sexta-feira, 29 de março de 2013

Fase das birras & falta de paciência

O Pedro está agora com 2 anos e 3 meses, aparentemente com certeza, fase da birra. E essa birra é do tipo sem motivo nenhum. Talvez para testar os limites dele e dos pais. Talvez para mostrar que ele tem o tempo dele. Então ele simplesmente decide que vai ficar de bunda pra cima quando eu quero trocar a fralda e pronto. E quando eu tento virá-lo na marra ele faz uma força que não parece ser de um bebê de dois anos! Outra birra é a do banho: não quer entrar no banho; não quer ser ensaboado; não quer sair do banho; não quer ser enxugado. Fácil! Fora outras que imagino que qualquer mãe ou pessoa que conviva com crianças conheça muuuito bem!

Como já disse aqui, meu mal é a intolerância e falta de paciência. Nestes últimos dias, coincidentemente dias em que eu não tirei um tempo para mim à tarde, a paciência teve folga. Com pouca birra eu já explodo por dentro. Fico nervosa, tento argumentar com o Pedro elevando a voz, e, por fim, como geralmente perco a briga, deixo ele onde está e vou para outro cômodo espairecer, pedir a Deus calma, respirar.    

Nunca levantei a mão para ele. Mas só o fato de gritar já acho horrível. Me sinto pésima. Fico pensando nos traumas que pode causar, em bobeiras do tipo e outras. Inclusive, todas as idiotices que já ouvi sobre bipolar ser monstro e não poder ser mãe ficam ecoando na minha mente. Fico dias mal remoendo o que fiz, sofrendo. E o Pedro, graças a Deus, parece não ligar! Quando volto para o quarto, ele está deitadinho sobre a fralda, barriga para cima, rindo! rs

Sei que aparento ser uma mulher forte. Mas não sou. Sou apenas insistente e, acho, corajosa. Acredito que posso melhorar, posso não repetir o erro (nem sempre acredito nisso). E conheço meus limites. O que é fundamental. Sei que se um dia eu ficar agressiva a ponto de machucar alguém, eu mesma me internarei se preciso. Se eu ficar uma pessoa insuportável com quem conviver, vou procurar ajuda. E se eu não perceber a minha loucura, sei que meu marido, minha família, vão perceber e dar o suporte necessário. Triste pensar em tudo isso. Felizmente está longe da minha realidade, mas sei que existem mulheres que passam por isso.

Desejo coragem, insistência e auto-conhecimento a todas as mães, especialmente as bipolares. Que conheçam seus limites e que estejam cercadas de pessoas que verdadeiramente as amam.

E que a fase de birra passe rapidinho, sem grandes traumas!!!

7 comentários:

  1. EI Jú,
    Desde que comecei a blogar sobre bipolaridade eu leio o seu blog e o da Di. Acho que toda bipolar teme ser mãe e foi com alegria que encontrei os blogs de você. Ainda não sou mãe, mas de vez enquando bate uma vontade gigante de ter meus pequenos, mas os medos ainda são maiores.
    Você teria outras leituras para me indicar?
    Beijo grande,
    Laura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Laura! A Di tb me ajuda muito, desde o começo! Que bom q tb te ajudo! Olha, recomendo as leituras básicas de qualquer mãe. Claro que nem tudo vai funcionar, mas é legal para vc aprender as técnicas, testar, inventar as suas...enfim!

      Os livros que recomendo são estes: "Nana Nenê" http://goo.gl/qSNHC e "Segredos de uma Encantadora de Bebês" http://goo.gl/MIdcB.

      O blog da Thais tb é bem legal. Ela fala sobre organização, rotina, coisas importantíssimas para as mães, ainda mais as bipolares! O link é este: http://vidaorganizada.com/categoria/familia/vida-de-mae/

      bjinhos!

      Excluir
  2. Não vejo a hora de um dia poder chegar nessa fase! rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rs espero que chegue para vc, mas q seja tranquilo!!!! bjinhos

      Excluir
  3. As vezes penso que sou bipolar, mais tento me controlar na hora das birras. Meu filho está com 5 anos, e já me enfrenta, mais aí faço uma cara e ela abaixa a voz. Creio que essa fase seja de testar até onde vão os limites.
    Mais que Deus nos dê paciência pois com ela conseguimos lidar com todas as situações, né.
    Estou te seguindo se puder me visitar e seguir, bjs.
    http://wwwmeusonhoprincesinha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Fiquei feliz em encontrar esse site. Finalmente depois de altos e baixos estou num relacionamento que, mais pela paciência dele, me permite planejar um bebê. Nós queremos muito,mas é claro que tenho medo. Vou acompanhar você e ler todas as postagens desde a primeira.
    Um Grande abraço.
    Lívia.

    ResponderExcluir
  5. Hoje estava procurando algum consolo na internet sobre toa a falta de paciência e intolerância que tenho tido com o meu filho; de cara caí aqui nesse seu texto. E Meu Deussss!!! Parece que fui eu que escrevi.
    Eu não sou bipolar, pelo menos acho que não, mas me identifiquei.
    Ontem a noite, a cena do banho, não quer que enxugue, chora, berra, não pode passar sabão, jogar água... quer chupeta, quer colo, quer sentar no chão, não deixa por a fralda, nem a roupa... Heeeeelp!!!
    Acabei dando um berro e uma palmada. To me sentindo uma porcaria de mãe, de mulher.
    O que eu faço pra me sentir melhor?? To muito mal por ser assim, tão intolerante com o meu filho que me olha com tanto amor... =(

    ResponderExcluir

Muito obrigada por passar por aqui!
Seu comentário será moderado antes da publicação. Se você não quer que ele seja publicado, avise. Se preferir, me envie um email com seu comentário, para conversarmos no privativo.