domingo, 19 de janeiro de 2014

Quando ter o segundo filho

Gostaria muito de ter um segundo filho. E mesmo tendo medo de diversas coisas que envolvem ser mãe pela segunda vez, me preparei para isso. Quando passei com a psiquiatra tive uma boa notícia: hoje já existem estudos suficientes que demonstraram que a lamotrigina é compatível com a gestação. Mas mesmo assim, decidimos que nos três primeiros meses da gravidez eu ficaria sem tomar o medicamento. Por precaução. Então, suspendi o método contraceptivo e comecei a diminuir a medicação, 25mg por semana. Isso tudo morando na casa nova provisória (estamos em uma casa no interior que não é nossa, até decidirmos se aqui é um lugar bom para morarmos).

Que ideia boa a minha, não? Quer testar uma pessoa, faça ela passar por diversas mudanças ao mesmo tempo. De preferência, na época de férias do filho. Perfeito para dar errado…

Com relação à nova moradia, e às caixas de coisas que só vamos desempacotar na nossa casa definitiva, eu estava já me conformando. Meu humor estava ok. Consegui guardar nossas roupas. Ajeitar nosso quarto e o do Pedro com os móveis que trouxemos do apartamento. Nossas coisas de cozinha continuaram encaixotadas, já que a cozinha aqui está totalmente montada. A cidade nova é muito gostosa. O lugar onde moro também é muito tranquilo, com bastante verde. O que ajuda a me deixar mais calma. Já encontramos algumas opções de restaurantes em conta para fugir um pouco da cozinha. Tudo indo razoavelmente bem, até o Pedro e eu termos juntos crises de tpm.

Depois de um mês sem remédio e sem anticoncepcional, minha menstruação atrasou. E bem nesta época paciência passava longe da nossa casa. O Pedro estava em uma fase horrível de birra. Não queria comer direito, não obedecia. Estava super irritado. E eu também. Cada dia mais. Ainda com a possibilidade de estar grávida. Teve um dia que fui na cidade trocar pneus do carro e resolver coisas do banco. O Pedro com toda a sua energia e birra, me estressou no banco enquanto eu tentava registrar senha nova para o cartão. Não parava quieto correndo. Quando coloquei ele no balcão, para controlá-lo um pouco, ele quis digitar as senhas dele, enquanto eu tentava alterar as minhas, até que conseguiu quebrar uma parte do leitor de cartão. Depois de outras birras, voltamos para a casa, fim de um dia que para mim pareci ter tido muito mais que 24 horas. Ele dormindo e eu chorando, em crise de "não presto"…

Pelo menos meu marido estava em casa para nos receber. Me acalmei com ele e decidimos esperar um pouco mais ter outro filho. Eu não estava grávida! \o/ Vamos esperar pelo menos decidirmos a nossa casa de verdade.

Entendo que engravidar foi uma decisão boa, mas em um momento errado.

Agora é replanejar o ano. Voltar com a medicação e estabelecer um prazo para decidirmos sobre a nova casa. Não quero esperar muito para ter outro filho. Me angustia pensar em passar por tuuuuuudo de novo: choros, birras… mas passa e vale a pena (meu novo mantra)!


Um comentário:

  1. Tambem sonho em ter outro filho, mas ao mesmo tempo morro de medo. Tenho depressao e TAG.
    Sou nova por aqui... visite meu blog
    http://quandonadafazsentido0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Muito obrigada por passar por aqui!
Seu comentário será moderado antes da publicação. Se você não quer que ele seja publicado, avise. Se preferir, me envie um email com seu comentário, para conversarmos no privativo.