terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Padecer ou renascer no Paraiso?

Ser mãe recente e ser bipolar se confundem bastante. Neste primeiro mês, percebi que mesmo que não fosse bipolar, me sentiria assim nestes dias. Nunca vi com bons olhos o fato da bipolaridade ser "banalizada", ou seja, qualquer um achar que uma simples variação de humor já o classifica como bipolar, como se fosse legal isto. Mas, de fato, ser mãe nesta fase e ser bipolar são sinonimos.

Ontem, tivemos uma tarde e noite daquelas. Não estamos em casa. Estamos "descansando" em Atibaia. Aqui esta quente, mas durante a noite esfria, pelo menos do lado de fora da casa! Aqui dentro, como o Pedro bem sabe, fica abafado. Não sei se por isso ele tem chorado tanto. Não me parece ser cólica, porque assim que pegamos ele no colo, o choro para. Tenho trocado a fralda dele sempre após as mamadas, e quando necessário. Tenho respeitado seus horários de mamada. Então, o problema não é fome nem fralda suja.

Não sei se o calor tem irritado ele, pode ser. E não só tem irritado a ele, como a mim também, pelo que faz com meu pequeno. E das quatro da tarde até duas da manha a irritação tomou conta. O Pedro só parava de chorar para mamar, quando estava no nosso colo (isso é ruim) e para olhar a sua volta como quem diz: " Vocês ainda estão ai? Então vou voltar a chorar!". Coitado! Sei que não é isso mesmo que ele pensa, mas nessas horas, basta ser mãe para surtar.

Estou lendo "Os segredos de uma encantadora de bebes", e infelizmente, ela nao conseguiu resolver nosso problema ontem. A sua solucao e pegar o bebe no colo, acalma-lo e recoloca-lo no berco. Ah! Eu tentei! E se continuasse tentando ia repertir o processo umas 70 vezes
e temo que em algum momento estaria balancando violentamente o Pedro e praticamente jogando-o de volta no berco. E nao pense que
maes nao bipolares nao passam por isso. Ja ouvi relatos parecidos de maes sem este diagnostico. Nao sei se isso me consola ou me faz sentir pior. O que sei, é que isso me fez pensar bastante.

Ser mae é aprender a amar, aprender e exercitar o auto-controle. é superar e assumir a impotencia diante de um ser indefeso. é abrir mao de um pedaco de voce, por um tempo, para ajudar a formar um ser completo. Nao acho, no entanto, que seja "padecer" no Paraiso. Claro que sei que isso doi, e sentimos como se estivessemos padecendo! Mas acho que cabe mais dizer "adoecer" para "renascer" no Paraiso. Mas temos um conforto: realmente estamos no Paraiso! Ter filho, é materializar o amor, e isso so pode ser o Paraiso!

E voce, também acha que ser mae é adoecer para renascer no Paraiso?

ps: Desculpem-me a falta de acentuacao. Estou atualizando o blog usando um iPad e encontrei akgumas limitacoes!!!

8 comentários:

  1. Ai Ju, e fogo sim. O calor irrita qualquer um, bipolar ou não, bebe ou adulto. Recomendação? banho morno pra frio umas 3 vezes no dia - e o principal do fim da tarde. Se voce tem duvida se o bebe estacom calor tem 2 coisas que voce pode fazer - 1 e colocar a mão na nuca dele, se estiver geladinha ele esta com frio e se estiver suando esta com calor. 2 - os pés idem, se não ficarem gelados e ele não soluçar por isso, deixe-o sem meias durante o dia. As vezes o carrinho e seu balanço são boas pedidas...
    Quando voce tem duvidas sobre como deve agir se pergunte o seguinte - se uma outra pessoa tivesse que ficar com ele algumas horas do dia como voce se sentiria segura que a pessoa agisse?
    A dica do banho sempre e valida pra mãe tb, por que ninguem merece esse calor.
    de qualquer forma essa fase passa, e muito mais rapido do que de fato sentimos durante ela. mas logo o friozinho vira, as colicas cessarão e ele vai e estar sentando sozinho e distribuindo sorrisos e gargalhadas.

    E ai, ja ta pronta pra um cinematerna no fim do mes? sabadão? let me know! bjs e boa sorte...

