terça-feira, 12 de abril de 2011

Tudo eu

"Eu consigo!", "eu dou um jeito", "tudo bem", tem sido expressões presentes no meu vocabulário que são a principal razão de eu querer parar o mundo por um mês para tentar me recuperar!

Fiquei sem faxineira (esta não sabia passar pano no chão e se metia muito na minha vida) e decidi ficar assim mesmo. "Eu consigo" limpar a casa! Afinal, o apartamento é pequeno e eu posso muito bem limpar um pouco por vez, durante a semana. (Não sei se alguém viu uma entrevista da Oprah com um casal que teve 6 filhos, resultado de uma inseminação. Na entrevista a Oprah demonstra surpresa ao ver a casa da família bem limpa e arrumada, e, para minha surpresa a mãe responde que ela cuida da casa sozinha, o segredo é a organização). Absurdos à parte, pensei mesmo que conseguiria organizar os meus dias para sobreviver sem caos. Mas o serviço de casa está virando uma bola de neve. No começo desta semana, tive que lavar muita roupa para achar o tanque que eu lembrava existir na lavanderia! Ainda nesta semana, preciso desfazer o cenário de velho oeste que está no meu quarto e banheiro, com aqueles tufos de cabelo e afins, rolando de um lado para o outro!

Comecei nem me lembro quando um curso sobre comércio exterior pelo Senac, à distância. Estava preocupada em não ter o que fazer com o Pedro em casa (fiquei com uma tremenda vontade de me dar um chacoalhão e talvez um tapa na cara agora!). Pode soar ridículo hoje, mas realmente pensei em fazer o curso para aprender e me ocupar (que raiva de mim!!!). Óbvio que o curso já está no módulo 8, o último, e eu emperrada no módulo 3. O pior: o curso tem data para acabar, e está próxima. Lá vai outro pensamento de uma mãe totalmente inexperiente: como não teria tempo de estudar? Enquanto o Pedro dorme, eu aproveito e vou para o computador fazer meu curso! Só me esqueci de alguns pequenos detalhes, que com eles a frase correta fica assim: "Enquanto o Pedro dorme, quando dorme, eu tomo banho, escovo os dentes, faço xixi, lavo roupa, lavo louça, passo pano, limpo banheiro, como, arrumo a cama, passo as roupinhas dele etc".

Para melhorar ainda mais esta tragicomédia tive crise renal e o Pedro precisou passar por uma endoscopia com dilatação por causa da cirurgia. Isto resultou em uma semana de muita cólica, dor e preocupação. Pelo menos, a endoscopia dele já passou. Foi feita hoje e foi tudo bem. Ele estava engasgando muito, resultado de um estreitamento no esôfago onde foi feita a "emenda". A dilatação durante o exame foi feita com sucesso. Agora, sai a preocupação, ficam a cólica e a dor. Amanhã, é a minha vez de fazer um exame. A tomografia vai mostrar onde estão as minhas pedrinhas e vai ajudar o médico a decidir se eu terei um dia de folga (internada para quebrar as pedras) ou não!

Para não ser injusta e dizer que a minha vida está uma loucura, durante dois dias na semana fujo de todo esse estresse. De sexta e sábado fico o dia inteiro na FGV tendo aula. O Pedro fica com meus pais de sexta e com meu marido aos sábados. E eu, fico longe dos problemas da casa e da constante demanda do Pedro. É bom, mas no final, chego em casa e tudo está lá me esperando: o chão, as roupas, a pia, os banheiros...nada muda.

Para terminar, as minhas noites que estavam finalmente sem interrupções, voltaram atrás. O Pedro tornou a acordar de madrugada. Nem estresso mais. Acordo, sorrio, dou de mamar e volto a dormir. Assim até parece que a noite fica mais cumprida e tenho mais tempo para fingir que não tenho nada o que fazer, além de dormir, enquanto ele dorme, e dar de mamar! E o pior é que tem muita gente por aí que pensa que ser mãe é "só" isso.

