quarta-feira, 30 de novembro de 2011

O (falso) milagre do leite

resultados dos exames, retorno à pediatra e a solução

Na consulta mais decepcionante do Pedro à pediatra, quando a balança acusou apenas 110g de aumento do peso em um mês e a régua não moveu um milímetro, saí da sala da médica com uma lista de exames, outra lista de doenças horríveis-incuráveis-catastróficas na minha mente e uma dúvida.

A médica disse para tentarmos novamente dar Nan para o Pedro, já que com o tempo o paladar do bebê pode mudar. Aos 5 meses, quando passei a trabalhar o dia todo, e quando o meu leite começou a diminuir, tentamos introduzir Nan e Aptamil. Ele não gostou de nenhum. Então partimos para o Soymilke. Mas mesmo este último, ele só aceitou no mingau.

Então a dúvida que pairava, e que eu tinha quase certeza que seria o caminho para a cura de todos os males do Pedro, era o potencial nutritivo do leite de soja em compração ao Nan. Assim que comprei uma latinha de Nan pro 2, corri para a "informação nutricional" e, pimba! O Nan tinha 2010kJ enquanto o Soymilke tinha 613kJ. Feliz pela minha grande descoberta, continuei na lista e vi que as viaminas também apresentavam maior valor no Nan.

Nas quatro semanas que se seguiram o Pedro passou a tomar 4 mamaeiras de Nan com banana todos os dias. Tomava num gole só! Já estava sentindo no meu braço e nos bodies que ele havia crescido. Até o rostinho estava mais redondo. Mas meu coração já tinha sofrido muito. Só acreditaria na balança da pediatra.

No dia da consulta errei a hora. A secretária me ligou cedo perguntando se eu não iria. Eram 11am e a consulta estava marcada para às 10:30, mas eu tinha entendido 15:30... Saí correndo. Cheguei esbaforida. A médica também estava ansiosa e mesmo antes de acabar de ver os exames, que acusaram apenas uma leve anemias em remissão, já pediu para eu colocar o Pedro na balança: 610g e 2cm em menos de um mês! Fantástico! Um viva para o Nan! \o/

Hora de colocar tudo isso no blog, já crucificando o Soymilke na minha cabeça. Para colocar os dados com exatidão, peguei de novo as embalagens e descobri que o vilão não era o leite de soja. A informação do Nan se referia a 100g do pó. Em uma mamadeira de 210mL tem aproximadamente 30g do pó. Na informação do Soymilke a referência era 30g, a quantidade para 180mL. Ou seja, os valores nutricionais eram praticamente iguais. E agora, quem culpar? Eu.

Antes da consulta dos 110g, a rotina alimentar do Pedro era: peito às 5am, mingau de leite de soja e mucilon às 9am, almoço às 12pm, mingau às 3pm, jantar às 7pm e mais peito às 10pm. Além de peito de madrugada. Esta rotina seria ok se eu tivesse leite. Como eu estava trabalhando e não estava mais tirando leite duante o dia, a quantidade era bem pouca. Tanto que em 5 minutos ele mamava e apagava. Provavelmente de cansaço pelo esforço e de fome. Ou seja, a mãe aqui estava subestimenado o tão importante leite.

Hoje ainda me sinto um pouco culpada, mas aliviada de ter percebido o meu erro antes que ele causasse maiores problemas para a saúde do Pedro. Como eu nunca fui fã de leite e sempre super adepta à amamentação, não valorizei o Nan, e às vezes até o via apenas como responsável por obesidade infantil (que coisa, né?!).

Erro corrigido, Pedro bem alimentado, seguimos em frente aumentando o volume das mamadeiras! Além de ter crescido, ele agora dorme a noite inteira e faz sonecas menores durante o dia. E sobra energia para ficar andando pela casa segurando nas minhas mãos. Haja coluna!

2 comentários:

  1. Com seis meses minha filha começou a comer frutas. Minha esposa é grastrônoma ... o ser humano também aprende a desenvolver o paladar, e a inclusão de diversidade na alimnetação logo cedo aumenta os nutrientes e ajuda nisto.

    ResponderExcluir
  2. Oi Ju! Que bom que o Pedro está bem!
    Mãe é assim mesmo, a gente sempre morde a lingua sobre uma coisa ou outra! rsrs Não se sinta culpada, a gente tb está aprendendo!
    A Julia tb não aceitou leite em pó qdo era mais novinha, mas aos 6 meses fui introduzindo aos pouquinho e foi uma maravilha!
    Beijos!

    ResponderExcluir

Muito obrigada por passar por aqui!
Seu comentário será moderado antes da publicação. Se você não quer que ele seja publicado, avise. Se preferir, me envie um email com seu comentário, para conversarmos no privativo.