    Beijoooo

    ResponderExcluir
  5. Juliana,
    Que benção!
    Nossa, fiquei muito feliz quando ao abri o meu blog vi nas prévias sua postagem. Entrei correndo para ler e fiquei muito feliz em ver o quanto vc está bem e o Pedro é lindo!!!!!
    Deus abençoe muito você nesta nova fase de sua vida!
    Parabéns....

    ResponderExcluir
  6. Ju, que post mais lindo!
    Um exemplo de verdade!
    Logo ele estará grudadinho no seu peito!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  7. Ju
    Como estão vocês?
    O Pedrinho já está em casa?
    Mande noticias estou com saudades.
    Beijos

    ResponderExcluir

Muito obrigada por passar por aqui!
Seu comentário será moderado antes da publicação. Se você não quer que ele seja publicado, avise. Se preferir, me envie um email com seu comentário, para conversarmos no privativo.