segunda-feira, 25 de outubro de 2010

O quarto do Pedro ganhando forma

J e Banner pintando o quarto do Pedro

O berço e cômoda do Pedro chegaram ontem (comprei na Allegrini e não tive problemas, até entregaram antes do prazo) e já estão montadinhos no quarto dele. Ainda falta muito o que arrumar. As paredes estão pintadas de branco, falta aplicar o tecido. Devo fazer isso em 2 meses no máximo!!!! Coloquei alguns objetos por lá para o quarto não ficar vazio! Algumas caixinhas na cômoda, uma colcha branca no berço com uma almofada bordada "Pedro".

Mas tive um sentimento estranho com relação ao quarto. Ontem, logo que os montadores foram embora e eu resolvi ajeitar o cômodo, senti um aperto no peito, uma angústia, e como sempre faço, comecei a refletir sobre qual seria o motivo destas sensações.

Pensei em medo de o Pedro não deitar lá. Mas acho que não era isso. Pensei também que o quarto do Pedro materializa o início da "independência" dele de mim. Hoje, eu e ele somos quase uma só pessoa. Ele é praticamente só meu. E com ele aqui, na minha barriga, sou especial, sou preferencial, sou quase um santuário! A partir do momento que ele for para o bercinho, ele será de todos, será do mundo. Me assustei com estes pensamentos...

Lembrando aqui que ainda estou sem remédio e que, apesar de estar passando bem este período de gravidez, ainda sou bipolar. Vou ficar atenta a estes sentimentos. Espero que seja apenas uma bobeira, uma mistura de sensações, parte das oscilações hormonais da gravidez, porque estou sim muito feliz com a vida do Pedro e quero muito conhecê-lo logo, ver seu rostinho, sentir seu cheirinho e curtí-lo com meu marido, família e amigos.

Banneco procurando o Pedro

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Meu marido


Só queria passar para dizer que estou cada dia mais apaixonada pelo meu marido! E pensar que eu achava que a gravidez iria minar nosso relacionamento...

domingo, 17 de outubro de 2010

Grávida no show do Jamiroquai: pode (podia)?!


Fui até a Teodoro Sampaio ontem à tarde, com meu marido, para ver um violão elétrico. Logo na primeira esquina encontramos um amigo que há tempos não víamos. Conversamos e ele contou que ganhou 6 ingressos para o festival Natura Nós, que fecharia com o show do Jamiroquai. Fiquei louca!!! Óbvio que fui logo pedindo para ele, torcendo que ele tivesse ainda pelo menos 2 ingressos em mãos. Sorte nossa! Ele tinha e lá fomos nós, um pouco depois das 21h, para o show.

Fiquei receosa porque o ingresso era para pista (na Chácara do Jockey a outra opção seria pista VIP), e amassar a barriga na pista de um show como Jamiroquai é facinho. Fiquei um pouco tensa com isso. E também me preocupei com o fato de ter que ficar em pé por muito tempo, já que o show estava marcado para as 23h.

O caminho até o local do show foi tranquilo. Fomos até o estacionamento oficial do evento e estava lotado. Não tive dúvidas. Desci do carro e pedi para o senhor que estava controlando o acesso ao estacionamento uma vaga para uma grávida! Ele cedeu na hora! Ufa! Primeira fase completada com sucesso!

Caminhamos até o local. Era bem perto do estacionamento. Tinha bastante gente chegando, mas não tinha fila. A moça que me revistou me disse de cara "O que é que você está fazendo aqui com essa barriguinha?". Bom...fã é fã, com ou sem barriga, não? Mas claro que se eu estivesse com mais de 7 meses talvez não teria arriscado... Depois de atravessar quase que um pântano e enxarcar meu all star de couro cor gelo de lama daquela bem vermelha, estávamos no local dos palcos, mas meu sonho de consumo daquele minuto foi um banheiro! Óbvio que já precisava fazer xixi!!!

Localizamos o palco verde, que era o da apresentação principal. Não tinha ninguém tocando, mas já tinha bastante gente na pista. A pista estava todinha cheia de lama, então, sentar, seria impossível. Mas meu marido teve uma boa sacada, disse que talvez se fossemos até a pista VIP (mais perto do palco e com piso de borracha) deixariam a gente entrar por causa da gravidez.

O segurança foi super gentil. Expliquei que estava de quase 7 meses mas estava lá por minha conta e risco, mas queria saber se haveria alguma possibilidade de ficar em um lugar mais tranquilo para ver o show. Na hora ele liberou a nossa entrada! Segunda fase completada com sucesso e superação!!! E lá ficamos, bem pertinho do palco. Não colada na grade, pois ainda tinha medo de me espremerem contra ela.

