sábado, 13 de novembro de 2010

Quando a gravidez fica chata e indefinida

Estou há 4 dias em repouso, e já estou bem chateada. Além do óbvio (é chato ser forçada a algo que você não quer), estou assim pois a minha situação parece não definida. No hospital, descobri que estou com dilatação de 1 dedo do orifício externo. A obstetriz disse que poderia significar trabalho de parto, mas isso não se confirmou no exame de cardiotocografia (que verifica a ocorrência de contrações verdadeiras). As orientações da minha médica sobre o repouso não foram muito claras. Eu não posso fazer esforço. Para mim, isso é vago. Como ela estava em parto, não consegui esclarecer o que seria esforço e o tempo do repouso. Quando ela me retornou, explicou que eu deveria ficar até a próxima consulta (26/11) sem fazer as caminhadas e pilates. Mas esqueci de perguntar sobre o tempo do repouso. Ela também deixou claro que não tinha pressa em me ver.

E cá estou eu, com a família toda preocupada, sem saber de fato o quanto devo me preocupar. Sinto um pouco de dor, especialmente quando acordo. A barriga tem ficado constantemente dura, às vezes de forma dolorida. Hoje, senti um pouco de cólica, bem leve. Mas mesmo assim, não sei qual seria o quadro para ir para o hospital.

Tento às vezes usar o "sexto sentido". Mas sou péssima nisso! Sinto que o Pedro vem aina este ano. Meu marido, que é melhor do que eu no quesito "intuições" acha que não. Dependo da minha mãe para comprar as minhas roupas para a maternidade, e ela também não está demonstrando muita urgência. Já pela minha tia, eu já estaria com as malas no carro. E eu, sinceramente, não sei o que pensar, e isso tem me deixado "sem graça".

A gravidez neste ponto ficou chata. Não estou curtindo a barriga, por causa da preocupação, e também não estou curtindo a chegada do Pedro, pelo medo de ele vir antes e ter problemas. Gostaria que ele esperasse pelo menos mais 6 semanas. A minha única preocupação tem sido perceber quantas vezes por hora a barriga fica dura e ficar atenta a qualquer sinal de dor ou cólica. Um saco essa história. E acho que meu marido não se comove. Talvez ele saiba, com a "intuição" dele, que não é nada demais.

Vou esperar passar o feriado, e ligar para a minha médica para tirar estas dúvidas todas. Já vai ter passado praticamente uma semana. Vou fazer uma lista com todas as dúvidas: posso subir escada? (no escritório tem escada); qual a diferença na prática de contrações falsas e verdadeiras?; o que pode de fato aumentar a dilatação?; posso dirigir? (bem que isso ela falou que só poderia até 34 semanas, falta pouco); quanto de repouso preciso fazer mais e quais as restrições neste repouso? Posso cozinhar (ficar em pé por um tempo)? Vou até consultar o Blog para lembrar de todas as dúvidas!

É isso. Está chato demais essas incertezas todas. Preciso que as coisas fiquem um pouco mais claras. Topo fazer mais repouso, se precisar, até aqueles bem restritos, contanto que eu saiba que ele realmente é necessário. E também não me importo de voltar a trabalhar, contanto que eu saiba que não corro o risco de ter meu filho no meio do expediente!

9 comentários:

  1. Nossa, Ju, coitada de voce. O pior é que sei exatamente o que voce esta sentindo. Na verdade, foi ai, nessa fase, que fiquei meio mal. Comecei a sentir umas revoltas, umas raivas, que nunca tinha sentido antes, por ficar dependendo das pessoas. Ate por depender da medica. No meu caso, ela foi otima e deixou claro que eu poderia e deveria ligar sim ate se so estivesse me sentindo insegura. Comecei ai uma serie de1 ligação por semana em media, ate a Rebeca nascer... De madrugada, inclusive, com suspeita de trabalho de parto (minha, ela sempre dizia que achava que não era nada mas que mais importante era eu me sentir segura do que acontecia) e as enfermeiras no hospital falam que é assim mesmo, tem gente que chega a ir todo dia, e normal.
    E é um saco, com todas as letras. Espero que ela te libere! De qualquer jeito, tb estou passando o feriado em casa, se quiser conversar, é so chamar ok? bjs!

    ah, importante - eu usei esse periodo em que fiquei dependendo dos outros pra tudo pra entender como meu bebe ia se sentir. Afinal, eles são totalmente dependentes e nem sempre nos entendemos ou atendemos o que eles querem prontamente. E ai entendi o quanto isso é ruim, e frustrante e da raiva. Então eu sempre tento fazer as coisas que a Rebeca não e capz de fazer sozinha rapidamente, e a incentivo muito quando ela toma a iniciativa.

    Ela detesta que nos a ajudemos sem ela pedir, fica muito brava quando não é atendida e sempre sempre quis fazer as coisas sozinha do jeito dela. Então presta atenção que a comunicação de voces começa agora!

