quinta-feira, 24 de junho de 2010

Há vida após a maternidade?

Já estou há 4 dias de repouso. Assisti alguns filmes interessantes, li alguns livros e revistas e pensei. Cozinhei algumas coisas gostosas e pensei. Tenho pensado, especialmente hoje, na grávida e mãe que não quero ser.

Antes de decidir engravidar tinha medo de que quando eu engravidasse eu iria ficar brega. Não sei explicar, mas tinha medo de perder a minha identidade. Vejo mulheres que depois de engravidarem passam a ser apenas mães, deixam de ser esposas, deixam de ser profissionais, deixam de ser amigas, simplesmente deixam de ser elas mesmas. Isso ainda me apavora.

Decidi junto com o J, meu marido, o momento de engravidar. Ele também compartilhava comigo alguns dos meus temores. Até que uma amiga muito querida engravidou, teve a filhinha, e está muito bem com o marido, bem com ela mesma. Isso é um alívio. E afirma que há vida após a maternidade!

Vira e mexe tem gente que fala que não tem jeito, muda mesmo o relacionamento com o marido. Não quero acreditar. Se os filhos são tesouros de Deus, são bençãos, não devem estragar um relacionamento de marido e mulher. É claro que acontece, mas quero acreditar piamente que só acontece porque os dois deixam (conscientemente ou não).

Não quero julgar ninguém. Sei de casos em que a depressão acabou influenciando o relacionamento "marido-mulher" depois do nascimento do bebê. Mas também vi a família começar a se reestruturar com ajuda de tratamento psiquiátrico e psicoterapia.

Enfim, o que quero registrar aqui (talvez pra mim mesma) é que é possível ser mãe e continuar sendo a Juliana que ama cantar, que pesquisa neurociências, que ama o marido, que curte jantar fora, que tem prazer em cozinhar coisas diferentes, que curte os amigos, que é fã de moda e fotografia, que quer correr, que gosta muito de se maquiar, que acha fantástico viajar, que ama ler, que faz de tudo um pouco, que gosta de estudar, que ama escrever e que ainda quer fazer muita coisa com o futuro, mas muita mesmo! E vai!!!

5 comentários:

  1. Juju...depende do casal...mas não esquece que "a mulher sábia, edifica o lar" !
    bjão
    Claudinha

    ResponderExcluir
  2. Juliana, que bom que te encontrei! Vc precisa conhecer meu blog. Eu pensava exatamente como vc. E advinha: tive gêmeos! Menina, foi tão tranquilo, deu tudo tão certo, que resolvi escrever o mamydegemeos.com.br para desmistificar essas bobagens todas. Depois de nos tornarmos mães, ficamos ainda melhores, mais poderosas. Vc vai ver. Fica tranquila e me visita quando quiser. Estou te seguindo e torcendo por vc. bjbj

    ResponderExcluir
  3. Oi Ju!
    Olha... Não encana muito com isso não, serio. Quem você é não muda com a maternidade. O que acontece de verdade é realçar suas caracteristicas. Muita coisa não da pra planejar, acontece o aveso do que esperamos. Mas a sua atitude diante das coisas é o que vai determinar que mãe você vai ser, e que mulher tb.
    da uma lida no blog da minha amiga Mari: http://moieume.blogspot.com/
    tenho certeza que vai curtir muito^^

    ResponderExcluir
  4. Oi Ju!
    Eu não gosto de fazer da experiência dos outros minha! Cada pessoa vive a vida da maneira que quer! Se vc acha que a sua vida será diferente, então fará dessa maneira!
    Não fique se comparando com ninguém! Fico com uma pontinha de raiva dessas pessoas que ficam querendo amargar a experiência alheia! Nem ligue para isso!!
    Faça da sua experiência SUA!!!
    bjinhos

    ResponderExcluir
  5. Oi Ju!!!
    Esses dias tbem fiquei com esses pensamentos, mas logo tirei da minha cabeça! Concordo com a Maya, que cada um é cada um e segue seu caminho exatamnete com traça!
    É o que falei pra vc aquele dia: todo mundo me fala tanta coisa, mas eu tento manter minha cabeça bem tranquila, pra fazer dessa experiencia a melhor e mais rica possivel!!!
    Beijos no seu coração!

    ResponderExcluir

Muito obrigada por passar por aqui!
Seu comentário será moderado antes da publicação. Se você não quer que ele seja publicado, avise. Se preferir, me envie um email com seu comentário, para conversarmos no privativo.