domingo, 21 de novembro de 2010

Grávida ou Bipolar? Quem culpar? Dicas para ajudar a descobrir!

Grávida ou bipolar?

Quando decidi iniciar este Blog, fiz uma pesquisa no google usando os termos "grávida" e "bipolar". Além de encontrar algumas blogueiras bipolares que tiveram filhos, encontrei alguns comentários de grávidas usando o termo "bipolar" para se referir ao estado de humor de uma gestante sem o transtorno. A princípio não gostei desse "trocadilho", afinal, sei na pele o que é realmente ser bipolar, e, apesar de ser bipolar tipo II bem tranquila, sei que não é nada fácil. Mas agora, entendo que não houve maldade alguma nisso!

Este Blog é muito mais do que apenas um lugar para registrar meus sentimentos, crises e descobertas. Funciona quase como uma terapia! O que seria de mim sem os diversos comentários que recebo aqui que me auxiliam em muito a distinguir sentimentos de "grávida" dos sentimentos de "bipolar"? Não consigo pensar me dividindo em duas Julianas!!! Então, geralmente, não sei a quem culpar pelo que sinto, se a Juliana grávida ou a Juiana bipolar! E o Blog tem ajudado!

É fato que muito do que uma grávida bipolar sente é intensificado por esta condição prévia. Mas arrisco a dizer, no auge da 31a semana (e a Di pode me ajudar a mentir ou me desmentir!!!) que grande parte das crises, dúvidas, sentimentos & afins são basicamente causados pelas alterações hormonais.

Dicas para saber quem culpar

Diante desse fato, aconselho às grávidas bipolares que apresentavam dificuldades para perceber quando estavam prestes a ter uma crise antes de engravidarem a pegarem firme na terapia com um(a) psicólogo(a) e a anotarem tudo o que sentem e pensam em um diário para despejar sobre o/a obstetra (santo(a) obstetra!) para entender o que é da grávida e o que é da bipolar.

Você pode estar pensando: "Minha/meu obstetra não vai ter essa paciência!" Ou pode ainda pensar que vai dar trabalho anotar tudo. Eu rebato: não precisa escrever um livro por dia! Registre os sentimentos principais, aquela carinha típica de diário de adolescente funciona bem: "Olá querido diário! Hoje quis matar meu marido, não páro de chorar, estou louca por doces e estou com medo do parto. Apesar de ontem ter acordado feliz da vida sem saber o porquê."

Assim fica fácil pro obstetra e para você! Foi um exmplo bobo, mas acho que típico de uma grávida bipolar!!! Claro que estas mesmas anotações deverão ser levadas também para o terapeuta. Usando o exemplo, acho que apenas a felicidade sem motivo porderia ser apenas por causa da bipolaridade, o resto, as duas, a grávida e a bipolar, podem levar a culpa!

Isso vai ajudar não só as bipolares que apresentavam alguma dificuldade antes da gravdiez, mas também as que já entenderam o seu funcionamento, pois desta forma a gente aprende a se entender cada dia mais e cada dia melhor, podendo escapar, ou pelo menos sair "mais ilesa", das cirses maníacas ou depressivas.

Se não conseguir distinguir qual a culpada, não fique neurótica! Não vale a pena! Resolva uma questão por vez, evite as crises, procure alternativas saudáveis para fugir, passar ou se recuperar delas e aproveite ao máximo tudo o que a gravidez te proporcionar, você um dia ainda sentirá falta dessa aventura!!!

Boa sorte!

9 comentários:

  1. acho muito legal vc expressar tudo que sente e ainda ajudar outras mamães bipolares... pra mim, esse assunto ainda é muito complicado, mas vc está quebrando paradigmas, e eu te admiro e torço mto por vc!

    bjooo

    ResponderExcluir
  2. Adorei esse post Ju!
    Lendo vc sempre (e vendo da janelinha) acho que mto do que vc tem sentido é da gravidez mesmo!
    Eu que não sou bipolar acordo feliz em alguns dias e chorando em outros! Os hormônios são os culpados! Hormônios malvados! hehe

    ENtão, ninguém me pintou no chá! Foram bem boazinhas! Mas ainda tenho um em Rio Preto dia 05 de dezembro que vai mais gente.. vamos ver oq me espera!!!

    Bjos!

    ResponderExcluir
  3. Enquanto você estiver doida por doces, querendo matar o marido e com medo do parto...está normal. Imagine você doida pelo parto, querendo matar os doces e com medo do marido. Mas falando sério...quando minha filha nasceu...na hora da alta, esposa foi tomar banho para sair. O djuntor caiu e ela tomou uma ducha de água fria. Depois, ela contou para os pais que eu havia desligado o djuntor para que ela tivesse algum problema e morresse por causa do banho frio, para ficar com o bebê e me casar com a amante que estaria fazendo macumba contra ela. Quando algo estranho assim acontecer, então se preocupe...melhor...sua família se preocupe.
    No meu caso, a família dela acreditou, isto foi a parte mais louca da situação ...

    ResponderExcluir
  4. Bom dia querida!
    Vou deixar aqui 2 links para você. O primeiro link é de um site que explica como fazer, o segundo link é da web web designer que fez meu blog, basta perdir orçamento sobre a caixinha de link-me que é muito barato e ela faz com muito capricho, fica lindo. Qualquer dúvida pode me chamar ok!
    Abraços
    http://www.comofazerweb.com/2009/01/criar-caixa-link-me-banner.html

    http://www.cantinhodoblog.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Ei Juliana, adorei o seu blog. Você escreve de uma maneira muito clara, sem perder o tom das emoções. Eu sou jornalista e também tenho um blog http://historiadeumsurto.blogspot.com/ sobre minhas experiências com relação à bipolaridade e outros assuntos sobre saúde mental. Aguardo você.

    Bjs

    Adriana Santos

    ResponderExcluir
  6. Muito obrigada a todos pelo feedback! Bem legal ver que vcs gostaram e que realmente será útil para alguém!

    ResponderExcluir
  7. Eu sou bipolar, tenho esses pensamentos e muitos mais, as vezes penso que o meu bebé nao e desejado, a seguir choro de arrependimento destes estupidos pensamentos, uns dias sou a mama mais feliz do mundo, ate me dizem que estou linda, pois os meninos fazem as mamas lindas, gostava de ser uma ame descontraida e feliz...Andreia gravida do santiago, 5 meses.beijos adorei o blogue, ajuda me muito.

    ResponderExcluir

Muito obrigada por passar por aqui!
Seu comentário será moderado antes da publicação. Se você não quer que ele seja publicado, avise. Se preferir, me envie um email com seu comentário, para conversarmos no privativo.