domingo, 22 de agosto de 2010

E foi de coração (sobre o aniversário)

Acabo de chegar da minha festa de aniversário! São 1:22 da manhã e estou muito feliz e satisfeita. Mas não estava assim no começo do dia.

No ano passado fiz uma festa no salão do meu prédio para umas 50 pessoas para comemorar meus 27 anos. Juntei o dinheiro que tinha e o que não tinha e fiz questão de reunir toda a família e muitos amigos. Estava super animada com a festa! Decorei o salão, comprei pães, frios, docinhos, bolo, balas. Coloquei um vestido bem bonito e me decepcionei. Contei sobre essa festa, em um desabafo curto, no Blog Ju Que Escreve. Moral da história: seja seletiva. E foi o que fiz neste ano.

Independente da astrologia, considero este ano um ano de mudanças e escolhas. Decidi ter filho, decidi mudar completamente de área, escolhi escrever mais, e, talvez a mais difícil decisão, decidi ser seletiva com relação às companhias. Sei de pessoas com laços de sangue que falam mal de mim pelas costas e pela frente, e não só de mim, como da minha mãe, pai, cachorro, periquito e afins. Tenho carinho por todos. Mas cansei de ser a "boba" que engole tudo.

Por isso, neste ano, chamei apenas as pessoas mais próximas de mim. Parte da família, amigos de infância, um casal de vizinhos que é super querido e as primas por parte do meu marido. Fiquei ansiosa. Será que seria uma boa escolha? Mas e se...? E se? E se...?

"E ses" à parte, a festa aconteceu. Foi íntima, foi feliz, foi agradável. Quando vi, estava em uma rodinha com as primas do J, os vizinhos, uma amiga de infância e meu primo. Pessoas que não teriam nada a ver, conversando empolgadíssimas sobre Hary Potter, música, outros livros e cinema.

Antes dos parabéns, li um poema que escrevi dizendo um pouco o que cada um ali significava, e enquanto cantávamos "parabéns" tive certeza de que aquela tinha sido a melhor festa até hoje que já tive na vida! Com convidados que só querem o meu bem, e mais nada.

28 anos

Nestes 28 anos,

Fui construída com os melhores tijolos:
Força da avó
Teimosia (persistência!) do avô
Coração do pai
Intelecto da mãe
Geniosidade (nos dois sentidos!) do irmão
Amor e preocupação dos tios

Tijolos unidos pelas melhores ligas:
Amor e incentivo do marido
Carinho e boa música dos primos de sangue
Diversão, cultura e bons gostos das primas do coração
Bons papos e ótimas companhias dos vizinhos
Saudades e boas memórias das amigas de infância

Tijolos prumados por Deus.

Tijolos erguidos pelas minhas mãos, pelos meus passos,
pelos meus erros, pelos meus próprios sonhos

Mas com um pedaço de cada um.

7 comentários:

  1. Que lindo o seu poema Ju!! Aposto que todos gostaram!
    Concordo com vc sobre se rodear de pessoas que querem nosso bem! Tudo fica mais gostoso!
    E toda família é mais ou menos assim.. sempre tem um pedacinho meio podre rsrsrs
    Bjos!

    ResponderExcluir
  2. Aiii acabei de ver as fotos da barriga!! Tá linda amiga!!

    ResponderExcluir
  3. que lindo seu poema...acabei de me render ás lágrimas que estão me rodeando desde ontem a noite...essa coisa de ser bipolar mexe mesmo com a gente. Tive uma semana típica de mania, aliás, parecia mesmo o Taz Mania, fazendo, acontecendo, ultrapassando meus limites físicos e intelectuais, e ontem, bem ontem que esperei a semana toda para chegar estava vendo as ruínas do meu humor se desmoronando.O engraçado é que isso não é uma coisa transitória como acontece com a maioria das pessoas, é do nada, como se uma peça de teatro acabasse e é chegada a hora de erguer a cortina...desculpe o desabafo...que bom que teve um ótimo aniversário!!!! tenha um grande dia..bjo

    ResponderExcluir
  4. Achei muito bacana o seu blog. Gostei da ênfase no assunto da gravidez porque, se olharmos de perto, a impressão é que nunca somos perfeitas para isso, bipolar ou não. Neste campo, acredito que todas somos parecidas!
    Parabéns!
    Josi

    ResponderExcluir
  5. Ju, mais uma vez parabéns pelo aniversário e pelo poema. Agora, me diga uma coisa, quem é que tá falando mal do cachorro?!!!! Do cachorro NÃO!!! Beijos, @JoelMaratonista

    ResponderExcluir
  6. Adorei o poema Ju!!! Parabéns ! E Parabéns pelo aniversário e pela escolha. Já fiz como vc, me arrependi por me cercar de pessoas que não mereciam estar ali, nas redondezas. Acredito que principalmente no nosso aniversário temos que estar próximos das pessoas que nos fazem bem, e só. No nosso aniversário temos autorização para ser um pouco egoístas e pensar só no nosso bem!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  7. Obrigada a todos pelos comentários e pelas palavras de incentivo! Realmente foi uma ótima decisão! A gente precisa ter mais coragem de lutar pelo que achamos que é certo, talvez, pensar mais pelo coração do que pela razão que está cheia de "e se"!

    ResponderExcluir

Muito obrigada por passar por aqui!
Seu comentário será moderado antes da publicação. Se você não quer que ele seja publicado, avise. Se preferir, me envie um email com seu comentário, para conversarmos no privativo.