quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Irritada ao invés de ansiosa - 32a semana

E finalmente saímos da 30/31a semana. Estas duas semanas para mim foram eternas. Hoje, começa a 32a, mas, sinceramente, as coisas vão continuar iguais...

Cheguei a um ponto da gravidez em que não há novidades. A barriga já está evidente há algumas semanas e parece que agora só estica. O bebê continua se mexendo desde a 18/19a semana. A pressão baixa, moleza e sonolência continuam, quer dizer, pioraram com esse calor, mas isso não é novidade boa. O sono continua sendo uma surpresa, uma noite durmo, na outra rolo. A maioria dos preparativos já está sob controle: quarto com berço, cômoda e armário, chá de bebê feito, mala da maternidade pronta. Enfim, o marasmo chegou.

Não pensem mal de mim, por favor! Não estou indiferente ao nascimento do Pedro estar mais perto, mas sempre fui uma pessoa dinâmica, que depende de novidades para sobreviver. Isso já foi assunto de muita terapia e até uma descoberta que justifica porque não posso trabalhar em uma mesa de escritório, todos os dias, horário comercial, fazendo a mesma coisa. Apesar de ser vital para mim ter uma rotina todos os dias (entende-se: organização de horários), essa outra rotina (entende-se: fazer sempre a mesma coisa) me mata. E senti que há umas 3 semanas entrei na rotina que me mata.

Estou ficando até irritada com essa situação. Queria pelo menos estar com um ritmo bom de trabalho, mas nem isso. Trabalhei na sexta e ontem. Estava bem empolgada! Acordei às 6 e não dormi mais (primeiro grande erro). Então, resolvi levantar. Tomei café, tomei banho, fui na feira com meu marido, tomei dois caldos de cana (segundo grande erro), deixei meu marido no trabalho e fui para o escritório. Foi a pior coisa que fiz. Fiquei sonolenta e com uma moleza indescritível até depois do almoço. Era algo incontrolável e irritante. Tinha esquecido que caldo de cana baixava a minha pressão. Desastre óbvio: sono + pressão baixa = baixíssima produtividade e zero de concentração.

Queria muito entrar em um ritmo de trabalho de novo, me sentir mais útil, ver mais pessoas, fazer mais coisas, me distrair. Mas meu corpo não me acompanha mais. Os 12kg a mais estão pesando o triplo. A concentração está ficando estranha. E, para piorar, só tenho autorização para dirigir por mais 2 semanas. Depois destas semanas, não sei o que será de mim.

Acho que esta sensação só pode ser da bipolaridade. Porque estar irritada a 9 semanas do nascimento do seu filho não deve ser normal. Tanto que às vezes esqueço até de conversar com ele, de curtir mais ele e a barriga. Parei de curtir as roupinhas e o quartinho. Ainda não revesti a parede com o tecido, ainda não comprei a poltrona. Me preocupei com as malas da maternidade e só.

Além da irritabilidade, agora que coloquei tudo isso em palavras, bateu uma "pena de mim mesma". Queria ter a fórmula para mudar essa sensação. E por mais estranho que pareça, aquela nostalgia gostosa ainda está ativa. Vai entender...

11 comentários:

  1. Oi Jú!!
    Acho que te entendo, é uma fase, eu também preciso as vezes, ou quase sempre de uma novidade, até mudar os sofás de lugar me trás um alívio!
    Fica bem!!
    Te atualizarei dos trabalhos em breve!!
    bjos

    ResponderExcluir
  2. Ju, não sei nem o que te dizer... Eu estou aqui tentando controlar minha ansiedade exatamente porque passo o oposto. Tenho tanta coisa pra fazer que sei que não vai dar tempo, e não sei o que priorizar. Quando sei (ontem, por exemplo) estava me sentindo tão cansada que não consegui fazer nada... Já não posso dirigir e dependo das pessoas pra me levar pra lá e pra cá com a agravante de que tenho muuuuuito o que fazer...Estou tentando me controlar, mas é duro, né? Uma coisa que me ajudou dia destes foi fazer pequenos trabalhos manuais, embalar as lembrancinhas (fazendo laços caprichaaaaados) e recortar os moldes dos mimos que seriam dados no meu chá de bebê (que foi cancelado, snif....). Pensa em alguma coisinha que vc possa fazer pra tentar te tirar o ciclo da irritação...

