quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Transtornos psiquiátricos desenvolvidos durante a gravidez e pós-parto: você passou por isso ou conhece alguém? Se sim, sua ajuda é muito importante

Quando iniciei este Blog, minha primeira intenção foi compartilhar o que eu sentia com pessoas que passassem pelas mesmas situações que eu, sendo bipolar. Claro que no desenrolar das postagens este "compartilhar" foi alcançado com sucesso e me trouxe algumas surpresas como o carinho e a ajuda com conselhos de conhecidos e também de estranhos. Além disso, percebi que as minhas postagens, por mais pessoais que fossem, ajudaram algumas pessoas, que, para minha felicidade, fizeram um comentário ou mandaram email agradecendo o auxílio virtual!

Por isso, quero repassar a vocês algumas informações sobre um trabalho de conclusão de curso da turma de Jornalismo da Universidade Paulista, que está em andamento, sobre um assunto muito importante: transtornos psiquiátricos desenvolvidos durante a gravidez e o pós-parto.

Para que a turma da Samantha Vieira, futura jornalista, consiga desenvolver um trabalho que realmente faça diferença para a comunidade acadêmica, é preciso entrevistar mais mulheres nessas condições. Portanto, pensando em ajudar a promover mais conhecimento sobre este importante tema, peço que você leia as explicações sobre o trabalho e caso se enquadre no público alvo, ou conheça alguém que se enquadre, entre em contato comigo através do email gravidaebipolar@gmail.com ou diretamente com a Samantha no email samantha_vieirasilva@yahoo.com.br. Se você preferir, a Samantha dispõe o contato telefônico dela: 11-9370-0100.

----------------

TCC turma de jornalismo Universidade Paulista, 8o semestre

Tema: Transtornos psiquiátricos desenvolvidos durante a gravidez e pós-parto

Formato: vídeo-documentário com enfoque jornalístico sobre o tema com duração aproximada de 35 minutos.

Conteúdo: Depoimentos de mulheres que sofreram os principais transtornos psiquiátricos da gravidez e do puerpério, de seus familiares e também as opiniões de especialistas, a maioria do IPQ-HC/FMUSP (Inst. de Psiquiatria do Hosp. das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP).

Público alvo/Personagens ("procura-se"): Mulheres (preferencialmente de São Paulo ou cidades próximas) que tiveram casos graves, como depressão profunda e psicose pós-parto, pois são quadros mais raros. Mulheres grávidas que já apresentem sintomas de algum transtorno, diagnosticadas e em acompanhamento médico.

Observações importantes:
  • A equipe não pretende dar ao documentário um tom dramático ou apelativo, mas sim torná-lo informativo o suficiente para que outras mulheres e familiares na mesma situação saibam identificar os sintomas e buscar tratamento.
  • Por ser um trabalho em vídeo, todos os depoimentos serão obrigatoriamente filmados, entretanto, caso a colaboradora deseje preservar sua identidade, a filmagem poderá ser realizada de costas, sem mostrar os rostos.
  • Existe interesse em entrevistar pessoas que estiveram próximas a essas mulheres nos momentos mais difíceis, caso você se enquadre neste caso, será importante contar com a sua ajuda.
  • Caso as mulheres entrevistadas necesistem de algum documento ou atestado da faculdade, comprovando que a equipe realmente é composta por alunos do curso e instituição referidos em fase de desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso, este será emitido.

Um comentário:

  1. Estou elaborando um tcc referente a gestantes com Transtorno Afetivo Bipolar e estou encontrando muita dificuldade em buscar na literatura referente a este tema. Gostaria de intervir por meio de um levantamento bibliográfico no auxilio aotratamento destas gestantes. Faço enfermagem e gostaria de contribuir, ent~~ao, se alguem tiver algum material disponivel sobre o tema e puder me ajudar, o e-mail é andressa1205@yahoo.com.br.

    ResponderExcluir

Muito obrigada por passar por aqui!
Seu comentário será moderado antes da publicação. Se você não quer que ele seja publicado, avise. Se preferir, me envie um email com seu comentário, para conversarmos no privativo.