Hoje, 07/01, meu filho mamou! Finalmente! O jejum foi liberado ao meio-dia, 5mL do meu leite em uma mamadeira para avaliar se o Pedrinho suga bem. Fiquei muito ansiosa! Às 11am tirei o leite que seria enviado para ele. Corri para a UTI para, pelo menos, acompanhar a primeira mamada do meu filho. Um pouco depois de meio-dia, o leite chegou, mas, por um erro de digitação na prescrição, veio na seringa ao invés de na chuquinha. A técnica em enfermagem Dora sabia que o leite não seria dado por sonda, então foi confirmar com a médica. Corrigida a informação no sistema, a Dora foi até o Lactário pegar a chuquinha. Eu já estava bem ansiosa, mais do que o próprio Pedrinho!!!
Eu não pude dar a chuquinha, mas fiquei ao lado dele, observando atentamente as suas reações. A princípio, quando a Dora sentou o Pedrinho, ainda na incubadora, ele abriu o berreiro. Depois que ela aproximou o bico da chuquinha à sua boca, ele entendeu o que era e sugou como quem quer sugar o mundo!!!! Pena que só eram 5mL. Logo a alegria dele acabou. De volta ao berreiro! Como percebeu que não adiantou muito berrar, dormiu.
Às 3pm, hora da ansiedade maior: ele estava liberado para o peito. Uma hora antes passei no Lactário para esvaziar o peito direito e amolecer um pouco o esquerdo, que seria dado para o Pedrinho. Se o peito está muito cheio, atrapalha a sucção. Já na UTI, super ansiosa, a Dora confirmou com o médico se poderíamos tentar o peito. O médico autorizou. Disse que seria bom para a mãe e bom para o bebê. Com muita emoção recebi o Pedrinho no meu peito. Foi difícil ele entender o que era. Precisamos estimular muito. A Dora usou uma luva e fez um estímulo com o dedo na boquinha dele. Ele sugou o dedo. De volta ao peito, parou de sugar. Colocamos a chuquinha, e ele sugou. De volta ao peito, parou. Fiquei triste. Comecei a questionar se ele nunca pegaria meu peito.
Depois de meia hora tentando, o Pedrinho dormiu. Liberaram a entrada dos pais na UTI e meu marido pode dar muitos cheiros e beijos nele e vê-lo no peito. Por alguns segundos, depois de muita conversa e estímulo, o Pedrinho sugou. Sugou rapidinho umas 4 vezes e dormiu de novo. Ai que tristeza! Mas tudo bem, vou estimular sempre e insistir, porque, serei sincera, estou com muito medo de ele preferir a mamadeira do que meu peito.
Conversando com minha amiga neonatologista e com meu marido, achamos importante, neste primeiro dia de aleitamento materno, fazermos um intensivão. Então, virei ao hospital em todos os horários da tarde, noite e madrugada. A rotina vai ser dura, os próximos horários serão: 18h, 21h, 24h, 03h e 06h, continuando de três em três horas. Pelo menos hoje porque o Pedrinho precisa saber que é muito melhor tomar o leite diretamente na fonte!
sexta-feira, 7 de janeiro de 2011
Será que ele vai preferir a mamadeira?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
hum....
ResponderExcluirvai ser duro mesmo esse intensivo, mas com certeza vai valer a pena, o Pedro vai sugar sim, eja tem previdao de quando ele vai para casa com vc juliana....
bjus
Ju, torço pra que de tudo certo. Acostume-se com as mamadas de 3 em 3 horas, elas serão suas companheiras por mais uns meses, rs Seja no peito ou na mamadeira, o importante é o Pedro ficar bem, lembra? Amamentar e otimo e da uma sensação unica em mãe e filho e torço que voce passe por isso. Mas torço tambem que voce seja forte e sabia para entender se for preciso que a mamadeira não é uma vilã e sim uma aliada quando necessaria. E que logo, mais logo do que voce gostaria tera que retomar seu tratamento. Voce não sera menos mãe se ele não mamar no peito - voce ja mostra todos os dias que é uma mãezona, lidando com uma situação que mãe nenhuma sonha em passar. Seja forte, sabia e carinhosa. Saiba que se o Pedro dorme ao mamar é por que ele sabe quem voce é e confia plenamente em voce e relaxa, se sentindo seguro. E ele vai sentir isso sempre, seja no peito ou com a mamadeira, ok? Por que voce é mãe dele, ele sabe, ele sente! E nada vai mudar isso. Cuide-se, insista muito, continue tirando o leite e dando a ele, insista na pega - se precisar deixe ele chorar um pouquinho, abrir bem a boca e sentir a diferença quando for voce que atende-lo. E atenda sempre! Sou a favor da livre demanda sim, do livre carinho, do colo livre, dos mimos, de demonstrar o amor sempre.
ResponderExcluirtorço, força, bjs
Ju,
ResponderExcluirTenha bastante paciencia que vai dar tudo certo!!!
É claro que ele vai pegar seu peito, é só acostumar pois é tudo novo!!
E que boa notícia ele estar liberado para mamar na fonte!!
Bjos!!!