quarta-feira, 30 de novembro de 2011

O (falso) milagre do leite

resultados dos exames, retorno à pediatra e a solução

Na consulta mais decepcionante do Pedro à pediatra, quando a balança acusou apenas 110g de aumento do peso em um mês e a régua não moveu um milímetro, saí da sala da médica com uma lista de exames, outra lista de doenças horríveis-incuráveis-catastróficas na minha mente e uma dúvida.

A médica disse para tentarmos novamente dar Nan para o Pedro, já que com o tempo o paladar do bebê pode mudar. Aos 5 meses, quando passei a trabalhar o dia todo, e quando o meu leite começou a diminuir, tentamos introduzir Nan e Aptamil. Ele não gostou de nenhum. Então partimos para o Soymilke. Mas mesmo este último, ele só aceitou no mingau.

Então a dúvida que pairava, e que eu tinha quase certeza que seria o caminho para a cura de todos os males do Pedro, era o potencial nutritivo do leite de soja em compração ao Nan. Assim que comprei uma latinha de Nan pro 2, corri para a "informação nutricional" e, pimba! O Nan tinha 2010kJ enquanto o Soymilke tinha 613kJ. Feliz pela minha grande descoberta, continuei na lista e vi que as viaminas também apresentavam maior valor no Nan.

Nas quatro semanas que se seguiram o Pedro passou a tomar 4 mamaeiras de Nan com banana todos os dias. Tomava num gole só! Já estava sentindo no meu braço e nos bodies que ele havia crescido. Até o rostinho estava mais redondo. Mas meu coração já tinha sofrido muito. Só acreditaria na balança da pediatra.

No dia da consulta errei a hora. A secretária me ligou cedo perguntando se eu não iria. Eram 11am e a consulta estava marcada para às 10:30, mas eu tinha entendido 15:30... Saí correndo. Cheguei esbaforida. A médica também estava ansiosa e mesmo antes de acabar de ver os exames, que acusaram apenas uma leve anemias em remissão, já pediu para eu colocar o Pedro na balança: 610g e 2cm em menos de um mês! Fantástico! Um viva para o Nan! \o/

Hora de colocar tudo isso no blog, já crucificando o Soymilke na minha cabeça. Para colocar os dados com exatidão, peguei de novo as embalagens e descobri que o vilão não era o leite de soja. A informação do Nan se referia a 100g do pó. Em uma mamadeira de 210mL tem aproximadamente 30g do pó. Na informação do Soymilke a referência era 30g, a quantidade para 180mL. Ou seja, os valores nutricionais eram praticamente iguais. E agora, quem culpar? Eu.

Antes da consulta dos 110g, a rotina alimentar do Pedro era: peito às 5am, mingau de leite de soja e mucilon às 9am, almoço às 12pm, mingau às 3pm, jantar às 7pm e mais peito às 10pm. Além de peito de madrugada. Esta rotina seria ok se eu tivesse leite. Como eu estava trabalhando e não estava mais tirando leite duante o dia, a quantidade era bem pouca. Tanto que em 5 minutos ele mamava e apagava. Provavelmente de cansaço pelo esforço e de fome. Ou seja, a mãe aqui estava subestimenado o tão importante leite.

Hoje ainda me sinto um pouco culpada, mas aliviada de ter percebido o meu erro antes que ele causasse maiores problemas para a saúde do Pedro. Como eu nunca fui fã de leite e sempre super adepta à amamentação, não valorizei o Nan, e às vezes até o via apenas como responsável por obesidade infantil (que coisa, né?!).

Erro corrigido, Pedro bem alimentado, seguimos em frente aumentando o volume das mamadeiras! Além de ter crescido, ele agora dorme a noite inteira e faz sonecas menores durante o dia. E sobra energia para ficar andando pela casa segurando nas minhas mãos. Haja coluna!

sábado, 5 de novembro de 2011

Pedro não cresce, virei mãe 24h


Há 5 meses as visitas à pediatra têm sido angustiantes. O Pedro praticamente não cresce e neste tempo todo não engordou 1kg sequer. Quando colocamos ele na balança, meu coração aperta. Já não sei mais o que fazer. Ele come super bem. Come arroz, feijão, carne moída, mingau de diversos tipos, frutas, legumes. Já tomou vitaminas (ainda toma), e nada. Ele começou a tomar leite na mamadeira há 3 dias, mas sempre preparei os mingaus com leite.

Na última consulta foi a gota d'água para a pediatra, já que ele engordou apenas 110g e não cresceu nenhum milímetro (até então crescia, mesmo que pouco). Ela estudou o caso, conversou com a cirurgiã dele e uns dias depois da consulta me passou os pedidos de exame. Agora é aguardar os resultados e torcer para descobrir a tempo o que acontece com o meu pequeno. Afinal, o desenvolvimento psico-motor dele está ótimo. Não queremos que ele seja prejudicado pelo atraso do desenvolvimento físico (ele está com 10 meses e ainda usa roupinhas 3-6meses).

Claro que diante disso tudo tive que tomar uma atitude: virei mãe praticante 24h por dia. Não posso responsabilizar ninguém pelo sol que ele precisa tomar todo dia, nem pelas vitaminas, muito menos pela rotina de sono e alimentação na hora certa. Não posso arriscar, tudo isto é tremendamente essencial para garantir o desenvolvimento dele, dentro do que está ao meu alcance hoje.

Mas apesar do "drama" por trás desta escolha estou bem. Achei que surtaria pelo "excesso" de maternidade e, principalmente, pela preocupação. Mas pelo menos uma vez por semana saio com ele, vejo outras pessoas, fico alguns instantes sem a obrigação de mãe. Isto já alivia. Outra coisa que tem sido um santo remédio é a companhia da vizinha e nosso sagrado cafezinho da tarde! Quando ela chega do trabalho, na hora do almoço, e eu já estou com a nossa comida pronta! Tô muito mãe!!!

Ser mãe 24 horas por dia me fez ter mais rotina do que nunca! Aproveito muito bem as sonecas do Pedro. Felizmente ele faz duas sonecas, uma de mais ou menos 1h e meia pela manhã, e outra de aproximadamente uma hora à tarde, entre almoço e o lanche. Quando estou mais cansada, durmo com ele em uma das sonecas, mas geralmente a soneca da manhã é o momento que reservo para mim e para preparar o almoço e a da tarde é a hora de arrumar a casa.

Claro que não chega perto de ser fantástica esta rotina. Este mês não trabalhei, e as contas não perdoam. Acho que para novembro conseguirei algo para fazer de casa mesmo. Pensando "Poliana mode on", é uma boa hora para aprendermos a viver com baixo orçamento e pensando com toda a razão, emoção, lógica e afins, é o momento de eu focar no bem estar do Pedro.