Esperamos pelo show sentados no chão. Não tinha muita gente. Mas quando começou o show, deu uma "muvucada". As pessoas logo viam que eu estava grávida (as mulheres fazem caras horríveis quando vêem a barriga) e davam uma certa distância! O Jay ficou muuito perto. Pena que eu esqueci os óculos em casa!!!

Em certo ponto do show, me senti meio molenga, então fomos mais para a lateral e assistimos as últimas músicas eu sentada no chão, e meu marido, de guarda-costas! Ah! Logo que chegamos no VIP, avisei ao bombeiro que eu estava grávida! Ele disse que qualquer coisa, pulava para me socorrer! Ficamos sentados bem perto de onde este bombeiro estava, mas eu não dei nenhum motivo para a adrenalina dele subir! Ufa!!!

Saímos antes do show acabar, mas acho que estava bem perto disso. Cheguei em casa acabada com as pernas pesando uma tonelada cada. O Pedrinho deu uns bons chutes durante o show! Não senti dor na barriga ou algum desconforto relacionado diretamente com o Pedro. Hoje, acordei ainda pilhada pelo show de ontem! Amei cada segundo! Agradeço a atenção da organização, representada pelo Alex, que permitiu que a grávida aqui curtisse o show em segurança! O Pedrinho passa bem! Está mexendo normalmente e acho que mexe mais quando ouve Jamiroquai!!!


ps: Conversei com a minha médica para tirar a dúvida sobre se há prejuízo ao tímpano do bebê pelo alto som do show. Fiquei bem preocupada com o comentário da Isabela. Mas minha médica disse que o bebê está bem protegido e eu não preciso me preocupar. Talvez, os médicos possam discordar quanto ao prejuízo. Fiquei mais tranquila ainda, agora que achei esta matéria > Grávida pode ir à balada?


foto: http://www.flickr.com/photos/naturamusical/5088441150/

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Dicas de brincadeiras para chá de bebê

Estava organizando o meu Blog e resolvi republicar as dicas que a Di e a Núbia enviaram com brincadeiras para chá de bebê. Quem souber de outras, comente aqui!
Obrigada meninas!

  1. Vista o bebê: Essa é para testar as habilidades! Cada time ou pessoa deve tentar vestir a boneca o mais rápido possível. Mas, se você não vestir a boneca corretamente ou não colocar todos os acessórios, perde ponto.
  2. Combine as meias: jogue 10 pares de meia de bebê dentro de uma caixa e misture bem. Depois, cronometre o tempo que cada pessoa leva para combinar os pares. tente repetir cores para a brincadeira não ficar tão fácil. Cada participante tem um minuto. Depois, os 10 pares ficam para a futura mamãe colocar no bebê.
  3. Corrida das mamadeiras: Cada participante enche uma mamadeira com leite ou uma bebida alternativa e começa a tomar como um bebê faria. A pessoa que beber mais no menor tempo, ganha um prêmio.
  4. Bingo do bebê: Enumere os presentes e dê uma folha de bingo para cada participante. Na hora de abrir os presentes, a mamãe lê o número do presente que pegou e os participantes vão marcando. Quem fizer o bingo primeiro, ganha o jogo e leva um prêmio.
  5. A fralda surpresa: No começo da festa, pregue uma fralda pequena na roupa dos convidados e diga-lhes que mais tarde saberão sobre o que se trata. No final da festa, peça para todos abrirem as fraldas. Uma delas estará "premiada" com chocolate. O sorutdo ganha um prêmio.
  6. Pregar o espermatozóide no óvulo: É a versão materna do "pregar o rabo no burro". Desenhe no papel um ovário com um óvulo dentro e pregue na parede. Enfeite um objeto pontudo (que fixe no desenho com uma fita dupla-face, por exemplo) como um espermatozóide. Para entrar mais no clima da festa use como venda uma fralda grande ou roupinha de bebê. Quem acertar leva um prêmio.
  7. Cuide do bebê ovo: No começo do chá de bebê cada convidado ganha um ovo (de preferência aqueles de plástico) para tomar conta, como se fosse seu bebê. cuidado, se um ovo for deixado de lado, quem o tiver visto pode adotá-lo! No final, ganha quem tiver o maior número de filhos ovos.
  8. Dificultar o embrulho para a pobre coitada da gestante não advinhar o que é e ter que pagaar um castigo.
  9. Escoher um nome para a gestante na hora da brincadeira. Quem errar o nome, paga um castigo.
  10. Pedir para as convidadas cortarem um pedaço de lã que seja do tamanho da barriga da gestante sem medir nela. Quem tiver o pedaço de lã que mais se aproxima do tamanho real da barriga, ganha um prêmio.