Vou aproveitar que o Pedro e o marido dormem para tomar um banho e depois ordenhar, porque até o peito está de complô contra mim. Quando o Pedro dorme à noite e eu posso descansar, ele enche e não tem quem aguente dormir com um peito duro feito pedra!

Boa noite! Bons sonhos!!!

4 comentários:

  1. Ju amiga
    Eu consigo é mal de bipolar eu acho risos.
    O seu quarto tá um faroeste o meu tá parecendo casa de filme de terror com teias de aranha risos.
    O banheiro eu já abandonei também com o pé desse jeito nem tem como.
    Hoje eu fui na psicologa e falei pra ela que comecei a delegar as tarefas apesar de odiar e de achar que niguém faz do meu jeito (coisa de bipolar também eu acho), então no final de semana minhas amigas me ajudaram a terminar a mudança que faz mais de um mês por conta do pé e minha mãe me ajudou a arrumar a loja. Não foi a coisa mais gostosa mas sabe amiga não doeu tanto não.
    Faz uns 2 anos que não tenho pedra no rim.
    Tô tomando mais água? Não sei.
    O que passava a minha dor além do Buscopan da vida era chá de raiz de salsa, pega a raiz coloca água quente em cima deixa abafado e depois toma.
    Agora respira fundo que tudo passa, Graças a Deus tudo passa.
    Beijos e boa sorte.

    ResponderExcluir
  2. Tudo eu? É, às vezes as tarefas ficam pesadas e temos o desejo de q esse "tudo eu" vire um "tudo nós"! Mas é apesar dos contratempos q conseguimos fazer as coisas, e não extamente qdo tudo está a nosso favor!

    É claro que, qto menos contratempos, melhor!

    PS- Belo blog e, mais q bonito ou interessante, é mto útil! Dos 14 milhões de bipolares q há no Brasil, não seria surpresa q pelo menos alguns milhares fossem mulheres grávidas... Afinal, as bipolares tb engravidam! ;)

    ResponderExcluir
  3. Oi Ju!
    Ok, não se sinta sozinha. O tudo eu é comum na maternidade, ainda mais nos de primeira viagem antes de viver a realidade de ter um bebezinho em casa. E sim, e muito pior quando de é bipolar pois os sentimentos, as impressões, tudo fica muito maior do que é - inclusive essa vontade de tirar folga do montarel de coisas que nos impomos.
    O Pedro acordar de madrugada pra mamar, se ele so mama e dorme de novo, não é nem considerado pelos especialistas como acordar (ha, mas eles falam por que não são eles q acordam rs) pode ser que ele esteja passando por um pico de crescimento, da uma pesquisada no assunto, vale a pena ^^
    E, qualquer duvida, continuo por aqui ^^
    bjs de uma Di, que teve que entender, depois de mais de um ano, que ta na hora de delegar um pouco por aqui tb.
    ultima dica - consiga uma diarista boa, confiavel, pra dar uma limpeza pesada na casa 1 vez por semana q seja e seja uma pessoa mais feliz!
    bjs bjs

    ResponderExcluir
  4. Quando li sobre a faxineira...pensei...parece lá me casa...esposa reclama que ficou sem ...já não me abalo mais. Descobri algo importantíssimo que todo homem deveria saber. As mulheres não reclamam para que resolvamos tudo, algumas coisas elas só querem falar, e isto ajuda a superar, ter alguém para compartilhar. Então não fico mais angustiado ou preocupado em como ajudar a conseguir outra. Claro, ajudo na casa...lavar louça...não sujar...não desarrumar (muito)...mas agora só escuto.

    ResponderExcluir

Muito obrigada por passar por aqui!
Seu comentário será moderado antes da publicação. Se você não quer que ele seja publicado, avise. Se preferir, me envie um email com seu comentário, para conversarmos no privativo.