    ResponderExcluir
  2. Oi Ju! Tenta ficar traquila e tirar as duvidas... Minha barriga fica constantemente dura, mas meu GO ja viu que está tudo bem, só me pediu pra maneirar pq qdo me esforço muito, me cansando ou ficando agitada fica pior... Talvezseja este esforço que vc precise evitar... Mas converse com sua médica... Bjo

    ResponderExcluir
  3. OLÁ,

    MEU NOME É LILIAN ESTOU 32° SEMANA DE GESTAÇÃO, QUANDO COMPLETEI 29 SEMANAS COMECEI A TER CONTRAÇÕES DE 5 MINUTOS PORÉM INDOLORES SÓ SENTIA REPUXAR, CORRI PARA O HOSPITAL ONDE O MEU GO FAZ PLANTÃO QUANDO CHEGUEI ELE VERIFICOU QUE O MEU COLO ESTAVA FECHADO E NÃO TINHA DILATAÇÃO PORÉM POR PRECAUÇÃO ELE ME DEIXOU INTERNADA POR TRÊS DIA TOMANDO BRYCANIL ENDOVENOSO PARA DIMINUIR AS CONTRAÇÕES, TAMBÉM COMECEI A TOMAR INJEÇÕES DE CORTICOIDE PARA AMADURECER O PULMÃO DA MINHA NENÊ, QUANDO SAÍ DO HOSPITAL ELE ME RECEITOU INIBINA PARA TOMAR DE 8/8 HORAS E REPOUSO ABSOLUTO. DESDE ENTÃO ESTOU DE REPOUSO ABSOLUTO SÓ LEVANTO PARA COMER E USAR O TOILETE. AINDA SIM TENHO ALGUMAS CONTRAÇÕES DURANTE, MAS O MEU MÉDICO DISSE QUE É NORMAL DESDE QUE NÃO SE SEJAM REGULARES.

    ABRAÇOS FICA COM DEUS

    ResponderExcluir
  4. Eu sei que é difícil, mas procure e relaxar e aproveita o fim de semana ficar quetinha, só recebendo mimos. Assim que passar o feriado, procure o médico para tirar todas as suas dúvidas.
    Fika bem!!!
    Grande abraço!!!

    ResponderExcluir
  5. Ju, ligue logo para a sua médica para tirar essas dúvidas..
    Assim você ficará mais tranquila. Não é legal ficar assim com essa ansiedade.
    É normal pensar que o marido não se sensibiliza. Ontem tive uma crise de choro (pq acho que não vai dar tempo de fazer tudo oq quero antes da Julia chegar), e ele estava tranquilo, tranquilo.. Na verdade acho que eles encaram essa coisa toda de maneira bem diferente de nós!
    Vou fazer um post sobre isso depois que escrever aqui!! hehe
    Ligue para sua médica (ela está acostumada com as ligações das mamães de primeira viagem), vc não estará ligando a toa..
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. oi colega... nem me fale de dores repouso.. aff ..

    tem hr q penso q vou ficar doida... pois é eu tmb estou de repouso, semana retrasada fiquei foi internada 4 dias... descobriram pedras no rin... melhorei, fiz a ultra e as pedras saíram...só q esse fim de semana as dores voltaram tô aqui só deitada... terça feira volto em meu medico...

    sei muito bem como vc se sente colega, pois eu estou quase na msm situação q vc, não vejo a hr de ter uma decisão do medico do q realmente eu tenho...


    força amiga... muita força ...

    bjo

    ResponderExcluir
  7. Lilian, obrigada por me contar sua experiência. Parece bastante com o que está acontecendo comigo. Hoje acordei com cólica e tendo contrações de 1min a cada 5min. Fiquei quietinha na cama e qdo deu coragem, fui pro banho. Dps disso, a cólica passou. As contrações continuam, às vezes dóem, às vezes não. Dependendo de como for o dia, vou ao hospital (falei com a minha médica hj). Boa sorte para vcs!!! Bjinhos!

    ResponderExcluir
  8. Meninas, obrigada pelo apoio! É uma delícia ver os recadinhos de "força" de vcs!!! Bjinhos e bom fds e feriado a todas!

    ResponderExcluir
  9. Ju! Nao deixa de ligar pra sua medica sempre que aparecer uma duvida! Serio! Hj fui na minha consulta e meu medico me disse isso, porque cheguei la com uma lista imeeeeeeeeeeeeeeeeeeeensa de duvidas! rsrsrsrs

    Se cuida e qq coisa e so gritar!!!]

    bjs em vcs 2!

    ResponderExcluir

Muito obrigada por passar por aqui!
Seu comentário será moderado antes da publicação. Se você não quer que ele seja publicado, avise. Se preferir, me envie um email com seu comentário, para conversarmos no privativo.