Enxoval: quebrando a cabeça com tamanhos!

Hoje resolvi arrumar as roupinhas do Pedro para fazer uma lista "final" do que temos até agora. Já usei diversas listas para ver se tenho tudo o que precisamos. Mas, sempre me deparei com o mesmo problema: tamanho.

Algumas roupinhas vem com o tamanho em letras: RN, PP, P. Outras, idade: 0-3 meses, 3 meses, 3-6 meses, 6 meses, 6-9 meses. Outras ainda tem o peso indicado na etiqueta. Comparando as roupas, uma M brasileira às vezes coincide com uma 0-3 meses americana. Às vezes não. E até mesmo as americanas, com idade na etiqueta, não tem muita diferença entre as 0-3 meses e 3-6 meses.

Claro que, como já estava beirando à loucura, não tive paciência de empilhar as roupinhas para classificar os tamanhos de acordo com o real observado. Então, lembrei de um folhetinho muito fofo que ganhei na loja Tip Top com várias dicas de enxoval, inclusive uma tabela que explica cada tamanho.

Na verdade verdade verdadeira, sempre terá alguma diferença entre o tamanho real e o da etiqueta, maaaas facilita muito a vida para seguir as listas de enxoval. Por falar nestas listas, a Baby Center tem uma lista de enxoval para os bebês que nascerão no verão, outra para o frio e uma lista para preparar a mala para a maternidade. Gostei delas porque são mais objetivas!

Espero que facilite a vida de vocês, assim como facilitou a minha!!!

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

25 semanas: cansaço, feriado e meditação

Não sei quem inventou os feriados, mas talvez o objetivo desta pessoa tenha sido simplesmente o de homenagear a alguém ou a algo, mas, como bons seres carentes de dias de descanso, transformamos os feriados em dias para, ou descansar, ou para fazer tudo aquilo que você não consgeue fazer em dia de trabalho!

No final de semana antes do feriado, viajamos para Atibaia. Lá é um sonho para mim! Esse é o lugar ideal para descanso. Sol mesmo só vi no domingo. Mas independente de frio ou calor, só de ir para lá, recarrego as minhas baterias! Achamos melhor voltar na segunda-feira à noite para São Paulo. Pegamos um mega trânsito por causa de um caminhão tombado, mas prosseguimos pois queríamos passar na minha cunhada ainda na segunda. Então, a rotina do "dia de descanso" começou nas primeiras horas do dia, bem cansativa.

Chegamos segunda depois das 10 da noite na casa da minha cunhada e saímos de lá já na terça-feira. Comecei a cansar já daí! Na terça, não acordei muito cedo, mas assim que tomei café fui para a feira, e depois para o shopping encontrar as primas. Gente, cadê o fôlego??? Me acabei em um passeio inocente! Depois do shopping, já no final da tarde, fomos para um lugar que vende empanadas. Só de ficar sentada, no frio, meu cansaço triplicou. Alguém explica?!

Cheguei em casa com tontura de tanto cansaço. Sem frescuras. Realmente, quando deitei, tudo girou. Mas percebi que eu estava com um misto de agitação e cansaço. Uma amiga minha, a Claudinha, contou que durante a gravidez dela ela não se sentia bem em lugares com muitas pessoas. Parece que a energia é "sugada"! Fiquei até preocupada tentando perceber se estava tudo bem com o Pedro ou se eu ia ficar doente, porque até enjoada eu fiquei.

Deitei antes das dez, mas de fato, não sei a que horas consegui apagar. Acordei às 9am com vontade de fazer um dia diferente. Não quis sair da cama sem pensar em tudo o que queria fazer no dia. Sabe aquela sensação de que ficando na cama você pode parar o tempo? Pois então, a primeira coisa que pensei foi em atualizar o Blog e falar sobre isso.

Tenho em mim a crença de que Deus faz parte da minha vida. E acredito na oração como meio de me comunicar com Ele e na Bíblia, como meio de Ele falar comigo. Mas faz tempo que não dedico alguns minutos a esta atividade, que é o que quero fazer antes de deixar a cama. Também no trabalho minhas atividades estão um pouco atrasadas, mas isso só dá para consertar por lá mesmo, não aqui na cama! Mas quero anotar na agenda tudo o que preciso fazer hoje por lá, porque se não anoto, perco o foco em segundos. Também precisava colocar no papel tudo o que devo comprar para o chá de bebê e todos os detalhes dos preparativos.

