sábado, 28 de agosto de 2010

Auto-conhecimento e coragem pro Pedro

Vai entender! Hoje é sábado e eu acordei às 9am! Disposta e feliz. Mas achando impressionante essa minha capacidade de dormir até às 11am em dia de semana e agora, que eu podia dormir até às 3pm se quisesse, acordo às 9am.

Acordei com a barriga super tensa, esticada. Tem ficado assim com regularidade. E aparece uma bolotinha em algum canto do baixo ventre. Achei que fosse a cabeça do Pedrinho, mas riram de mim quando eu falei isso... Ué? Não pode ser isso?

***

Parei de tomar meus remédios. Vou voltar hoje. Uma diferença que senti foi que tenho tido com mais frequência aquelas sensações de "aperto no peito" e angústia, além do sono ter ficado um desastre. Prometo que volto a tomar tudo e espirrar o spray hoje! Aliás, vou logo ali pegar os remédios e já volto... Pronto! Kit na mão. Já tomei as gotinhas da Weleda agora vou dar um tempinho pra tomar o Floral. Já até espirrei o Rinossoro e passei hidratante nas mãos!

Engraçado essas coisas: porque deixamos de fazer o que nos faz bem? O quanto custa pingar 4 gotinhas na minha boca 4 vezes ao dia? Ou o quão sofrível será tomar 8 gotinhas em água ao acordar e ao dormir? Eu sei que um bipolar tem a grande tendência de, ao se sentir bem, parar de tomar os remédios. Mas quem disse que estou me sentindo bem? Nesses dias, consegui dormir bem apenas na noite de quinta para sexta. Isso sabendo que o spray de aromaterapia ajuda e fica na gaveta no criado-mudo...

Mas acho que isso acontece não só com essas coisas simples e práticas. Acho que posso seguir o mesmo raciocínio com algumas escolhas que já fiz na vida. Escolhas sentimentais (namorar um cara nada a ver, meio mal carater), escolha de faculdade (até hoje não sei porque escolhi fisioterapia! Se o que eu mais fazia era escrever, desde pequena e não "tratar" do joelho das minhas bonecas!!!), escolhas de amizades, escolhas de compromissos...e assim vai.

Sendo bipolar ou não, o homem tem essa mania, talvez inconciente, de aturar situações que o desgasta e chateia. Não quero isso pro meu filho. Vou tentar ensiná-lo primeiro a se conhecer. Vou tentar estimular o Pedro a valorizar o auto-conhecimento frente às opiniões dos outros. Assim, posso ensiná-lo a ter mais coragem. Acho que o sucesso pode estar muito relacionado à essa dupla: auto-conhecimento e coragem! Afinal, o que adianta ter coragem, se você não sabe o que quer, ou então, se conhecer, mas ser um medroso que não consegue tomar as atitudes corretas?

Uma amiga minha, Yara Achoa, sempre me diz que tenho coragem (tenho acreditado)! E como agora estou na fase do auto-conhecimento, acho que não vai ser difícil ensinar isso aos meus filhos!

3 comentários:

  1. Nossa, sei muito bem o que você esta falando. E, preciso admitir - sou uma medrosa!! Sou mesmo! E, depois de ter engravidado, me perdi e tenho tido que me conhecer de novo. Louco isso... Mas encaro como uma oportunidade e vou roubar uma ideia do filme avatar que acho fantastica: não e possivel encher um copo que ja esta cheio. O meu transbordou, mas agora tenho muito mais espaço pra encher ele de novo. Vou colocar um pouco mais disso ai la: auto conhecimento e coragem. ^^ bjs, bom fim d semana!

    ps: não, não cmprei, e não devo comprar, mas explico num proximo post... bjs

    ResponderExcluir
  2. Boa Ju!
    O Caminho é esse, basta encará-lo sem valorizar muito nem para mais, nem para menos...
    Simplesmente: VIVA!
    Ter coragem é isso, escrever para o mundo o que vc está sentindo. E o Pedrinho(já é certo?) vai se orgulhar muito disso. Acredite!
    Beijos
    Colucci
    @antoniocolucci

    ResponderExcluir
  3. Não te acho somente corajosa, mas muito inteligente e lógica também !!
    Parabéns pelo post !!

    Vanuza

    ResponderExcluir

Muito obrigada por passar por aqui!
Seu comentário será moderado antes da publicação. Se você não quer que ele seja publicado, avise. Se preferir, me envie um email com seu comentário, para conversarmos no privativo.