sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Irritação - meu mal bipolar

Se tem uma coisa de muito ruim em eu ser bipolar é o meu limiar para ficar irritada: super baixo. E o pior de tudo é que isto acontece especialmente quando o Pedro acorda de madrugada "sem motivo". Digo isto entre aspas porque é sem motivo para mim. Racionalmente falando. Se ele não precisa mais mamar de madrugada, a chupeta não caiu para fora do berço, ele não prendeu braços, pernas ou qualquer outra coisa nas grades do berço, e não teve pesadelo (pelo choro, dá para identificar), então porque raios acordar de madrugada? E esta noite foi quase fatal para mim. Ele acordou chorando pedindo a chupeta. Cheguei lá, ele já estava em pé no berço com a chupeta na boca. Acalmei ele e saí do quarto. Ah! Aí começou o maior berreiro da história. Tentei algumas técnicas para fazê-lo voltar a dormir e...nada. Minha irritação foi aumentando, aumentANDO, AUMENTANDO. Acho que essa ladainha durou uma hora. Ele até chegou a dormir no meu colo. Coloquei ele no berço e quando estava fechando a porta do quarto, voltou a berrar... Bom, para resumir, tive que levá-lo para a minha cama, para o bem da humanidade. Eu estava tão nervosa que tive crise de choro. E tive, mais uma vez, certeza de que só posso ter um filho.

Não sei se é assim com vocês também, mães bipolares. Fico até muito chateada por ser assim. Este é o lado bem ruim de ser bipolar, pelo menos no meu caso. Junta então uma tpm...viro uma bomba-relógio. Mas, para tudo, existem estratégias. Às vezes funcionam muito bem e não têm efeitos colaterais, outras vezes funcionam muito bem, mas com efeitos colaterais e, infelizmente, tem aquelas que não funcionam. A minha da vez, colocá-lo na minha cama, pode ter efeitos colaterais se eu precisar repetí-la muitas vezes. Daí vou criar um hábito péssimo no Pedro que vai acabar com minhas noites, minhas costas (e também do meu marido!).

Você tem estratégias para diminuir a irritação? Me conta, pooorrrr favooorrr!

ps1: Mesmo irritada, nunca levantei um dedo contra o Pedro, nem dei chacoalhão nele.
ps2: Depois que coloquei ele na minha cama, ele deitou olhando para mim e fez carinho! Ownnnn!!!
ps3: Ele ainda está dormindo. São 10am! Até por isso consegui atualizar o blog ;-)

9 comentários:

  1. Ju, primeiro, sei como você se sente. E como! Pensa em como foi ter que lidar com a Beca acordando todo dia - provavelmente com terror noturno ou pesadelos - até pouco mais de um mês atrás desde os 10 meses de idade. Aff
    Mas você pediu dicas de como se acalmar, lidar com essa irritação. Eu faço algumas coisas: ligo a televisão pra distrair a Beca e fazê-la parar de chorar, e acendo a luz. Quando ela esta mais calma e eu também, aviso que vou apagar a luz e a tv e ela vai voltar a dormir. dou uma mamadeira que ela costuma tomar metade, canto pra ela dormir - e cantar também ajuda a acalmar - E fico com ela dormindo no meu colo mais uns 15 ou 20 minutos antes de levar ela de volta pra cama.
    Quando eu estou muito irritada peço pra ela ficar quietinha e fico em silêncio até ela dormir.
    Faço tudo isso na sala, do lado do computador, então se nada funciona, fico lendo os blogs com ela no colo até ela voltar a dormir.
    Se ela esta num dia atacado e fica inventando formas de continuar acordada -e isso inclui me provocar as vezes - chamo o Taz e vou dormir.
    Chamo o Taz por que eu gosto de ser responsavel por essa parte noturna, é importante pra mim ser capaz de fazer isso, por causa dos remédios e tudo mais. Mas nas duas vezes que excedi meu limite fiz coisas horríveis, de jogar o ursinho de pelucia dela longe numa crise de birra materna e segurar ela pelos braços, sem sacudir, so segurar, e brigar com ela. Nunca mais faço isso, então quando vejo que estou chegando ao limite, chamo os universitários.
    Essas coisas todas funcionam pra mim, não me incomodam e eu até gosto. Você tem que ver o que funciona pra você - mesmo que seja colocar o Pedro na sua cama por exemplo -e que mesmo que tenha um efeito colateral ela não seja ruim pra você.
    Boa sorte e precisando estou aqui
    Bjs
    DI

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Di, vc sempre me ajudando, e muito! Nossa como me sinto mal por pegar os braços do Pedro desta maneira q vc falou...nessa hora, só os universitários mesmo. É bom a gt saber nossos limites. Obrigada pelas dicas! Uso bastante a de sair do quarto e respirar!!! bjinhos!

      Excluir
  2. Nossa, estou grávida e esse é meu medo, sou bipolar, e espero conseguir lidar com esses probleminhas :D

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Força, Bárbara! Um passo por vez! A gt tem uns deslizes, mas tb acerta muito, vc vai ver! bjinhos!

      Excluir
  3. Oie eu adorei a forma que vc descreve em seu blog
    deixei um selinho pra vc no meu blog
    http://loveeshistory.blogspot.com.br/

    segueelá
    Beijaooo
    Tudoo de bom *--*

    ResponderExcluir
  4. Meu mundo e o mundo dos normais

    Não queiram entender meu mundo
    Repleto de idas e vindas, de altos e baixos,
    Mundo de duas vias, de duas faces
    Meu mundo é uma confusão, é um misto,
    Minha vida errante só traduz isto:
    Alegria extrema, angustia e desespero.
    Pudera o viandante de mim
    Ter a pacata vida dos que andam e cantam
    Travestindo a loucura em normalidade
    Numa época em que normal é ser louco.
    Ah! Minha insanidade ri dessa condição:
    Louco é quem atira pedras, rasga dinheiro.
    A falta de amor não é loucura
    O consumismo não é solidão e desespero
    Viver de aparências não é paranóia, é status.
    Meu mundo misto, desesperado...
    Minha insanidade patológica
    Caminha tão longe disso
    Que me sinto um normal
    Rodeado de loucos.


    http://www.daviroballo.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. adorei a poesia! ;-)
      obrigada por compartilhar aqui!

      Excluir
  5. Ju, penso em ter filho mas me apavora o fato de filho ser pra sempre... E se eu falhar? E se eu nao agüentar?
    Te admiro muito por tudo que já realizou, desejo muita forca para voce continuar sua caminhada.
    Abraços, Laura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Laura, acho que qualquer mãe, bipolar ou não, uma hora falha. Mas isso não significa necessariamente em prejuízos para o filho. Cada mãe tem um "grau de excelência" que normalmente não alcança, daí acha que falhou!!!
      Muito obrigada pela admiração! Fico mais feliz ainda em saber que tudo o que vivo, sofrido ou não, ajuda alguém! :-)
      Obrigada! Bjinhos

      Excluir

Muito obrigada por passar por aqui!
Seu comentário será moderado antes da publicação. Se você não quer que ele seja publicado, avise. Se preferir, me envie um email com seu comentário, para conversarmos no privativo.