Na realidade, aqui na cama mesmo, era só para atualizar o Blog para organizar as ideias na minha mente, orar e ler um trecho da Bíblia. Pedir a Deus direção para o dia de hoje e para que a semana curta de trabalho seja produtiva. Pedir proteção e agradecer tudo o que Ele tem feito por mim, desde o cuidado com o Pedro dentro da minha barriga (hoje fechamos a 25a semana), até o cuidado com as coisas básicas que ele precisa, e que tenho ganhado.

Desejo a vocês uma semana ótima! Que vocês consigam reservar tempo para pensar um pouco na vida, agradecendo pelo que tem e criando estratégias para conseguir o que quiserem e o que precisam, com tranquilidade!

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

A importância do relacionamento marido-mulher para o bebê


Atibaia - 10/10/10 - 25 semanas

Antes de engravidar, meu maior temor era como ficaria o meu relacionamento com meu marido. Sempre nos demos muito bem. Apesar de eu ser um pouco geniosa, ele é da paz! Não compra as minhas brigas, o que facilita muito para o relacionamento! Mas, mesmo ele sendo assim, temia que talvez eu mudasse com a gravidez e com a chegada do bebê. Espcialmente na questão de investir tempo para meu marido. Eu sei que a gente não faz o que não quer, mas no que diz respeito ao futuro, especialmente de grávida e mãe, situações que eu não conhecia, eu não sabia como julgar o meu comportamento.

Passados 6 meses de gravidez, posso dizer que tive vontade o suficiente para evitar alguns comportamentos que temia durante esta fase. Meu marido também colaborou bastante. Vejo que o principal foi a nossa preocupação em mantermos um relacionamento de marido e mulher saudável. Saudável, não estou dizendo perfeito! E ontem à noite comecei a ler o livro "Nana Nenê". Li o primeiro capítulo e fiquei muito interessada pois os autores começam falando da importância do relacionamento marido-mulher e do erro da criação auto-centrada na criança. Mas, ressalto, apenas li o primeiro capítulo! Vamos ver o que mais de bom este livro trará para mim. Atualizarei vocês por aqui!

Vou transcrever alguns trechos do primeiro capítulo abaixo. Aproveitem para refletir sobre o tema!

Dois perigos que ameaçam uma boa criação

" Existem dois perigos relacionados que ameaçam um processo bem-sucedido de criação dos filhos. O primeiro é não compreender corretamente a importância da relação marido-mulher nesse processo, e o segundo é o perigo da criação centrada nos filhos.
Acreditamos que o melhor conjunto possível de circunstâncias para a criação dos filhos inclui marido e mulher devotados um ao outro. A equipe marido-mulher é o modelo em que boa parte do material do livro se baseia. Entretanto, se você é mãe ou pai solteiro, ou se seu cônjuge está ausente da casa, não pressuponha que este livro não é para você. Sua obrigação como pai ou mãe pode ser mais difícil, mas os princípios apresentados neste e nos capítulos subsequentes são universalmente verdadeiros, e podem ser aplicados em todas as famílias." (trecho do capítulo 1, pp. 15 e 16)

Ideias para atingir o equilíbrio

1-Lembre-se de que a vida não para quando você tem um bebê. A vida pode desacelerar por algumas semanas, mas você continuará sendo filha, irmã, amiga ou esposa. Essas relações eram importantes antes do bebê nascer. Não se esqueça de mantê-las depois.

2-Namore seu cônjuge.
Se você costumava sair com o cônjuge uma noite por semana antes de o bebê nascer, retome o hábito assim que puder, deixando que amigos ou parentes cuidem do bebê. Uma criança não sofre com a separação quando mamãe sai com o papai. Se você não tinha uma noite de namoro semanal antes da chegada do bebê, comece agora. A saída não precisa ser cara, nem exige que se fique acordado até muito tarde.

3-Continuem a fazer um para o outro aquelas coisas especiais que faziam antes de os filhos entrarem em suas vidas.
Se vocês dois tinham antes uma atividade favorita que curtiam juntos, arrumem tempo para ela. Se o marido traz para casa um presente para o bebê, deve também trazer flores para a mulher. A ideia aqui é simples: continuem fazendo aqueles gestos afetuosos que até agora caracterizam seu relacionamento; conserve-o especial.

4-Convide os amigos para uma refeição ou para uma noite de convívio social em sua casa. Ao se concentrar nesses momentos de hospitalidade, você é forçado a se concentrar na casa. Essa distração é saudável, porque o obriga a planejar o dia do filho de forma que não perturbe o atendimento às outras pessoas.