    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Ju, essa fase da gravidez é uma que tem cara de final mas ainda falta muito pra ser final. Imagino que o Pedro ja deve ter te dado uns socos nas costelas fortes a ponto de voce ficar sem ar e, se ele ja estivesse do lado de fora, talvez levasse um "Pedro! Cuidado!" um pouco mais alto que o de costume.
    Sei como voce se sente, não tive a pressão baixa mas tive hipoglicemia e isso foi o que acabou comigo no fim da gestação. Quando passei da 37 semana ja estava arrancando os cabelos!
    Enfim, é chato mesmo. E, ja que voce pode sair, mesmo que a partir da 34 semana so acompanhada de alguem que dirija pra vc (tb sei o quanto é horrivel essa dependencia, lembre então que é um aprendizado) fazça programinhas lights - saia pra almoçar, va ao cinema, ao teatro. Aproveite o tempo na internet e compre a poltrona de amamentação.
    Faça uma lista com tudo o que voce tem, coloque aqui e deixe as pessoas palpitarem se falta alguma coisa.
    Se cuide, força na peruca, que por mais que a irritação venha, e tudo possa incomodar e voce querer que isso passe logo, saber que o Pedro nascera bem e saudavel vai compensar tudo. ^^

    E se seus pensamentos começarem a ficar muito repetitivos, AI SIM, fale com seu medico. O segredo aqui, é se o pensamento fica muito repetitivo e voce não consegue evitar. Se voce esta assim, ai e mais provavel de sar a bipolaridade batendo a porta e voce deve falar com seu medico pra ele te ajudar a melhorar e voltar a curtir as ultimas semanas.

    ResponderExcluir
  4. Amiga , sei como se sente , no final da gravidez nos sentimos mais limitida e a rotina relmente acaba com qualquer uma .Mais logo seu piponho nascerá e com certeza rotina nunca mais .
    beijoss

    ResponderExcluir
  5. Ju, que tal se distrair com oq falta?
    Vá colocar o tecido.. chame alguem pra sair a caça de poltronas!!
    Saia de casa com alguém, fazer as unhas, ir ao cinema.. isso costuma me distrair bastante!
    isso vai passar!
    bjos

    ResponderExcluir
  6. Nunca estive "grávido"...mas...penso que o desconforto final é uma providência Divina. No final, você não está mais preocupada com parto normal ou cesária...só quer logo que ocorra o nascimento...um ponto final. Ou um ponto inicial?!

    ResponderExcluir
  7. Aff!!! nem me fale.. esse post ai parece q foi scrito p mim.. estou aqui de repouso de novo..
    não suporto ficar parada.. q tédio viu.. mais vamos buscar força no nosso intimo e vencer todos esses obstáculos...

    bj

    ResponderExcluir
  8. Jú,
    Todos os outros te disseram muitas coisas referente ao estado ligado com a maternidade.
    E como não sou mãe, mas eu queria te dizer algo que vc colocou no texto: queria me sentir útil.
    Este texto foi MUITO ÚTIL para mim que estou hoje me sentindo assim, com pena de mim e ao mesmo tempo culpada.
    Seu texto me acolheu.
    Deus continue te abençoe e cuide de vocês.

    ResponderExcluir
  9. Kika, obrigada pelo coment! É muito bom ver que de alguma forma expressar os meus sentimentos aqui no Blog tem ajudado algumas pessoas, como vc! Bjinhos! Deus te abençoe tb!

    ResponderExcluir
  10. Ju! nao é so pela bipolaridade essa irritacao... eu estou demais irritada, fora do meu controle e do meu normal, e toda hora digo pra Duda que nao é com ela...

    Tenta relaxar, pensar em coisas diferentes, ver um bom filme, ler um bom livro... nao é facil , eu sei, mas ajuda mto!

    bjs pra vcs 2!

    ResponderExcluir

Muito obrigada por passar por aqui!
Seu comentário será moderado antes da publicação. Se você não quer que ele seja publicado, avise. Se preferir, me envie um email com seu comentário, para conversarmos no privativo.