quinta-feira, 27 de maio de 2010

Tratamento com Florais e Aromaterapia para Transtorno Bipolar

No dia 10/05 comecei a tomar Florais para tratar o Transtorno Afetivo Bipolar. Acho que com mais de duas semanas já posso dizer um pouco dos efeitos desse novo tratamento! Tenho me sentido equilibrada: já faz uns dias que não sinto aquele "aperto no peito" ou irritação e intolerância. Minhas últimas crises de irritação foram no domingo, mas motivadas por algo bem pontual. Acho que ainda a minha concentração não está 100%. Sinceramente, a relaciono mais com o início da gravidez, do que com TAB, pois tenho me sentido preocupada com umas cólicas que às vezes sinto. E como ainda estou entrando no segundo mês, fico com medo de que algo possa acontecer com o bebê. Hoje mesmo estou de repouso em casa. Mas imagino que se não estivesse tomando os Florais, estaria pior.

Além dos Florais, tenho usado um Spray da aromaterapia para dormir. Segundo a terapeuta holística Solange Lima "a Aromaterapia vibracional trabalha com os óleos essenciais vibracionais que trazem energia necessária para equilibrar o indivíduo como um todo, melhorando a qualidade de vida, bem estar e trabalhando nossas emoções". O spray que eu ganhei dela é feito com óleos essenciais puros e vibracionais, principalmente da Lavanda, de onde se extrai um óleo que desinflama as emoções, relaxa, acalma e melhora nossos estados de ansiedade e stress. Espirro no travesseiro antes de dormir e notei que às vezes quando acordo no meio da noite, se espirro novamente, consigo cair no sono rapidinho! Outra dica é tomar chá de cidreira, melissa ou camomila antes de deitar. Tenho tomado chá de cidreira o dia inteiro, também indicação da Naturóloga Ana Paula Filippi. Ela ressalta que o chá deve ser da própria erva seca, não de saquinho. Também é fácil encontrar a erva dessa maneira nos supermercados.

Os Florais foram receitados pela minha Terapeuta Holística Solange Lima (www.solangelima.net). A receita é a que segue abaixo, com a explicação de cada elemento.

FLORAL DE SAINT GERMAIN

SÃO MIGUEL
É um floral de proteção, levanta a energia e dá disposição para enfrentar os desafios do dia-a-dia.

ALLIUM
Traz calma, discernimento, atua como coadjuvante nos estados de insônia e esgotamento e é o nosso famoso ALHO, como o próprio nome ALLIUM, aumenta o sistema imunológico.

GERÂNIO
Trabalha depressão, ansiedade e medos diante das dificuldades e desafios normais da vida.

THEA
Trabalha a concentração e estimula as atividades cerebrais. Combate a depressão, o desânimo e a dispersão. Traz a pessoa para o aqui e agora.

GLOXÍNIA
Trabalha a baixa auto-estima. Para os que carregam sentimento de angústia e de baixa auto-estima gerado pelo acúmulo de afazeres, isso pode gerar desordem interna. A sensação de que não conseguirão desempenhar suas obrigações. Ajuda na organização mental. Para as futuras mamães, para os novos começos.

PATIENS
Trabalha a paciência, tolerância e flexibilidade, a disciplina interna como também a organização mental. Desenvolve a iniciativa, vontade de seguir adiante.

BOM DIA
Para os que tem dificuldade de acordar pela manhã, se obrigados ficam mau humorados e irados o dia todo, traz disposição e alegria para enfrentar a vida e seus desafios.

VERBENA
Trabalha rigidez mental, possuem idéias fixas, não mudam de idéia e querem a todo custo convencer os outros de que o seu modo de vida é o melhor.

SAINT GERMAIN
Trabalha a depressão profunda.

CIDREIRA
Trabalha ansiedade, nervosismo, apreensão, não conseguem se desligar dos problemas ao dormir, permite-se relaxar durante o sono.

MELISSA
Trabalha a energia da alegria, da felicidade, da vontade de ser melhor, vencer obstáculos, esse floral nos conecta com nossa criança interna. Atua contra os sentimentos de desesperança, ansiedade e de tristeza.

Caso tenha dúvidas sobre terapia com Florais ou Aromaterapia, aconselho entrar em contato com a Solange Lima no email atendimento@solangelima.net. A receita acima foi desenvolvida especificamente para mim, apesar dos Florais não terem contraindicações, não se aconselha tomar uma fórmula que não seja especifica para sua situação.

Espero que esse post tenha ajudado a você encontrar novas maneiras de melhorar a sua qualidade de vida!

5 comentários:

  1. OI moça! E então, como você tem se sentido?? Espero que bem.
    Olha, sobre essas clicas que você tem sentido, eu, claaro, fiquei super ultra mega neirotica não so no inicio, mas a gravidez todinha de que pudesse dar algo errado. Então, me informei sobre quando eu devo me preocupar:
    - com colicas que sejam iguais as menstruais. Colicas leves, incomodas, mas não doloridas, e mais importante, sem sngramento, são comuns, pois seu corpo esta começando a se adaptar ao fatro de que precisa criar espaço pra mais uma pessoa. Tomara mesmo que seja só isso, e se for, vai se acostumando, pois no finak vocÇê vai sentir isso com frequencia. Mas você aprende a diferenciar. Boa sorte, fique bem!

    A, me boa noticia: os hormonios da gracidez tendem a melhorar a instabilidade gerada pelo TBH, que em alguns casos, persiste apos a gestação, tornando o tratamento medicamentoso mais facil. Boa sorte!

    ResponderExcluir
  2. Oiie linda, que ótimo que seu tratamento esta dando certo...não é faciil ser gravidinha né? as irritações vem com tudo..rs
    POxa vc nem escutou o coraçãozinho ainda? com qts semanas vc esta?
    Vai se atentando as datas, para que caso seu medico se esquecer de algo, vc pode lembra-lo como no meu caso...
    Um ótimoo domingo pra vc...
    bjinhus

    ResponderExcluir
  3. Lindona, você está indo muito bem, deve se orgulhar disso tudo.
    As mudanças que a gravidez trás a uma pessoa são muitas. A uma bipolar, ainda maiores.
    E você está indo de vento em popa.
    Sei que não é fácil (tenho uma pessoa próxima que é borderline mas passou anos tratando como bipolar) para você lidar com essas alterações todas, mas acho que todas estas terapias auxiliares estão te ajudando muito.
    Eu me trato com homeopatia e me tratei com florais por anos. Tenho certeza que, se um dia precisa de novo, farei uso com toda certeza.
    Boa sorte nestes primeiros passos. Daqui a pouco você estará barrigudona, linda (mais!) e curtindo cada segundo.

    ResponderExcluir
  4. Ola tbm tenho transtorno bipolar, gostaria de saber se essa receita pode ser tomado na gravidez...um dia sinto a vontade de parar os remedios e me tratar com florais....essa receita esta otima e me identifiquei c ela...entao gostaria de saber como e para ser tomado todos esses florais,,,quais os dias, o horario, quantas vezes por dia, quantos gotas de cada um,...
    obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ceissa! Quem me passou as informações sobre aromaterapia e florais foi a Solange Lima. Entre em contato com ela pelo email solange@solangelima.net ou atendimento@solangelima.net
      Beijos! Boa sorte!

      Excluir

Muito obrigada por passar por aqui!
Seu comentário será moderado antes da publicação. Se você não quer que ele seja publicado, avise. Se preferir, me envie um email com seu comentário, para conversarmos no privativo.