sábado, 20 de novembro de 2010

Sentimentos nostálgicos depressivos ou fase de mania?

Acho que as minhas melhores recordações se passaram no verão ou, pelo menos, em dias quentes! Desde que iniciei o meu repouso, tenho acordado com sentimentos nostálgicos, uma sensação gostosa, talvez proveniente da infância ou de algum momento bem feliz da minha vida. É como se fosse uma lembrança sem rosto. Acordo alegre, leve e tudo parece estar no lugar certo. Não que eu não esteja feliz, mas é algo que vai além do real.

Mas, depois de quase 15 dias de "Poliana", achando tudo lindo e maravilhoso, a desconfiança começa a aparecer. Agora mesmo estou com essa nostalgia, mas desconfiando. Parece algo que talvez eu tenha sentido em um primeiro dia de aula (quando isso ainda era excitante!) com material novo, caderno lisinho, mochila arrumada, reencontro dos amigos... Apesar de ser um sentimento feliz, já está me irritando. É como se essa sensação não fosse minha.

Não sei se alguém entende o que estou sentindo. Vou fazer um paralelo com a vida high-tech para explicar melhor. É como se a gente pudesse pegar nosso computador ou celular, abrir um site e escolher qual sentimento fazer download. Uma vez a "felicidade" baixada no seu dispositivo, ela seria transferida via Bluetooth para seu cérebro. Mas, ao mesmo tempo que você "roda" o "aplicativo felicidade", você tem plena conciência de todos os outros sentimentos "não digitais" que permeiam o seu sistema. Entendeu?!

Por um momento penso que isso pode ser uma fase de descompensação. Talvez aquela alegria da fase de mania, mesclada com algum auto-conhecimento. Ou talvez seja uma fase depressiva, nostálgica, confundindo meu cérebro com uma enxurrada de sentimentos passados. Vai saber! Eu não sei. Mas vou tentar continuar vivendo os meus dias nostálgicos sem ficar louca!

6 comentários:

  1. Bom dia Juliana!
    Fico muito feliz em saber que posso contar com sua ajuda,sempre sou procurada por mulheres bipolares que sempre acham que não podem engravidar. Vim pedir a você que crie um link-me seu para eu colocar no meu blog, assim basta elas clicarem que ja vem direto para seu blog. Saiba que também pode contar comigo sempre.
    Abraço muito carinhoso em você e no Pedro!
    Bjim
    http://mensagensdemulher.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Se conselho fosse bom, não era dado e sim vendido, mas não custa né?

    Acho que estes sentimentos vem da gravidez também, no seu caso aumentados em função da bipolaridade... Então tenta aproveitar! Eu queria estar me sentindo feliz agora, mas infelizmente não estou... Estou numa luta parecida com a sua, mas ao contrário: tentando lidar com uma ansiedade louca que me deixa triste, triste... então curta! E tente não racionalizar muito..rs..

    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Ju, eu me sentia assim tambem. Mesmo. E eu abracei. Varias memorias foram voltando pra minha consciencia, coisas boas, as vezes nem tanto, e eu sempre com essa sensação de andar nas nuvens.
    Eu abracei pois entendi como uma forma de sintonia - a felicidade, de fato, não era minha, mas outra pessoinha crescendo em mim. E essa sensação me possibilitava fazer esse resgastes de memoria, eu acredito, serão importantas na vida deles, nossos filhos. Mas não pelo fato mas por como nos sentimos naqueles momentos. Assim, se prestarmos atenção, vamos estar mais bem preparadas pra lidar com o crescimento e não apenas o nascimento.
    boa sorte, se voce não começar a ficar triste, so curte que é uma viagem legal.

    ResponderExcluir
  4. Ju, deu pra entender perfeitamente sua explicação!
    Mas aproveite, é melhor ter dias bem felizes do que ser atacada pelos hormônios do chororô!!
    Bjinhos!

    ResponderExcluir
  5. Ju! Perfeita sua analogia! Acho que muito disso vem dos hormônios da gravidez também ,como disse a Maya.

    Eu estava numa fase ótima, sem choradeiras, mas há 4 dias que tá fogo! Choro por tudo, até em propaganda de margarina!

    Acho que tem a ver coma bipolaridade tb, mas tenta aproveitar os momentos felizes, pq eles valem muito!!!

    bjs em vcs 2!

    ResponderExcluir
  6. Como esposo de uma bipolar, meu sonho de consumo é ver esposa feliz ... Sempre aproveito os bons períodos para renovar as forças e aproveitar...porque eles se revertem inesperadamente, de forma muitas vezes arrasadora...
    como já escutei...os momentos péssimos passam...e os excelentes também. Talvez o melhor seja em uma situação ou em outra, é não estar só ... e poder compartilhar o bom e o mau dia com pessoas que sejam cúmplices.

    ResponderExcluir

Muito obrigada por passar por aqui!
Seu comentário será moderado antes da publicação. Se você não quer que ele seja publicado, avise. Se preferir, me envie um email com seu comentário, para conversarmos no privativo.