    ResponderExcluir
  2. Oi Ju,
    Gosto muito dos seus posts. Eles me fazem lembrar de siautações que passei e que ainda passo, as vezes. Olha o "baile" que o Pedrinho tá de dando vai te ajudar muito com os próximos filhos, ou filhas. Mas adianto, um é bem diferente do outro.
    Imagino que ser mãe e bipolar não deve ser fácil. Como mãe, que sei, temos alterações de humor e sentimento constantemente. Sempre com o sexto sentido aguçado temos que "adivinhar" as aspirações do BB.
    Uma coisa eu sempre pensei desde a primeira filha: Se eu estivesse do lugar dela, o que eu gostaria? Banho, descanso, sono, fome? Sempre procurei me colocar no lugar delas. E minha mãe sempre me disse: um banho tira cansaço, mal estar, calor, nunca esteja cansada para dar esse "banho" em suas filhas pois ele pode te poupar horas de "trabalho".
    Olha Ju, por diversas vezes ela tinha razão.

    Boa sorte garota, vc tem se mostrado uma mãe forte e batalhadora. E seu filho será um grande homem.

    ResponderExcluir
  3. oi Ju, sempre leio teus posts, queria te dizer q ser mãe é isso aí mesmo! ser bipolar pode interferir, mas ja acompanhei muuuitas mães q quiseram jogar o filho "pela janela"... ou em um momento de choro extremo ter vontade de dar para a primeira pessoa q passasse na rua! normal sim! um dia o Pedro vai ser pai, e vai entender isso tbm!
    n se culpe! é normal do ser humano!
    bjão

    ResponderExcluir
  4. Oi Jú!
    Continuo na mesmo idéia dos comentários acima, banho é restaurador! Eu gosto de passar um talco (com muuuuito cuidado pra não espatifar numa nuvem, quero um talco cremoso) Eu mesma uso no pescoço e colo quando saio na rua, é muito bom!
    Em Macapá, os bebês tomam inúmeros banhos por dia, lavam no tanque, na pia do banheiro, segurando com peitinho apoiado num dos braços, raras vezes vi banheiras. Eu mesma lavava a Sophie toda vez que trocava as fraldas, o lenço umidecido deixava resíduo então nunca usei nela, só em viagem.
    Bom descanso pra vocês três!!
    bjos

    ResponderExcluir
  5. Cuidar de bebês não é fácil mesmo, eles tem personalidade própria e impõe ela desde o principio, estou no começo do ano no meu trabalho e os bebês choram como se estivessem para morrer, é normal, não há o que fazer, apenas ter paciência, fazer o que é preciso e esperar o tempo passar, com o tempo essa faze do choro da lugar aos sorrisos...

    ResponderExcluir
  6. Ser pai é pegar carona no trenzinho de montanha russa da mãe bipolar...rs.

    ResponderExcluir
  7. Oi Ju!
    Tb to lendo esse livro! Ainda estou no comecinho e lendo em ritmo de tartaruga, pois é só qdo a julinha deixa! hehehe
    Acho que pode ser calor sim! A Julia teve uma crise de calor na propria maternidade! Tive que tirar toda a roupa dela e deixa-la só de fraldinha e blusinha. Depois ela dormiu como um anjo!
    Tente e me conte se funcionou! A gente vai aprendendo junto com eles!!
    Os livros ajudam, mas a prática é a verdadeira escola, né?
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  8. OI, SOU UMA SE DEUS QUISER FUTURA MÃE, SEJA MEU OU ADOTADO, SONHO EM TER FILHOS, MAIS TENHO ALGUNS PROBLRMAS QUE ESTOU RESOLVENDO, ESTOU NA FILA DE ADOÇÃO A QUATRO ANOS, NOSSA QUANDO ESTAVA NAS CRISES, COMPREI ATE ROUPINHA, ACHAVAM QUE ESTAVA DOIDA AINDA MAIS, MAIS INFELISMENTE NÃO VEIO O BEBE.ESTOU LENDO SEU BLOG E ACHO MUITO PRODUTIVO PARA MIM QUE QUERO SER MÃE.

    ABRAÇO, ESTOU A GORA SEGUINDO SEU BLOG, ME SIGA TB.

    ResponderExcluir

Muito obrigada por passar por aqui!
Seu comentário será moderado antes da publicação. Se você não quer que ele seja publicado, avise. Se preferir, me envie um email com seu comentário, para conversarmos no privativo.