sábado, 5 de novembro de 2011

Pedro não cresce, virei mãe 24h


Há 5 meses as visitas à pediatra têm sido angustiantes. O Pedro praticamente não cresce e neste tempo todo não engordou 1kg sequer. Quando colocamos ele na balança, meu coração aperta. Já não sei mais o que fazer. Ele come super bem. Come arroz, feijão, carne moída, mingau de diversos tipos, frutas, legumes. Já tomou vitaminas (ainda toma), e nada. Ele começou a tomar leite na mamadeira há 3 dias, mas sempre preparei os mingaus com leite.

Na última consulta foi a gota d'água para a pediatra, já que ele engordou apenas 110g e não cresceu nenhum milímetro (até então crescia, mesmo que pouco). Ela estudou o caso, conversou com a cirurgiã dele e uns dias depois da consulta me passou os pedidos de exame. Agora é aguardar os resultados e torcer para descobrir a tempo o que acontece com o meu pequeno. Afinal, o desenvolvimento psico-motor dele está ótimo. Não queremos que ele seja prejudicado pelo atraso do desenvolvimento físico (ele está com 10 meses e ainda usa roupinhas 3-6meses).

Claro que diante disso tudo tive que tomar uma atitude: virei mãe praticante 24h por dia. Não posso responsabilizar ninguém pelo sol que ele precisa tomar todo dia, nem pelas vitaminas, muito menos pela rotina de sono e alimentação na hora certa. Não posso arriscar, tudo isto é tremendamente essencial para garantir o desenvolvimento dele, dentro do que está ao meu alcance hoje.

Mas apesar do "drama" por trás desta escolha estou bem. Achei que surtaria pelo "excesso" de maternidade e, principalmente, pela preocupação. Mas pelo menos uma vez por semana saio com ele, vejo outras pessoas, fico alguns instantes sem a obrigação de mãe. Isto já alivia. Outra coisa que tem sido um santo remédio é a companhia da vizinha e nosso sagrado cafezinho da tarde! Quando ela chega do trabalho, na hora do almoço, e eu já estou com a nossa comida pronta! Tô muito mãe!!!

Ser mãe 24 horas por dia me fez ter mais rotina do que nunca! Aproveito muito bem as sonecas do Pedro. Felizmente ele faz duas sonecas, uma de mais ou menos 1h e meia pela manhã, e outra de aproximadamente uma hora à tarde, entre almoço e o lanche. Quando estou mais cansada, durmo com ele em uma das sonecas, mas geralmente a soneca da manhã é o momento que reservo para mim e para preparar o almoço e a da tarde é a hora de arrumar a casa.

Claro que não chega perto de ser fantástica esta rotina. Este mês não trabalhei, e as contas não perdoam. Acho que para novembro conseguirei algo para fazer de casa mesmo. Pensando "Poliana mode on", é uma boa hora para aprendermos a viver com baixo orçamento e pensando com toda a razão, emoção, lógica e afins, é o momento de eu focar no bem estar do Pedro.

3 comentários:

  1. Ju,
    dificil de imaginar o que voce tem vivido nessa saga que tem sido fazer o Pedro crescer e ganhar peso. Tenho acompanhado pelo facebook e agora com seu post.
    A primeira reação sempre e de fazer conjecturas, se perguntar se o que ele come e o suficiente, se não e coisa do medico e esse e o ritmo dele, etc tenho certeza que voce ja se fez, e a pediatra, todas as perguntas possiveis e imaginaveis. Não me cabe falar nada disso aqui.
    Mas acompanho as fotos, e as fotos mostram um menino feliz. Então colecione, nesse seu tempo como full time mom, todos os sorrisos que puder. A sua presença somente ja sera um grande estimulo, e voce vai ver que nem e tão dificil assim ficar com ele em casa.
    No fim, lembre que existe sempre o cinematerna e que com uma boa organização, voce sempre pode dar uma espairecida levando o pitoco ao cinema ;)
    bjs e muita força
    Di

    ResponderExcluir
  2. Menina, que situação dificil hein!? Mas tô aki na torcida para que tudo se ajeite com seu pequeno. E seu empenho em cuidar dele com certeza será recompensado.
    Grande Abraço!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Minha primeira vez no seu blog, li o texto e me solidarizei muito com a situação. Minha filha tem 10 meses tbm, fiquei pensando no tamanho dela, e tal... penso que não deve ser fácil ter que deixar o trabalho para ser mãe 24horas, mas se é necessário, é a única saída. O Pedro com certeza agradece, né? E vc, como mãe dedicada que é, tbm fica mais tranquila cuidando pessoalmente da rotina dele.
    Boa sorte a vocês!! E depois atualize sobre o resultado dos exames, ok?
    Beijo,
    Dani.

    ResponderExcluir

Muito obrigada por passar por aqui!
Seu comentário será moderado antes da publicação. Se você não quer que ele seja publicado, avise. Se preferir, me envie um email com seu comentário, para conversarmos no privativo.