5-Cultive a "hora do sofá". Ao terminar um dia de trabalho, arrumem 15 minutos para sentar no sofá como um casal. Isso deve acontecer quando as crianças ainda estiverem acordadas, e não depois de já terem ido para a cama. Explique a elas que interrupações desnecessárias não serão admitidas, porque é um momento especial para a mamãe e o papi ficarem juntos: " O papai vai brincar com a Chelsea depois, mas primeiro vai ficar com a mamãe." Esse momento no sofá proporciona uma expressão visual de sua união. Dessa forma tangível, a criança pode avaliar o relacionamento amoroso da mamãe e do papai e, assim, ter satisfeita essa necessidade interior. Além disso, esse tempo que se passa no sofá gera uma oportunidade regular para o casal partilhar as necessidades relacionais um com o outro.

(trecho adaptado do capítulo 1, pp 21 e 22)

Vale a pena ler, insisto! Mas claro, sempre com senso crítico, aproveitando ao máximo os princípios e, se necessário, adaptando à sua realidade. Uma amiga bem próxima leu, colocou em prática e o resultado foi exatamente a que o livro se popõe: a bebê acorda uma vez só durante a noite, a mãe sabe (na maior parte dos casos) qual a razão do choro. Ou seja, a bebê tem uma rotina bem estabelecida de alimentação, sono e de sujar a fralda!

Boa sorte a todas nós gestantes, mães e pais!


Atibaia - 10/10/10

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Atualização com selinho > "Mamãe Saudável"

Nunca postei selinhos! Apesar de Blogar já há algum tempo, não entendo muito destas coisas, mas, parece fácil!

Recebi este selinho da Taly (Mamãe de primeira viagem), e isto me trouxe algumas "lições de casa": além de indicar quatro amigas grávidas para postarem o selinho, preciso dizer quais atitudes tenho tomado em relação à minha saúde e à saúde do bebê e postar uma foto da barriga, recente.



Alternativas saudáveis - substituindo o medicamento

Como vocês já sabem, sou Bipolar e antes de engravidar tomava um remédio que é incompatível com o desenvolvimento do feto. Claro que parei de tomar este remédio, e esta foi a minha primeira atitude saudável em prol da gravidez! Mas, para levar uma gravidez tranquila, procurei alguns tratamentos alternativos e tenho usado Floral, homeopatia e aromaterapia. Diminui bastante o uso da aromaterapia (uso para conseguir dormir). Acho que tenho estado cansada o suficiente para simplesmente deitar na cama e apagar!!! Mas mantenho o uso do Floral. A homeopata passou um remédio manipulado específico para a minha "tolerância". Também parei de usar, já que estou me sentindo bem equiibrada ultimamente. Mas, qualquer coisa, ele fica na gaveta ao lado da cama!!!


"Mente sana, in corpore sano!"

Na gravidez, não basta a mente saudável, o corpo também precisa estar completamente em dia com a saúde! Por isso, além de passar em consulta pré-natal todo mês, e tomar o polivitamínico indicado pela obstetra eu também faço Pilates 2x por semana e comecei a caminhar. Na última consulta a dra. Silvia me deu um leve puxão de orelha! Disse que eu já engordei a mais do que o que ela esperava! Em 6 meses, engordei 8Kg! Nada de mais para quem era beeeem magrinha, mas, em prol do Pedrinho que vem aí, precisei adotar um novo hábito, a caminha, para gastar as calorias a mais. Confesso que só caminhei uma vez semana passada, e ainda não caminhei de novo. Acontece que tive uma cãimbra fenomenal na terça passada que deixou minha perna dolorida até hoje. Fiquei horrorizada com a dor. Mas, hoje já percebi melhora, então, amanhã tenho pilates e na quarta, caminharei.


Estômago saciado, Pedrinho vitaminado!

A obstetra não pediu para diminuir a ingesta alimentar ou fazer alguma dieta específica. Então, manetenho meus hábitos alimentares: procuro comer frutas, iogurtes e pão pela manhã; faço sempre um prato bem colorido no almoço; lancho à tarde, geralmente duas torradas de pão de forma com geléia ou patê; e "vou com calma" na janta! Tomo bastante água e sempre que posso, tomo suco de frutas naturais. Assim, fico satisfeita e o Pedrinho consegue todas as vitaminas que precisa para crescer saudável!



24 semanas - escadaria da Sé

Indicações ao selinho

Maya > http://nos2emais.blogspot.com
Danila > http://infanciaibitita.blogspot.com
Cinderela > http://cinderelabipolar.blogspot.com
Debs > http://runningmammy.blogspot.com

*Meninas, façam o mesmo! Peguem o selinho, postem a foto com a semana, contem como estão mantendo a saúde de vocês e a dos bebês e indiquem mais 4 amigas para receber o selinho!